Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
Um grande problema enfrentado pelos professores particulares é a organização. Como não possuem horários muito fixos e muitas vezes não precisam se deslocar para um local onde darão suas aulas (no caso de aulas online), muitas vezes esse ponto passa desapercebido. Pensando em ajudar você a melhorar sua qualidade de trabalho, separamos aqui algumas dicas de organização para professor particular.
É fácil se perder quando se trabalha de casa. Mas, no caso dos professores particulares, isso pode ser um erro grave, afinal, os horários das aulas são previamente combinados com os alunos. Por isso, estabeleça uma agenda e siga rigorosamente. Essa agenda pode ser uma agenda em papel, no computador ou até no seu smartphone – encontre o formato que melhor funciona para você!
É preciso separar os horários de ministrar as aulas, os horários de realizar cursos e leituras de capacitação, os horários de fazer seu planejamento, bem como as pausas para fazer as outras atividades cotidianas que você possa possuir, como academia, lazer, alimentação, cuidar dos filhos, ver os amigos e a família, etc. Dessa forma, o professor particular evita o stress de uma rotina muito inconstante e trabalha com mais qualidade.
Outro problema comum quando não há deslocamento para o local de trabalho é a falta de um espaço dedicado a isso. Quem trabalha em casa pode acabar trabalhando deitado na cama, sentado no sofá, na cozinha ou em outras partes da casa, o que muitas vezes pode ser um fator de distração e de redução na qualidade de trabalho.
Para evitar perda na produtividade, reserve um local para que você consiga fazer todas as suas tarefas e dar aulas em paz, sem interrupções dos outros moradores da sua casa e com conforto. Se você não pode ter um home office, organize um cantinho e use como se fosse seu escritório. Um lugar bem iluminado com uma boa mesa, uma cadeira confortável e espaço para manusear seus papéis e seu computador são suficientes para um trabalho de qualidade.
Para que seu espaço de trabalho em casa fique organizado e você não se perca em meio a toda a papelada, é preciso criar métodos de organização. Uma boa dica é adquirir produtos organizadores, como caixas, fichários, arquivos e pastas.
Separar seus documentos e materiais de aula por aluno, por assunto e usar etiquetas adesivas para categorizar são algumas dicas interessantes para manter seu cantinho organizado e fácil de achar o que você procura! É interessante também separar por disciplina, afinal, muitos alunos podem usufruir do mesmo material. Assim, além de acumular menos papel, você economiza tempo no planejamento das aulas.
Usar softwares e sites que facilitem a organização das suas aulas particulares é outra boa dica. Ajuda a otimizar tempo e reduzir a quantidade de papel. No Profes, existem várias ferramentas para organização do tempo e das aulas que podem ser de grande utilidade.
Confira a nossas ferramentas de planejamento, agendamento e gerenciamento das aulas, nossa sala virtual para melhorar a qualidade das aulas particulares online, o compartilhamento de arquivos, simulados e exercícios, dentre muitos outras!
E então, o que achou dessas dicas de organização para professor particular? Gostou? Então que tal conferir esse outro artigo que preparamos para ajudar você a saber o quanto pode e deve cobrar por suas aulas particulares?
Valeu! Obrigado pelas dicas!
Obrigado pelas dicas, são de suma importância para professores iniciantes assim como eu. Agradeço.
Ótimas dicas.
Ótimas dicas.
Muito bom
Excelente!