10 principais ramos da engenharia
Por: Profes
04 de Agosto de 2021

10 principais ramos da engenharia

Conheça as características de alguns dos campos mais buscados da engenharia

Engenharia Curso superior

Tá pensando em cursar engenharia? Sabia que existem mais de 40 tipos diferentes de  graduação na área? 

Apesar de terem características diferentes e conhecimentos específicos, uma coisa é certa: todos os ramos têm como base as ciências exatas. Se você gosta de cálculos, então, vai se identificar com a profissão. 

Outro ponto que vale destacar, que pode ser decisivo na hora de optar por um curso  superior, é a remuneração. E aqui vai uma boa notícia: quem opta pela engenharia costuma encontrar uma carreira promissora, com grandes possibilidades de atuação e bons salários.

EngenhariaFreepick

Mas chega de enrolação, listamos abaixo alguns dos principais ramos da área para você que quer ser um(a) ‘engenheiro(a)’.

1.Engenharia de Alimentos

Cuida do planejamento de todas as etapas de fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados. 

2.Engenharia Ambiental

Busca identificar os impactos da atividade humana no meio ambiente e desenvolver soluções sustentáveis que minimizem os problemas. Desenvolve técnicas, equipamentos ou processos que ajudam a preservar os recursos naturais do planeta, como a água, o solo e o ar.

3. Engenharia Civil

Um dos ramos mais buscados e mais disputados da engenharia.Tem como função idealizar, projetar e gerenciar obras e construções como casas, prédios, pontes, túneis e rodovias. 

4. Engenharia da Computação

Projeta e desenvolve soluções inovadoras de hardware e sistemas de processamento computacional. É um campo promissor e com boas oportunidades de trabalho. O profissional que deseja atuar nesta área precisa estar atento as novas tecnologias.

5. Engenharia de Controle e Automação

Tá aí outro ramo promissor da engenharia. Atua na chamada indústria 4.0, no planejamento, controle e desenvolvimento de sistemas autônomos. Dentro disso, estamos falando de internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI) e machine learning.

Engenharia 

6. Engenharia Elétrica

Cuida da geração e da distribuição de energia elétrica. Pode atuar tanto em usinas, quanto na estruturação de sistemas elétricos, na operação de aparelhos elétricos e no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos.

7. Engenharia Mecânica

Trabalha na concepção de  motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. É um dos ramos mais antigos da engenharia e conta com grandes possibilidades de atuação, seja em setores como automobilístico, aeronáutica, petróleo até bens de consumo e outros.

8.Engenharia Mecatrônica

Planeja e executa projetos de automação industrial. Ou seja, constrói, opera e faz manutenção nos mais diversos tipos de máquinas.

9.Engenharia de Produção

Auxilia as empresas na melhoria dos seus processos produtivos. Olha para o negócio com foco em performance, mapeando os pontos que podem ser otimizados para aumentar a produtividade e evitar desperdícios financeiros. 

10. Engenharia Química

Cuida do desenvolvimento de processos industriais que geram transformações físico-químicas. Cria técnicas de extração e transformação de matérias-primas em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, papéis etc.

Ainda não está seguro de qual ramo escolher?

Na plataforma do Profes, você pode ter acesso a profissionais dos mais diversos campos da engenharia. Que tal marcar uma aula particular e tirar todas as suas dúvidas sobre a carreira, a graduação ou qualquer outra questão que tenha em mente? Clique aqui e confira!

451.170 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil