Sou formada em FIlosofia (Licenciatura) pela UFPEL. Durante o curso tive a oportunidade de trabalhar com jovens do Ensino Fundamental e Médio nos Estágios e enquanto Bolsista e Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), o que contribuiu imensamente para minha formação pessoal e profissional.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Atuei no programa inicialmente como bolsista e posteriormente como voluntária. Neste per…
Sou formada em FIlosofia (Licenciatura) pela UFPEL. Durante o curso tive a oportunidade de trabalhar com jovens do Ensino Fundamental e Médio nos Estágios e enquanto Bolsista e Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), o que contribuiu imensamente para minha formação pessoal e profissional.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Atuei no programa inicialmente como bolsista e posteriormente como voluntária. Neste período, pude conhecer diversas escolas e suas rotinas, e aplicar oficinas interdisciplinares para alunos do ensino fundamental e médio. As tarefas eram dividas em grupos, portanto, era imprescindível a colaboração de todos os membros, além de autonomia, organização e planejamento pessoal.
O direcionamento dos meus estudos apontam para a Filosofia da Mente que, voltados para a Educação, auxiliam na compreensão sobre as diferentes formas de aprendizado, fator importante para a construção de conhecimentos significativos e fortalecimento de uma relação saudável entre professor e aluno.
Considerando a pluralidade sociocultural dos indivíduos que integram nossa sociedade, bem como as diversas especificidades que cada ser humano possui – refletindo na sua forma de interpretar, participar e aprender sobre o mundo – busco combinar elementos de diferentes abordagens pedagógicas para construir uma metodologia de ensino diferenciada que possibilite o aluno apreender de forma significativa.
Partindo da compreensão de que o conhecimento se constrói em conjunto, pautado no diálogo, com influências do meio – isto é, entende-se que o sujeito está inserido num contexto e é fundamental que haja reconhecimento desta cultura em que se situa para uma aprendizagem significativa, considero como fator imprescindível o cuidado com a construção da relação professor-aluno. Segundo as ideias de Freire, o educador deve tornar-se educando e o educando em educador. Um professor dedicado à uma prática transformadora busca valorizar a linguagem e cultura dos alunos, desmitificando e questionando, junto a eles, a cultura dominante. Com isso, o professor deve criar condições para que seus alunos possam reconhecer as contradições da sociedade e grupos em que vivem. Desta forma, considera-se a ideia de que a educação não consiste na transmissão de verdades, mas na criação de condições para que o aluno aprenda a conquistar as verdades por si mesmo.
Ofereço aulas preparatórias para o Enem e de reforço para alunos do Ensino Fundamental e Médio nas áreas de Filosofia, Sociologia, História e Redação! Também posso auxiliar em conhecimentos básicos de inglês e revisar textos.
Estou disponível para sanar quaisquer dúvidas! Entre em contato ;)
+ Ler mais