Licenciado em Física pela UFSCar dá aulas de Física básica, Física avançada, Matemática básica e cálculo avançado utilizando estratégias dialógicas presentes em referenciais e artigos recentes.
Baseado em artigos e livros atuais sobre ensino crítico, aprendizagem significativa, interações sociais e emoções, as aulas serão planejadas de acordo com a realidade do aluno (formação, conhecimento específico do assunto, objetivos etc.) a fim de que os conceitos simbólicos abstratos da Física e Matemática sejam significados pelo aluno de forma a proporcionar uma aprendizagem mais eficiente e durad…
Licenciado em Física pela UFSCar dá aulas de Física básica, Física avançada, Matemática básica e cálculo avançado utilizando estratégias dialógicas presentes em referenciais e artigos recentes.
Baseado em artigos e livros atuais sobre ensino crítico, aprendizagem significativa, interações sociais e emoções, as aulas serão planejadas de acordo com a realidade do aluno (formação, conhecimento específico do assunto, objetivos etc.) a fim de que os conceitos simbólicos abstratos da Física e Matemática sejam significados pelo aluno de forma a proporcionar uma aprendizagem mais eficiente e duradoura que transcenda a mera ação mecânica de aplicação de fórmulas "vazias" que serão esquecidas após alguma avaliação. As aulas são destinadas a pessoas de diversos níveis de escolaridade-Fundamental II, Ensino Médio e universitário- incluindo seus interesses distintos: passar em vestibulares, concursos, matérias escolares, matérias avançadas na faculdade ou até a curiosidade epistemológica por Física e Matemática. Cada aluno possui suas especificidades e objetivos, de modo que o estilo e abordagem da dinâmica ensino-aprendizagem serão de maneira recorrente avaliadas pelo professor e pelo aluno quanto a sua efetividade, de modo a realizar modificações que sejam mais adequadas para o aluno.
Ofereço a primeira aula grátis para que você decida se meu estilo é adequado às suas preferências. Um pouco sobre mim: As duas principais razões que me motivaram a uma aventura em uma área rotulada como "difícil" foram filosóficas e epistemológicas. Os mistérios existenciais sempre me intrigaram e impulsionaram a compreender o que a humanidade tem a dizer sobre qual é o sentido da existência. Descobri mais tarde que as ciências, em particular a Física, apesar do grande impacto filosófico de suas formulações, não centra sua preocupação nos "por quês" filosóficos relativos à existência, mas sim no "como" o universo evolui a partir da existência. A princípio foi uma decepção, mas logo me interessei em "como os humanos constroem o conhecimento" e, por fim, como os conhecimentos são ensinados e aprendidos. Apesar da ciência não ter muito a dizer sobre questões primárias da filosofia, tem muito a dizer sobre como conhecemos, ensinamos e aprendemos. Aprender e ensinar ciências é, ao menos para mim, um movimento muito profundo de compreensão da realidade, construção do "Eu", desenvolvimento do senso crítico, nível de abstração etc. Certamente me sinto privilegiado e grato por investir no conhecimento científico na minha trajetória e por ter a oportunidade de compartilhar o que sei com vocês.
+ Ler mais