Precisamos falar sobre empatia
em 01 de Setembro de 2020
E aí, pessoa destemida!
A pergunta que não quer calar: qual é a diferença entre aula presencial e online?
No primeiro caso, as aulas podem acontecer na casa do aluno, do professor, ou ainda em local público. Geralmente, quando é o professor que precisa se deslocar, isso é contabilizado no valor da hora/aula. Imagine uma cidade como São Paulo, em que deslocamentos podem levar horas…
Muitos professores, geralmente os mais experientes, atendem seus alunos em um espaço próprio, que pode ser uma sala adaptada em sua residência ou num escritório em outro local. Nesse caso, é o aluno quem vai até ele. Dependendo do caso, despesas com a manutenção do espaço são levadas em conta pelo professor ao determinar o valor das aulas.
Caso a aula seja em local público, bibliotecas, coworkings ou até cafés são ótimas opções. A vantagem é a segurança do local público, principalmente quando professor e aluno ainda não se conhecem.
Já as aulas online, que acontecem no ambiente virtual, ainda são um campo recente e, muitas vezes, objeto de desconfiança por parte da maioria dos alunos. Contudo, esse mercado está em expansão e é visto com otimismo por professores e gestores de portais que trabalham com essa modalidade.
É claro que o contato entre o professor e o aluno acontece de maneira diferente, mas isso não significa que seja menos produtivo. As aulas online apresentam vantagens tanto para o aluno, quanto para o professor.
Para o professor: deslocamento, otimização de tempo, maior número de aulas, segurança e conveniência de trabalhar em home Office.
Para o aluno: não precisa se deslocar, pode otimizar sua rotina de estudos, tem a segurança de ficar em sua casa. Valor das aulas geralmente é menor, por causa da ausência de deslocamento.
Existem plataformas específicas para esse tipo de serviço, como o Portal Profes, o Professores de Plantão e o Descomplica. Outras possibilidades são o Skype e o Hangouts, por exemplo.
E você, com que tipo de aula se daria melhor?
Beijo da Ana =)