GÊNEROS LITERÁRIOS
Antonio Roberto
em 21 de Abril de 2018

ALÉM DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, EXISTEM AQUELES QUE SÃO DA ESFERA ARTÍSTICA E CULTURAL E SÃO UTILIZADOS COM FINALIDADE ESTÉTICA, ARTÍSTICA: GÊNERO LITERÁRIO. COMO O ESCRITOR TEM LIBERDADE PARA CRIAR E RECRIAR GÊNEROS LITERÁRIOS, É DIFÍCIL TRAÇAR AS FRONTEIRAS ENTRE ESTES. NA ESFERA ARTÍSTICA, OS GÊNEROS SE MULTIPLICAM OU SE COMBINAM E SOFREM TRANSFORMAÇÕES QUASE CONSTANTES.

APESAR DISSO, DESDE AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE CLASSIFICAÇÃO FEITAS POR PLATÃO E ARISTÓTELES, NA GRÉCIA ANTIGA, A LITERATURA TEM SIDO ORGANIZADA POR GÊNERO. DE ACORDO COM ESSA CONCEPÇÃO CLÁSSICA, HÁ TRÊS GÊNEROS LITERÁRIOS BÁSICOS: O LÍRICO, O ÉPICO E O DRAMÁTICO. AO LONGO DOS SÉCULOS, CONTUDO, ESSA DIVISÃO FOI SENDO QUESTIONADA POR ESCRITORES E CRÍTICOS, JÁ QUE DEIXOU DE CORRESPONDER A VARIEDADE DE GÊNEROS EXISTENTES, A VEZ QUE NOVOS GÊNEROS SURGIAM E ANTIGAS FORMAS E RENOVAM.

 

VEJA A SEGUIR CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS CLÁSSICOS, SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO ARISTOTÉLICA.

 

GÊNERO LÍRICO

 

TRATA-SE DA MANIFESTAÇÃO DE UM EU LÍRICO QUE EXPRESSA NO TEXTO SEU MUNDO INTERIOR, SUAS EMOÇÕES, SENTIMENTOS, IDEIAS E IMPRESSÕES. É UM TEXTO GERALMENTE SUBJETIVO, COM PREDOMINÂNCIA DE PRONOMES E VERBOS NA 1ª PESSOA E QUE EXPLORA A MUSICALIDADE DAS PALAVRAS.

 

GÊNERO ÉPICO

 

NA COMPOSIÇÃO DESSE GÊNERO HÁ A PRESENÇA DE UM NARRADOR, QUE CONTA UMA HISTÓRIA EM VERSOS, EM UM LONGO POEMA QUE RESSALTA A FIGURA DE UM HERÓI, UM POVO OU UMA NAÇÃO. GERALMENTE ENVOLVEM AVENTURAS, GUERRAS, VIAGENS E FAÇANHAS HEROICAS E APRESENTAM UM TOM DE EXALTAÇÃO, ISTO É, DE VALORIZAÇÃO DE HERÓIS E FEITOS GRANDIOSOS. É UM TEXTO NARRATIVO COM VERBOS E PRONOMES NA 3ª PESSOA E QUE PRESSUPÕE A PRESENÇA DE UM OUVINTE OU DE UMA PLATEIA.

 

OS POEMAS ÉPICOS INTITULAM-SE EPOPEIAS. AS PRINCIPAIS EPOPEIAS DA CULTURA OCIDENTAL SÃO ILÍADA E A ODISSEIA, DE HOMERO, A ENEIDA, DE VIRGÍLIO, OS LUSÍADAS, DE LUÍS DE CAMÕES, PARAÍSO PERDIDO, DE MÍLTON, ORLANDO FURIOSO, DE ARIOSTO.

 

 

NO BRASIL, ENTRE VÁRIOS POEMAS ÉPICOS PRODUZIDOS - A MAIORIA DELES ESTÃO CONFORME O MODELO OFERECIDO POR CAMÕES - DESTACAM-SE CARAMURU, DE SANTA RITA DURÃO E O GUARANI, DE BASÍLIO DA GAMA.

 

GÊNERO DRAMÁTICO

 

ENQUANTO O GÊNERO ÉPICO EXALTA AS REALIZAÇÕES HUMANAS E OS GRANDES FEITOS DE HERÓIS, O GÊNERO DRAMÁTICO EXPÕE O CONFLITO DOS HOMENS E SEU MUNDO, AS MANIFESTAÇÕES DA MISÉRIA HUMANA.

 

SÃO DO GÊNERO DRAMÁTICO OS TEXTOS ESCRITOS PARA SEREM ENCENADOS. NESSE TIPO DE TEXTO, EM VEZ DE SER CONTADA POR UM NARRADOR, A HISTÓRIA É MOSTRADA NO PALCO, OU SEJA, É APRESENTADA POR ATORES QUE FAZEM O PAPEL DAS PERSONAGENS. O TEXTO SE DESENROLA A PARTIR DE DIÁLOGOS, O QUE EXIGE UMA SEQUÊNCIA RIGOROSA DAS CENAS E DAS RELAÇÕES DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA.

 

ORG.: PROFº ANTONIO 

 

Maceió / AL
Especialização: Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (Faculdade São Luiz)
Tenho formação acadêmica em Letras, sou professor com experiência escolar. Estou aqui pra compartilhar conhecimento e, em troca, ter a satisfação de que participei um pouco da formação cidadã de pessoas. Att, professor Antonio Roberto
interpretação de textos, Gramática da Língua Portuguesa, Português - Dificuldades em leitura e escrita, Leitura em Português, Portuguese for Foreigners at All Levels, Portuguese For Foreigners , Gramática em Inglês
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 44 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil