Porque  você deve saber Microsoft Excel ??
Por: Uberdam C.
04 de Dezembro de 2017

Porque você deve saber Microsoft Excel ??

Excel Planilha de Cálculo

 

Passa ano e vai ano o Excel continua firme e forte sendo um dos requisitos básicos para qualquer vaga de estágio ou emprego.  Pode notar, se tem algum pré requisito que aparece em todas vagas de trabalho é : Ter conhecimentos em Excel.

Posso te garantir, pois não faz muito tempo que estava distribuindo currículo para todo o lado.Resultado de imagem para excel saber

 

Muita gente se engana e acha que Excel serve apenas para plotar alguns gráficos e fazer tabelas e cai na besteira de achar que já sabe tudo sobre essa ferramenta.

Também cometi esse erro, quando me perguntavam se sabia Excel, eu respondia com toda certeza, mas é lógico! Doce engano…Mal sabia escrever algumas funções.

Depois de entrar no mercado de trabalho que notei a necessidade de dominar essa ferramenta e vale a pena estudar e aprofundar cada vez mais, pois irá auxiliar nas minhas atividades diárias além de ser um diferencial no momento de seleção.

Caso ainda não notou a grande importância em conhecer mais a fundo essa ferramenta aqui vão 8 razões do porquê você deve aprender Excel.

1) Excel é uma linguagem universal utilizada em quase todos as empresas.

Para aqueles que trabalham na área de finanças é mais comum ouvir Excel do que Planilha. Tamanha é a presença e importância desse software. É claro que sempre vão tem aqueles que vão encontrar 597 razões para explicar que o Excel não é tão bom quanto outro determinado programa.

Mas a verdade seja dita o Excel está em toda parte e sempre será o pioneiro!

2) Pare de pensar em Excel como uma planilha

Excel é uma ferramenta de resolução de problemas. Sim, ele pode ser usado como uma planilha para contadores, analistas financeiros ou até mesmo como uma folha de cálculo tradicional.

Porém essa é apenas uma fração do que o Excel é capaz. Assim, muitos profissionais não irão aproveitar corretamente o incrível poder do Excel, porque muitos acham que ele é apenas um aplicativo de planilha chato que lida com números chatos.

Acredite, com Excel é possível lidar com dados de textos,  envio de grandes volumes de e-mails personalizados e criação de apresentações PowerPoint automaticamente!

Essas não são coisas que a maioria das pessoas associam com uma planilha.

3) Ganhar mais tempo

O bem mais precioso da Terra e que não pode ser mais reposto é o seu TEMPO!

Quanto mais você souber Excel, maior será sua velocidade para resolver problemas, e se você ficar bom em VBA muito do seu trabalho diário poderá ser automatizado o que irá economizar muitas horas por tarefa.

4) Excel não vai acabar

O Excel será REI por muito tempo! As grandes empresas não podem facilmente migrar de plataformas e aplicações já estabelecidas.

Sem falar que não existe um rival à altura e que seja desenvolvido e suportado por uma organização tão integra quanto a Microsoft. Apenas com uma observação, a maioria das instituições financeiras fazem gerenciamento, controle de projetos e tomam suas decisões a partir de análises feitas em Excel.

5) Extrair informações

Tem crescido consideravelmente nos últimos anos o quanto as grandes empresas vêm gastando com CRM(Gestão de Relacionamento com o Cliente), ERPs(Sistema integrado de gestão empresarial) e banco de dados.  As empresas querem saber no detalhe as características de seus clientes para que possam atendê-los da melhor forma possível.

Você precisa ser capaz de coletar dados, analisa-lo, tirar conclusões e apresentar essas conclusões para os responsáveis em tomar decisões. Com Excel você pode extrair essas informações e em seguida criar estudos e relatórios.

6) Bloco de notas analítico

Excel é um Engenheiro enquanto papel e caneta é um arquiteto. Engenheiro é mais analítico e só toma decisão após estar muito bem embasado em seus estudos. Assim, você pode tirar conceitos e ideias após fazer uma boa análise em Excel, principalmente quando estamos falando em finanças, orçamentos e relatórios em geral.

7) O Valor do Networking

Tenho um professor na faculdade diz que Networking é um fator crucial para o sucesso na carreira. Eu também acredito nisso, mas na minha opinião fazer Networking não é ficar importunando pessoas em cafés, festas e eventos, mas sim ajudando alguém e deixando sua vida mais fácil.

O Excel por incrível que pareça é um caminho para isso. Tenho um amigo que trabalha em uma empresa de consultoria e com pouco tempo de empresa, como estagiário, está se destacando na empresa pelo simples fato de saber Excel VBA. Devido a sua facilidade de criar Macros e automatizar tarefas que são repetitivas e chatas ele acaba ajudando o pessoal da empresa utilizando seus conhecimentos em Excel.

O que fez dele ser reconhecido dentro da instituição. Gerentes e várias empresas o chamam para resolver problemas que para ele significa a abertura de várias oportunidades sem falar no seu crescimento profissional.

8) Quanto mais habilidades em Excel maior é sua capacidade de se “vender”

Saber Excel não representa apenas uma habilidade em seu currículo, mas sim um pacote de habilidades. Na era da busca por palavras-chave na hora da contratação, você precisa se atentar que simplesmente escrever “Excel” ou “Excel Avançado” no seu currículo não é muito atraente para potenciais empregadores, já que a maioria faz isso mesmo não tendo esses conhecimentos.

Use funções do Excel em seu currículo! Como Dashboards, PROCV, Macros, VBA, formatação condicional, gráficos, filtros… Assim mostra que realmente você conhece da ferramenta sem falar que mostra sua capacidade analítica e que tem muito valor a agregar em uma organização.

Conclusão

Então quer dizer que o Excel é perfeito? Talvez, não para todos, mas para quem tem a intenção em trabalhar em empresas de médio e grande porte e está à procura de desenvolvimento na carreira, pode ter certeza que aumentando seus conhecimentos em Excel é um grande passo para melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho.

 

 

Fonte : http://engenhariacotidiana.com/8-motivos-para-voce-aprender-excel/

R$ 50 / h
Uberdam C.
Xanxerê / SC
Uberdam C.
4,8 (30 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 30 horas de aula
Tarefas resolvidas 23 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Excel Técnico Excel Nível Ensino Fundamental Excel Nível Ensino Médio
Especialização: Pós Graduação em automação industrial (SENAI - SC)
Professor de Informática Geral, Computação, Excel
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil