A técnica Pomodoro de estudos
Por: Profes
02 de Abril de 2021

A técnica Pomodoro de estudos

A técnica Pomodoro é perfeita para gerenciamento de tempo e otimização de aprendizado

Pedagogia metodologia de aprendizagem Métodos de estudos

A Técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo. Ela serve para gerenciar efetivamente seu tempo de estudo e fala sobre o quanto o cérebro consegue absorver de conteúdo sem começar a divagar.  A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

A técnica deriva seu nome da palavra italiana para tomate (pomodoro), devido ao cronômetro gastronômico na forma dessa fruta – afinal muito da Itália é associado com uma boa comida. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes aumentam sua agilidade mental e absorção de conteúdo.

 

 

A técnica é dividida em 5 partes. Um Pomodoro, uma cronômetrada, significa 25 a 30min numa tarefa. Muitas vezes você pode precisar de 3, 4, 5, 6, etc... Pomodoros para cumprir uma tarefa (por exemplo: estudar para prova de matemática, aprender 3 posições de yoga), não tem problema, atente-se a regra.

O que importa é você cumprir o ciclo corretamente = 25min de estudo -> 5min máximo de descanso ->  repita 4 vezes -> 30min de descanso -> retorne ao início.

 

 

A Técnica Pomodoro é muito poderosa quando se tem maturidade e foco. Após algumas tentativas iniciais, seu cérebro se acostumará com a técnica e ficará muito automático definir as tarefas, os objetivos e depois cumprir os ciclos.

Quer saber muito mais detalhes? No link abaixo criamos um e-book com estes e outros detalhes e dicas de como aplicá-la sobre a Técnica Pomodoro.

 

 

Baixar e-book

 

Veja no Academia Profes para alunos outros 10 artigos/e-books com dicas detalhadas em cada um dos 10 itens sobre: Como aprender mais e melhor.

Bons estudos, grande abraço e conte sempre com a gente!

450.265 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil