Como não travar na hora de falar em inglês?

Confira essas dicas para finalmente perder o medo e se sentir mais à vontade na hora de falar inglês!

Inglês Conversação Fluência Prática Melhorar Conversação Pronúncia Speaking
Como não travar na hora de falar em inglês?
Andressa Maia
em 07 de Agosto de 2018

 

É uma realidade muito comum: você tem estudado inglês há meses ou talvez anos, assiste séries e filmes em inglês, ouve músicas, lê textos, faz tudo o que normalmente é recomendado para praticar e melhorar o nível de inglês. Mas quando chega a hora de iniciar uma conversa em inglês... aí a coisa complica!
"Tenho medo de errar e alguém rir de mim", "tenho medo de parecer ridículo falando em inglês", "não me sinto seguro pra falar". Essas são as frases que mais ouço dos meus alunos e se você já falou (ou pelo menos pensou) alguma delas, acredito que essas dicas podem te ajudar!


Pra começar, pense em como foi o seu processo de aprendizagem da língua portuguesa.
Primeiramente, você ouvia português o tempo todo! Mesmo sem entender nada, seu cérebro estava armazenando o idioma, processando os sons das letras separadamente e em conjunto, literalmente salvando no seu HD a forma de pronunciar cada coisa.
Então, em algum momento, você começou a reproduzir aquilo que vinha sendo armazenado. Você começou a repetir o que ouvia e, naturalmente, você cometeu muitos erros no início. Mas quanto mais você ouvia e repetia, melhor sua pronúncia ficava. Seu cérebro já tinha armazenado a forma correta de pronunciar (de tanto ouvir), mas somente quando você começou a colocar isso em prática foi possível comparar o que você estava fazendo com o que já sabia que deveria fazer! E assim, você foi se corrigindo e melhorando gradativamente.


Bom, o processo para aprender inglês (e eu diria até para aprender qualquer idioma) é o mesmo. Mas existem duas pequenas diferenças, uma positiva e uma negativa:
A positiva é que você hoje tem muito mais conhecimento do que quando era um bebê! Você sabe ler, escrever e tem seu idioma nativo como base de comparação.
A negativa é que, obviamente, se você cometer erros, provavelmente ninguém vai achar fofinho como acontecia quando você era criança!
É nesse ponto que mora o problema, pois como vimos anteriormente, cometer erros é uma parte natural do processo. É preciso se arriscar a cometer os erros para ter a chance de corrigí-los e melhorar! 
Mas eu sei que ninguém gosta da sensação de errar em público, então como exercitar e melhorar sua capacidade de falar em inglês sem ter que "passar vergonha"?


Minha primeira dica pra você é: LEIA EM VOZ ALTA
Sim, talvez pareça bobo e simples, mas é extremamente útil! Ouço muitos alunos dizerem que se sentem estranhos e até mesmo ridículos quando falam em inglês. Isso é porque seu cérebro foi programado para trabalhar em português! Ouvir a si mesmo falando em outro idioma é algo novo com o qual você não está acostumado! A primeira barreira a vencer é esse desconforto e sensação de estranheza, você precisa se sentir tranquilo e natural ao falar em inglês!
Comece então fazendo isso: separe um tempo todos os dias para ler textos em inglês em voz alta. Se você tiver o áudio do texto, melhor ainda, pois pode comparar sua pronúncia com o áudio original. Se esforce para não fazer uma leitura robótica, preste atenção na entonação correta das palavras para transmitir o sentido correto do texto. Ao ler em voz alta, além de estar aumentando seu vocabulário, você estará se reprogramando. Com o tempo, você vai perceber que ouvir a si mesmo em inglês não será mais estranho, vai soar natural aos seus ouvidos.


Mas eu sei que isso ainda não te dá ferramentas para desenvolver uma conversa com outra pessoa, então minha segunda dica é: FALE SOZINHO!
Sim, isso mesmo, fale sozinho em inglês e fale muito! Converse consigo mesmo sobre qualquer assunto, desenvolva diálogos inteiros, pergunte e responda, seja seu próprio interlocutor! Falar comigo mesma foi, sem dúvida, a coisa que mais alavancou minhas habilidades de conversação. Quando eu aprendi inglês não existiam as facilidades tecnológicas que existem hoje e eu realmente não tinha com quem praticar, então resolvi praticar comigo mesma! Falar sozinho te dá uma base para possíveis conversas que você terá no futuro e te poupa da sensação de vergonha ao cometer erros diante de outras pessoas.
Pense num assunto qualquer, coisas do seu dia a dia, imagine quais perguntas poderiam surgir a partir daquele assunto e converse consigo mesmo. Isso vai te ajudar a identificar em que áreas você precisa expandir seu vocabulário e te deixará mais preparado para conversar com outras pessoas, tendo em vista que já vai ter conversado sobre o mesmo assunto consigo mesmo diversas vezes!


Por fim, minha última dica é: PROCURE ALGUÉM CONFIÁVEL PARA PRATICAR!
Depois ler bastante em voz alta, se sentir mais natural ao falar em inglês e praticar diferentes tipos de diálogos consigo mesmo, é hora de procurar alguém para conversar! E por mais que você já esteja se sentindo mais confiante, eu sei que a experiência de conversar com alguém que vá rir dos seus erros, além de não ser nada útil, ainda pode colocar todo o seu progresso a perder.
Então é muito importante que você procure alguém que entenda que os erros são uma parte natural do aprendizado, alguém que sinta prazer em ensinar e ajudar e que vá corrigir seus erros com paciência, dando dicas úteis de como você pode melhorar. 
Atualmente existem aplicativos que possibilitam conversar com pessoas de outros países em um esquema de troca de idiomas, ou seja, você ajuda a outra pessoa a aprender português e em troca ela te ajuda a aprender inglês. Isso é muito útil também, só é preciso lembrar que a proposta desses aplicativos é que seja uma ajuda mútua, então ninguém tem a obrigação de ensinar nada e às vezes leva tempo até que você consiga encontrar alguém que tenha tempo e paciência para conversar.
Um tutor ou professor de inglês é a melhor opção nesse sentido, pois vai te estimular a falar, corrigir seus erros pacientemente e te apontar a direção que deve seguir para continuar melhorando.

Essas são minhas dicas para te ajudar a perder o medo de falar, se sentir mais seguro e confiante e não travar na hora de ter uma conversa em inglês! Tenho certeza que se você colocar isso em prática, vai notar uma melhora considerável!
E se você está procurando alguém para te auxiliar nesse processo, conte comigo!
Estou a disposição, é só chamar!

São Gonçalo / RJ
Curso Técnico: Técnico em Edifcações (CEFET-RJ)
Olá a todos! Sou técnica em Edificações e depois de trabalhar oito anos como projetista em um escritório de cálculo estrutural, mudei o rumo da minha trajetória profissional e comecei a trabalhar com minha grande paixão: Inglês! Dou aulas online de Inglês e Português para estrangeiros há quase um ano. Além disso, dedico grande parte do meu tempo para a produção, edição e legendagem de vídeos, pois possuo dois canais no Youtube: Um em que dou dicas de Português em Inglês e o outro em que coloco ...
Inglês para Fluência, Inglês em Geral, Inglês Básico, Tradução em Inglês, Inglês para Adolescentes, Inglês para Crianças, Inglês Intermediário
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 34 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil