Hora de se despedir das constelações do inverno.

Ótimo artigo publicado na revista galileu.

Ciências da Terra Ciências
Hora de se despedir das constelações do inverno.
Andre Petroro
em 20 de Setembro de 2018

Ótimo artigo publicado na regista Galileu. (https://revistagalileu.globo.com/Revista/Antimateria/noticia/2018/08/primavera-ja-esta-chegando.html?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=post).

 

A primavera já está chegando: dicas para observar o céu em setembro

29/08/2018 - 06H08/ ATUALIZADO 14H0909 / POR GUSTAVO ROJAS*

 

Setembro tem um céu caracterizado pela transição. Constelações do inverno como Escorpião e Sagitário ainda estão bem visíveis no começo da noite. No horizonte leste, porém, Touro, Orion e outras constelações típicas do verão começam a aparecer depois da meia-noite.

Para quem gosta de observar planetas, setembro ainda é um bom mês, com
Vênus, JúpiterSaturno e Marte brilhando juntos logo após o crepúsculo.Não nos faltam, portanto, motivos para olhar o céu e aproveitar as noites limpas — que, no Hemisfério Sul, vão ficando cada vez mais curtas à medida que rumamos para a chegada do verão.

 (Foto:  )

Onde estamos?
A carta celeste acima mostra o céu previsto para a cidade de São Paulo às 20h do dia 7 de setembro. Nela estão representadas as constelações, estrelas até quinta magnitude e planetas visíveis.

Vamos lá
Segure a carta na sua frente e oriente o papel de modo que a direção indicada ao lado da
borda da carta seja a mesma do ponto cardeal para o qual você está olhando.

Olhos abertos
A borda da carta representa o horizonte. O centro indica o zênite (ponto bem acima da sua cabeça). Logo, as estrelas entre o centro e a borda são as que você poderá ver no alto e à frente. Explore!

CÉU DO MÊS

Céu do mês - Calendário  Setembro/2018 (Foto: Céu do mês - Calendário  Setembro/2018)

01/09
AFRODITE E A VIRGEM 
Vênus continua a brilhar intensamente no crepúsculo e nas primeiras
horas da noite. No comecinho do mês passa bem ao lado de Spica, a alfa da Virgem. Ao telescópio, surpresa: Vênus se revela como uma crescente iluminada.

07/09
A HORA DE NETUNO
Descoberto em 1846, o oitavo planeta atinge sua oposição nessa noite: é a melhor época para ver esse mundo gelado e distante. Use um telescópio para achá-lo na constelação de Aquário, entre as estrelas Lambda e Phi Aquarii.

22/09
PORQUE É PRIMAVERA
O Sol cruza o equador celeste rumo ao sul às 22h59. É o equinócio de setembro, início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul. Até 21 de dezembro, os dias ficarão cada vez mais longos para os brasileiros.

27/09
Desafio do céu profundo
O aglomerado globular 47 Tucanae é o segundo mais brilhante, e pode ser visto a olho nu em locais sem poluição luminosa como um objeto de aparência esfumaçada próximo ao polo celeste sul, perto da estrela Achernar.

*Gustavo Rojas
Físico da Universidade Federal de São Carlos. Acompanhe também o programa Céu da Semana às segundas no canal da Univesp no YouTube.

Curitiba / PR
Mestrado: Engenharia Mecânica e de Materiais (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Mestrando em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR. Possuo graduação em Engenharia Química pela UNAERP / Universidade de Ribeirão Preto e também em Química pela USP / Universidade de São Paulo. Tenho experiência na área de Química, com atuação junto ao Laboratório de Síntese Orgânica da FFCLRP/USP, desenvolvendo projeto com ênfase em Síntese Orgânica e no Centro Integrado de Ensino de Química da FFCLRP/USP com atividades voltadas para o Meio ...
Biologia para Vestibular, Biologia para Ensino Fundamental, Química para Ensino Médio, Química para Ensino Fundamental, Matemática para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio, Física para Ensino Fundamental
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil