Como aprender inglês com filmes e séries de TV
Por: Profes
04 de Janeiro de 2018

Como aprender inglês com filmes e séries de TV

Caso precise, adicione também a legenda em inglês e cresca seu vocabulário

Inglês inglês avançado Filmes Todos os níveis Intermediário Viagens

Assistir filmes é uma maneira muito divertida de aprender um idioma! E melhor, você pode assistir o que gosta, o que deseja e aprender inglês, ou qualquer outro idioma, ao mesmo tempo!

Com o advento da internet, já não é nada difícil encontrar filmes estrangeiros, em qualquer língua e suas legendas, seja no seu próprio idioma, ou no idioma do país do filme.

Sabe porque é tão bom aprender um novo idioma assistindo TV ou filmes?

Você não sente culpa ou acha que está perdendo tempo por estar assistindo TV, enquanto deveria estar estudando ou aprendendo algo novo. Além do que, hoje, principalmente em inglês, existe uma infinidade de gêneros de séries de TV e filmes, para todos os gostos, seja drama, romance, novelas, comédias ou documentários. Todos podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades de linguagem. 

Mas nada vem de graça. A parte difícil é que é necessário fazer um pequeno esforço para maximizar o potencial de aprendizagem do idioma, o que significa que você não vai poder sentar no sofá, olhar para a tela, desligar o seu cérebro e esperar uma aprendizagem brilhante. 

Alguns especialistas sugerem que para o processo de aprendizagem ser efetivo, devemos estar ouvindo o conteúdo de uma língua onde já entendemos pelo menos 50% do que for dito. Portanto, para pessoas que passaram do nível básico, estão no nível intermediário ou avançado, assistir uma série ou um filme ajuda muito a ganhar vocabulário e não esquecer o que já possui.

E o que é útil em assistir séries de TV e filmes para aprender um novo idioma, seja inglês, espanhol, alemão, hebraico ou turco?

A maioria de nós não precisa conhecer cada palavra para entender o filme. Baseados no contexto, conseguimos ter um entendimento da história, o que estimula a aprendizagem das palavras.

No nível mais avançado, com 70% do entendimento das palavras,  estamos de certa forma ouvindo os 30% restantes e assim, nos sentindo mais seguros para aprender novas palavras e frases do idioma.

É fácil? A sacada é ver o filme com as mesmas legendas do idioma original. Pode ser intimidante no início, mas uma vez que você possui um banco básico interessante de vocabulário, você começa a acumular e aprender novas palavras com a legenda. E se você não pegou alguma coisa, você sempre pode voltar e escutar novamente. Não entendeu uma palavra? Você pode pausar e rapidamente checar no seu celular, laptop ou tablet (se estiver em casa) a palavra mencionada.

Existem 4 níveis de filmes estrangeiros e séries de TV para aprender idiomas, do básico ao mais avançado.

  1.    Programação infantil ou filmes de animação

Comece assistindo desenhos, animações ou séries infantis. A maioria dos programas infantis são educacionais e servem para ensinar a linguagem. Eles possuem uma linguagem simples, quase sempre com imagens correspondentes, e assim acaba sendo fácil entender e aprender. Se você tiver filhos, é uma ótima oportunidade de sentar com eles e assistir a um programa juntos na hora do descanso.

  1.    Comédia

Sitcoms (“situation comedies”, comédias cotidianas) são ótimos, além de muito divertidos. Eles tendem a usar um humor divertido e fácil de entender, onde os gestos físicos e os movimentos complementam a linguagem. Porém tome cuidado com comediantes ou shows para adultos, que geralmente levam uma linguagem que inclui gírias pontuais e linguagem rápida e culturalmente contextualizada nos Estados Unidos.

  1.    Séries policiais, filmes de aventura ou ação

Para aqueles que estão num nível médio no idioma, filmes ou séries de ação são baseados em roteiros simples e bastante visuais, eles se repetem, explicam os principais pontos da trama várias vezes, para garantir que o público esteja entendendo, tornando-o um grande ativo para a aprendizagem de um novo idioma.

  1.    Drama, romance ou humor negro

Quando você acreditar que está pronto para um nível mais avançado, os romances, os dramas e o humor negro são os mais difíceis de entender, pois exageram no uso de expressões idiomáticas e trocadilho de duplo sentido. Filmes e séries que se situam em contextos específicos, grupos étnicos ou culturas minoritárias podem constituir um grande desafio, pois os sotaques são pesados e usa-se muita gíria. Porém, eles são uma ótima fonte de conhecimento cultural e oferecem excelentes práticas com diferentes sotaques.

Agora, uma vez escolhido o material de acordo com seu nível atual ou o nível subsequente, sugerimos as seguintes técnicas para aprender um novo idioma ao assistir filmes e TV:

a)   Assista a um filme sem parar muito

Isso ajuda a obter o entendimento de como uma linguagem funciona. Não entre em pânico se perdeu algo, porém se você parar a toda hora, assim que ouviu uma palavra que não sabe, o filme pode ficar chato e fazer você desistir na metade. 

Então não tente entender todas as palavras. Em vez disso, deixe seu cérebro relaxar e as palavras fluírem naturalmente para seus ouvidos. Lentamente você se encontrará reconhecendo as palavras. Concentre-se nas imagens e no que está acontecendo na tela, desta forma entenderá o contexto que contribuirá no processo de aprendizagem.

Caso fique chateado de não ter absorvido e entendido o filme como gostaria, você poderá revisitar e assistir na sua própria língua em primeiro lugar e um tempo depois, assista novamente no idioma original. Dessa forma, você conhece a história e relaxa.

b)   Assista devagar, aos poucos, retomando algumas partes sem legendas

Assista a um episódio ou filme por dia. Não tente fazer “binge watching” (assistir todos os episódios em sequência). Depois de acabar o episódio, retome alguma parte que tenha gostado mais e assista novamente, agora, sem legendas, só deixando o som das palavras fluírem. 

Como você conhece o roteiro e final do filme ou seriado, mesmo que entenda somente 50% do que está ouvindo, a prática lhe ajudará a reter novas palavras. Neste momento, é hora de anotar e procurar num dicionário, as palavras ou frases que ainda não fazem parte do seu vocabulário.

Hoje, com a Internet ou com a TV conectada, temos acesso mais fácil a uma grande variedade de filmes e séries para todos os gostos e idades. Agora você não tem mais desculpa: NetFlix, Amazon Prime, Apple TV, Youtube, TED Talks, as possibilidades são inúmeras. 

Vivemos numa época de acesso quase ilimitado e muito barato a conteúdos de uma forma geral. Séries de TV, filmes é um formato que agrada 99% das pessoas, portanto aproveite para utilizá-lo na aprendizagem de um novo idioma.

 

 

 

451.170 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 1 de outubro de 2020

Muito bom, Parabéns!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de julho de 2019

Obrigado,e muito importante.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 1 de abril de 2019

Por favor , faça uma lista com nomes de desenhos, animação e séries infantis , para assistir .

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil