Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
O autodidatismo, isto é aprender sozinho, pode ser incrível e frustrante ao mesmo tempo. Se você seguir alguns passos importantes, pode aprender qualquer coisa em apenas alguns meses, porém, caso o processo seja desorganizado, ele pode se tornar um pesadelo real.
Você pode utilizar o autodidatismo para qualquer ramo do conhecimento ou habilidade que você deseja adquirir. Listamos aqui algumas possibilidades de aprendizado que pode despertar em você a vontade de fazê-lo em algum momento da vida:
Aprender algo em apenas alguns meses é muito mais do que ler alguns parágrafos e ver alguns vídeos. O que é crucial para o autodidata é definir com clareza seu objetivo final?
Confira os principais passos para você ter sucesso no processo de aprendizagem:
Aprender algo sozinho pode parecer, mas não é mais difícil do que a aprendizagem em sala de aula. Contudo, pode ser bem vinda à ajuda de um tutor, alguém para lhe ajudar nas horas de dúvidas, troca de ideias e estimular nos momentos de desânimo.
Vale lembrar que o erro é importantíssimo, faz parte do processo. Aprendemos na prática, errando, revisitando a teoria e refazendo novamente, desta forma vamos desenvolvendo habilidades e conhecimentos. Não tenha medo, experimente o suficiente para que sua taxa de erros seja alta, errar faz parte da curva de aprendizado. Utilize a regra dos 10 minutos, isto é, se você travar por mais de 10 minutos, não siga em frente. Se você não consegue resolver seu problema nesse ponto, faça uma breve pausa, peça ajuda a um amigo. Um professor particular pode ser de grande ajuda em casos como esse.
Outras ferramentas e abordagens podem te ajudar nesse momento:
Não desista quando aparecerem as dificuldades. Resiliência é a qualidade que você deve procurar em você mesmo. O prazer de conseguir concluir um curso ou desenvolver uma nova habilidade, não tem preço.