Vacina- A palavra mais falada do século
Por: Ana C.
14 de Outubro de 2020

Vacina- A palavra mais falada do século

Parte 1 O que são e sua importância

Biologia Imunologia

O que são vacinas?

As vacinas são substâncias biológicas ou seja, agentes patógenos  (vírus ou bactérias que causam doenças) previamente atenuados (o vírus ou a bactéria enfraquecidos) ou mortos (inativos) ou por fragmentos desses agentes, introduzidas nos corpos das pessoas a fim de protegê-las de doenças. 

Ao ser introduzida no corpo, a vacina estimula o sistema imunológico humano a produzir os anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento da doença caso a pessoa venha a ter contato com os vírus ou bactérias que são seus causadores. Na prática, ao ativam o sistema imunológico, é como se estivesse "ensinando" nosso organismo a reconhecer e combater vírus e bactérias em futuras infecções. As vacinas possibilitam o desenvolvimento da chamada “memória imunológica”, que nada mais é do que a produção antecipada de anticorpos especializados que reconhecerão o invasor, caso a pessoa seja infectada por ele. Dessa forma, a resposta à infecção real será mais rápida e eficaz.

Qual a importância da vacina?

As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente já não existem mais no Brasil.

Isso se justifica graças ao alto índice de vacinação no país, são mais de 90% das crianças já vacinadas. Mas, atualmente estes índices estão caindo em virtude dos movimentos anti vacinas. Esses movimentos têm ganhado força devido à autonomia adquirida pela população para a prática não científica da medicina, baseada em fatos não comprovados, via redes sociais ou sites leigos. Os movimentos anti vacinas vêm ocasionando a desconstrução progressiva da autoridade médica e têm contribuindo bastante para os extremos de negação das evidências científicas.

Contudo a vacinação continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção, principalmente contra as doenças infectocontagiosas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas (CDC) defende a importância de um planejamento relacionado à vacinação da família. Afinal, as vacinas são instrumentos de proteção tanto individual quanto coletiva. A atualização do cartão vacinal é uma das estratégias mais custo-efetivas para a prevenção de doenças infectocontagiosas. A recomendação é para caso o adulto não tenha o cartão de vacina e/ou não saiba quais já recebeu, após a avaliação de um especialista, seja imunizado.

R$ 60 / h
Ana C.
Rio de Janeiro / RJ
Ana C.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Genética Biologia no Ensino Superior Fisiologia
Doutorado: Ciências Veterinárias (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ))
Ofereço aulas de biologia para ensino fundamental, médio, graduação, mestrado e doutorado. ajuda em artigos científicos e tcc.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil