7 razões para você utiliza a Sala do Profes
Por: Profes
16 de Agosto de 2016

7 razões para você utiliza a Sala do Profes

Conheça as diferenças de ferramentas genéricas e a Sala Profes, desenvolvida especificamente para o ensino online

Pedagogia Sala Virtual Sala Profes

No Profes, o professor pode oferecer aulas para alunos de todo o Brasil em diversos formatos: tira-duvidas, aulas já, chat, cursos gravados, aulas ao vivo em pequenos grupos, tarefas, etc., e ainda usar os melhores recursos que o site oferece para facilitar o ensino.

Um desses recursos é a Sala Profes, uma ferramenta que melhora muito a qualidade das aulas online. Porém, muitos ainda a desconhecem e optam pelo uso de outras ferramentas virtuais, como Skype, Zoom, Teams ou Meets (para citar alguns), abrindo mão de vários benefícios de aprendizagem sem nem se dar conta. Se você ainda não utiliza a Sala Profes para ter aulas, preparamos esse post para você! Confira a seguir as vantagens da nossa sala de aula virtual!

Porque usar a Sala Profes e não outras?

 

1. Ferramenta totalmente integrada a plataforma Profes

A Sala Profes está conectada simbioticamente as diversas ferramentas disponíveis no site, com minhas aulas, agendamento, avisos, notificações, que permitem enormes facilidades para o professor e para o aluno, coisa que as aulas por outras ferramentas não proporcionam. Permite, por exemplo, que o pagamento da aula seja feito na plataforma com cartão de crédito ou boleto bancário, permite serem preparadas antes de uma aula.

O sistema gera também um link para a página da aula que pode ser acessado tanto pelo aluno quanto pelo professor a qualquer momento - antes, durante ou depois da aula agendada e gera os avisos. Isso permite a criação de um planejamento de cada aula, com título, descrição e disponibilização de materiais complementares, como arquivos com textos e exercícios.

 

 

2. Planejamento antecipado da aula

A Sala Profes oferece ainda a vantagem de permitir que o professor planeje sua aula montando uma apresentação na lousa antes da chegada do aluno. Ele acessa a lousa do Profes e desenha, sobe imagens, escreve, como se fosse uma sala de aula de verdade antes da aula começar. Assim, ao chegar a aula, o estudante já encontra o material preparado e a aula pode começar sem perda de tempo.

Como não possui recursos voltados para o aprendizado, outras ferramentas não permite que esse planejamento seja feito de uma forma prática dentro da própria plataforma.

 

3. Lousa compartilhada

Muitas das outras plataformas não possuem recursos feitos pensando em facilitar uma aula particular. Por isso, uma das ferramentas que mais se destacam como vantagem da sala virtual do Profes é a lousa compartilhada e as ferramentas didáticas.

Ela foi desenvolvida para melhorar a qualidade das aulas e possui diversos recursos que tornam essa experiência muito mais rica. Com a lousa, o professor e o aluno podem desenhar, escrever, trocar arquivos e ver apresentações. Isso transforma uma aula que, em qualquer outra plataforma, poderia ser uma simples ligação em vídeo, em uma experiência de aprendizado muito mais completa e imersiva.

 

4. Compartilhamento de arquivo

Diferentemente de outras ferramentas, que somente permitem o envio de arquivos durante a aula, o Profes pensou em uma forma de adequar essa função às necessidades do professor e do aluno. Assim, a sala virtual permite que o aluno e o professor compartilhem arquivos e visualizem na própria tela da aula, mesmo que sejam várias páginas.

Isso facilita o planejamento da aula, que pode ser feito, por exemplo, no Power Point, em um pdf e subido em diversas e infinitas lousas dentro da mesma aula. Ao fazer o upload de uma apresentação, a sala virtual automaticamente organiza o conteúdo em abas para melhorar a visualização, facilitar a interação com o material e, dessa forma, enriquecer a experiência de ensino ainda mais.

 

5. Facilidade de acesso e notificações

A aula está sempre dentro da platafomra Profes, e essa é outra grande vantagem – além de oferecer recursos pensados para viabilizar uma aula particular mais completa, ela não exige a instalação de softwares, nem procurar links depois das aulas finalizadas.

Além disso, minutos antes do início da aula, o Profes envia os links de acesso para a Sala Profes para o e-mail do aluno, no sininho de notifficações internes, avisos de navegador para ele e para o professor, fazendo com que ninguém eprca tempo. Tudo isso foi pensado para facilitar o acesso.

 

6. Atenção exclusiva na hora da aula e privacidade

Ao usar a Sala Profes, somente o aluno (seus pais) e o professor possuem acesso ao conteúdo, sem distrções de chats com amigos e colegas. A Sala Profes é utilizada unicamente pelo professor e pelo aluno que estão em aula, o que facilita a atenção exclusiva ao aprendizado.

 

7. Salva-se todas as lousas (telas) da aula para futuras revisões

Tudo o que é feito durante a aula – todas as páginas, anotações e desenhos são armazenados em imagens e disponibilizados para o aluno na página de cada aula. Tanto ele quanto o professor têm completo acesso a todo esse material posteriormente.

O salvamento automático facilita muito o aprendizado pois, se o aluno quiser dedicar sua atenção total a assistir a aula e assimilar os conteúdos, ele pode fazer isso. Ele não terá a necessidade de copiar as anotações feitas durante a aula e, caso ele prefira aprender anotando, pode concentrar seus esforços em informações complementares ao conteúdo que está sendo colocado em tela. Isso proporciona uma maior atenção e um material de estudo mais completo.

Quando se usa outras ferramentas, ele terá que gravar se desejar, utilizar espaço no seu disco (HD) pessoal, pois elas não foram planejada para o ensino. Portanto, comece logo a usar a nossa ferramenta, pois ela foi feita pensando no aluno e no professor e é capaz de proporcionar uma experiência muito mais completa de aula particular!

 

Conheça agora mesmo a Sala Profes e bons estudos!

 

 

450.523 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 25 de março de 2021

Ainda prefiro o ZOOM

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 23 de março de 2021

O Compartilhamento de tela, infelizmente, não funciona.
Tentei algumas vezes usar e mesmo as ferramentas que seriam simples (recortar, colar) deram problema.
É uma pena, pois a ideia era muito boa. Talvez a Sala Profes possa ser simplificada, ter menos funções, e com isso funcionar melhor.
O elogio fica para o video da câmera, que parece funcionar melhor que outros aplicativos.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 28 de janeiro de 2021

Excelente ferramenta. Sugiro permitir aulas compartilhadas com até 4 alunos.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de novembro de 2020

Quis dizer: muitíssimo procuradas

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de novembro de 2020

O número de disciplinas é muito limitado. Já sugeri acrescentar “Análise de investimentos” e “Avaliação de empresas” que são modalidades muitíssimo procurado no mercado financeiro e não tive sucesso.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 3 de novembro de 2020

Interessante!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de outubro de 2020

Eu gostei da plataforma do profes, mas queria inserir uma modalidade com mais de um aluno em uma aula só e não sei se isso é possível. Seria interessante criar essa alternativa

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 26 de agosto de 2020

Artigo muito importante, uma avaliação correta da comparação!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 24 de agosto de 2020

A sala realmente é fantástica, só tem um porém: quando eu compartilho minha tela do Excel, o aluno não consegue ver a parte do topo da ferramenta, se pudessem arrumar seria ótimo

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 8 de julho de 2020

A sala é bem bacana, mas o site acaba pecando muito no custo pro aluno e professor. Tudo é necessario pagar ao site - captar aulas, ter aulas, transferir créditos do profes a conta bancária.. isso acaba sendo bem desmotivador para o professor. Deveriam rever esse sistema! Valeu

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 7 de julho de 2020

Top demais.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 29 de junho de 2020

A plataforma é boa, mas quando usei travou muito mais que o Zoom, por exemplo, que para mim é a melhor atualmente.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 21 de novembro de 2019

Acho que este recurso só vai ser interessante quando puder ser personalizado para o professor se tornando uma plataforma do professor e não o professor sendo mais um do Profes. Eu não trago meus alunos para cá por isso. Existem outras plataformas de ensino que me permitem criar uma área do aluno no meu site e levá-lo para dentro da sala de aula sem ele ter que fazer um perfil na plataforma. Quem faz o cadastro do aluno é o professor. Se vocês flexibilizarem este recurso é interessante. Se não, tudo o que vcs disseram da pra ser feito pelo Skype com Google drive.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 16 de Dezembro de 2019

É exatamente o que eu faço.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de Dezembro de 2019

Concordo totalmente com professora Stella M.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de Maio de 2020

Concordo com a Stella. Se eu pago mensalmente a plataforma, deveria ter o direito de usar a sala virtual com alunos captados ou não pelo Profess. Como vou trazer um aluno meu e submetê-lo a um sistema de pagamento diverso do estabelecido entre mim e ele? Vocês deveriam estabelecer um plano em que o professor fizesse uso livre da sala virtual, sem atrelar seus alunos a um sistema de pagamento, afinal, o professor já paga a plataforma mensalmente.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 09 de Julho de 2020

Concordo plenamente. Já pagamos a plataforma. E não vi tantas vantagens assim. Sem contar que trava bastante os recursos. E não o problema não era a minha internet.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de Outubro de 2020

Concordo com a Stella. Acho que custa caro para o aluno fazer aulas e pagamentos pelo Profes. Acho super justo cobrar dos professores para oferecer seus serviços no site, porém para o aluno os valores ficam elevados por contas das taxas cobradas. Acho que teria que se pensar em uma forma menos onerosa para tornar o site e as facilidades oferecidas mais atrativas. Acho o recurso da lousa muito bom, no entanto não consigo compartilhar arquivos de áudio e vídeo com os alunos, ao passo que outras plataformas de vídeo conferência oferecem essas ferramentas. Por fim, super gosto do site PROFES, acho muito útil tanto para professores e alunos. Sem falar no profissionalismo e credibilidade da equipe de gestão e manutenção do site. Estão todos de parabéns. É o meu site favorito.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 15 de setembro de 2019

Boa tarde! Gostei do artigo explicativo dos recursos disponíveis.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 3 de julho de 2019

É possível compartilhar o audio tb?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 23 de junho de 2019

Sim, de fato. A sala de aula é muito boa, oferece vários recursos, porém ainda não consegui fazer o compartilhamento de tela por essa sala.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 5 de junho de 2019

Mas não compartilha a tela do PC do professor, compartilha?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de março de 2019

Bacana.

Existe a possibilidade se dar aulas em grupos.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 25 de fevereiro de 2019

Bom dia. Gostaria de saber se existe a possibilidade de abrir duas telas ao mesmo tempo. Sou professora de piano, então preciso de uma para as mão e outra para o rosto, tanto para mim, quanto para o aluno. Obrigada.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 12 de janeiro de 2019

Gostei muito do recurso disponível ... agora uma pergunta: Há recurso para fazer Aula de Vídeo Conferência? Isto é, com mais participantes?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 12 de novembro de 2018

Muito útil, o aluno pode prestar atenção na aula e interagir, depois assistir novamente para fazer as anotações

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 29 de junho de 2017

Bacana.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 29 de junho de 2017

Bacana.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 7 de novembro de 2016

Interessante

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil