Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
A Técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo. Ela serve para gerenciar efetivamente seu tempo de estudo e fala sobre o quanto o cérebro consegue absorver de conteúdo sem começar a divagar. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.
A técnica deriva seu nome da palavra italiana para tomate (pomodoro), devido ao cronômetro gastronômico na forma dessa fruta – afinal muito da Itália é associado com uma boa comida. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes aumentam sua agilidade mental e absorção de conteúdo.
A técnica é dividida em 5 partes. Um Pomodoro, uma cronômetrada, significa 25 a 30min numa tarefa. Muitas vezes você pode precisar de 3, 4, 5, 6, etc... Pomodoros para cumprir uma tarefa (por exemplo: estudar para prova de matemática, aprender 3 posições de yoga), não tem problema, atente-se a regra.
O que importa é você cumprir o ciclo corretamente = 25min de estudo -> 5min máximo de descanso -> repita 4 vezes -> 30min de descanso -> retorne ao início.
A Técnica Pomodoro é muito poderosa quando se tem maturidade e foco. Após algumas tentativas iniciais, seu cérebro se acostumará com a técnica e ficará muito automático definir as tarefas, os objetivos e depois cumprir os ciclos.
Quer saber muito mais detalhes? No link abaixo criamos um e-book com estes e outros detalhes e dicas de como aplicá-la sobre a Técnica Pomodoro.
Veja no Academia Profes para alunos outros 10 artigos/e-books com dicas detalhadas em cada um dos 10 itens sobre: Como aprender mais e melhor.
Bons estudos, grande abraço e conte sempre com a gente!