Graduando do 6º período de Sistemas de Informação no IFES - Instituto Federal do Espírito Santo.
Atuei, durante 1 ano, como monitor voluntário das disciplinas de Programação I e II e mais 1 ano como monitor bolsista das disciplinas de Estrutura de Dados e Programação I e II, para alunos do ensino médio técnico e para alunos de graduação de Engenharia de Controle e Automação e de Sistemas de Informação do IFES
METODOLOGIA
1) Entendimento:
Incentivo o aluno a entender o problema e a imaginar soluções, por mais absurdas que sejam, nesta etapa não existem respostas erradas, aqui estimulo o al…
Graduando do 6º período de Sistemas de Informação no IFES - Instituto Federal do Espírito Santo.
Atuei, durante 1 ano, como monitor voluntário das disciplinas de Programação I e II e mais 1 ano como monitor bolsista das disciplinas de Estrutura de Dados e Programação I e II, para alunos do ensino médio técnico e para alunos de graduação de Engenharia de Controle e Automação e de Sistemas de Informação do IFES
METODOLOGIA
1) Entendimento:
Incentivo o aluno a entender o problema e a imaginar soluções, por mais absurdas que sejam, nesta etapa não existem respostas erradas, aqui estimulo o aluno a pensar no problema e em possíveis respostas.
2) Planejamento:
Como na vida real, um problema, na maioria das vezes, é melhor resolvido se dividirmos ele em problemas menores. Nesta etapa estimulo o aluno a pensar em como dividir o problema em problemas menores de forma lógica e estruturada.
3) Solução:
Construção da solução, tirando dúvidas e seguindo o planejamento das etapas 1 e 2.
4) Análise:
Nesta etapa eu e o aluno expomos nossas opiniões sobre a solução, questionando se ela é satisfatória e se pode ser melhorada.
5) Correção:
Caso a solução não seja satisfatória retornamos a etapa 1, para o aluno rever o problema e pensar em novas possibilidades ou adequação de respostas ou adquirir novos conhecimentos.
6) Evolução:
Proponho novos problemas nos quais o aluno se utilizará dos conhecimentos adquiridos.
Tem dificuldade em programar? Você não é o único. Vários fatores são complicadores e te "travam" na hora de programar, seja uma didática ruim, não entender o que o professor fala, ou pedidos de ajuda atendidos com impaciência.
+ Ler mais