6 ótimas dicas de estudo para você manter o ritmo nas férias e arrasar no vestibular

Pedagogia
6 ótimas dicas de estudo para você manter o ritmo nas férias e arrasar no vestibular
Profes
em 25 de Julho de 2016

Para não perder o ritmo, manter os assuntos em dia e chegar ao segundo semestre pronto para arrasar nas provas e no vestibular, é importante reservar um tempo das férias para os estudos. Para ajudar você, separamos aqui algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de determinar como serão seus estudos nesse período.

Saiba dividir seu tempo

Para criar uma rotina de estudos produtiva para as férias, é fundamental saber trabalhar o tempo. Estabeleça horário para acordar, para iniciar e finalizar as horas de estudos e para se dedicar a outras atividades.

É importante ser realista; um erro comum é estabelecer um determinado horário de estudo para uma quantidade muito grande de disciplinas e depois não conseguir cumprir. Portanto, verifique os conteúdos que você pretende revisar e reserve as horas com uma certa folga. Assim, se você se atrasar um pouco, o que é muito comum, não prejudicará todo o planejamento.

Estabeleça um ritmo de estudos

Nas férias, é importante reduzir um pouco a carga de estudos em relação ao período de aulas. Na hora de fazer a divisão dos horários, leve isso em conta para evitar o estresse e não prejudicar você.

Separe as matérias que pretende estudar e faça seu horário intercalando diferentes assuntos – estudar apenas um tema por horas sem interrupção é bem menos produtivo e dificulta a absorção dos conteúdos.

Se dedique a atividades de lazer

Para voltar renovado no próximo período de aulas, é fundamental relaxar nas férias. Portanto, considere isso também na hora de montar seus horários: separe a hora de estudar e a hora de descansar – seja para sair com os amigos ou mesmo para ficar em casa.

Caso viaje, procure não levar materiais de estudo – aproveite o passeio. Na hora de escolher suas atividades de lazer, veja se a localidade para a qual viajará tem lugares históricos, museus, cinemas, exposições e outras atividades culturais que podem proporcionar lazer e conhecimento.

Se concentre em solucionar suas dúvidas

Algumas matérias sempre causam mais dificuldade nos alunos e as férias são um bom momento para, em vez de procurar absorver conteúdos novos, colocar os antigos em dia. Revisar os conteúdos, separar aqueles assuntos que causam maior dificuldade e focar neles nesse momento pode ser uma boa pedida.

Ter aulas particulares online, resolver listas de exercícios e simulados e participar de um tira-dúvidas podem ser excelentes recursos para reforçar seus estudos e voltar às aulas com tudo em dia e pronto para mais.

Aula Particular

Cuide da sua saúde

Enquanto coloca os estudos em dia e descansa, não descuide da sua saúde! Se alimente de forma balanceada e faça alguma atividade física. Manter um ritmo de exercícios físicos, seja nas férias ou fora delas, faz bem para o corpo e é uma boa forma de relaxar e se distrair dos estudos, melhorando o seu rendimento.

Nas férias também é possível dormir mais e aproveitar o tempo extra para colocar os médicos em dia. Assim você vai voltar para o segundo semestre com os conteúdos e a saúde renovados, pronto para ter um excelente desempenho nas próximas provas e vestibulates!

E agora, vamos colocar essas dicas em prática e arrasar no próximo semestre? Então mãos à obra! E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como o Profes pode ajudar você com os estudos, que tal checar esse nosso texto sobre a sala virtual?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil