A pirâmide do aprendizado
Por: Profes
01 de Abril de 2021

A pirâmide do aprendizado

Conheça as diferentes eficiências e técnicas de estudo para diferentes métodos

Pedagogia Métodos de aprendizagem Pirâmide do aprendizado Dicas de estudo

A pirâmide do aprendizado

Como vimos no e-book “Descubra seu estilo de aprender e utilize técnicas alinhadas”, variar os métodos, formatos e materiais de estudo melhorará sua compreensão e retenção de informações, além de aprimorar sua experiência de aprendizado. Portanto, a "pirâmide de aprendizagem” mostra as diferentes eficiências para os diferentes método, sugerindo que a maioria dos alunos lembra apenas cerca de 10% do que leem nos livros didáticos, mas retém quase 90% do que aprendem por meio ensinando outros.

O modelo da Pirâmide de Aprendizagem sugere que alguns métodos de estudo são mais eficazes do que outros e que métodos de estudo variados levarão a um aprendizado mais profundo e retenção de longo prazo.

 

Portanto, a pirâmide do aprendizado é um processo que auxilia a todos a escolherem as ferramentas, independente do estilo dominante, para maximizar o aprendizado.

 

 

Além disso, lembre-se de que a chave aqui é variar seu método de aprendizagem. Não pense que palestras, aulas gravadas ou leitura não servem para nada e é perda de tempo As palestras são muito importantes e tem o seu papel dependendo de cada contexto, social, acadêmico e financeiro também.

Cada um dos métodos de aprendizagem apresentados na pirâmide de aprendizagem são importantes. Mesmo que seja difícil para você se lembrar de tudo o que é ensinado durante as aulas, as anotações feitas durante a aula podem ser vitais para sua capacidade de participar de uma discussão do material posteriormente em seu grupo ou de ensinar o material a outras pessoas.

Varie seu método de estudo e seja aplicado em todos eles

 

Quer saber muito mais detalhes? No link abaixo criamos um e-book com estes e outros detalhes e dicas sobre a pirâmide do aprendizado. Clique abaixo e faça o download. 

 

 

Baixar e-book

 

Veja no Academia Profes para alunos outros 10 artigos/e-books com dicas detalhadas em cada um dos 10 itens sobre: Como aprender mais e melhor.

Bons estudos, grande abraço e conte sempre com a gente!

Equipe Profes

447.260 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil