Como contratar um professor particular

Pedagogia Aulas de reforço
Como contratar um professor particular
Profes
em 22 de Novembro de 2017

5 passos para encontrar um excelente professor particular para dar aulas particulares a domicílio ou online.

Seu filho está com dificuldade na escola? Alguma regra, equação ou fórmula ficou confusa na explicação do professor? Ele pode está precisando de uma ajuda especializada e personalizada.

Talvez você esteja querendo passar em um concurso público, em um vestibular concorrido. Talvez queira aprender algo novo, como uma língua estrangeira, como inglês, francês e alemão. Talvez queira tirar uma dúvida sobre photoshop, computação, xadrez, artesanato ou culinária. Seja qual for o seu objetivo, você também pode contar com um professor particular com o conhecimento necessário para te ajudar.

Mas como encontrar o professor ideal?

Muitos pais resolvem esse problema contratando um professor particular a domicílio ou online. No entanto, cada pessoa e cada família tem necessidades únicas. Os professores particulares têm muitos graus de conhecimentos e especialidades. Portanto, é importante saber o que você precisa e deseja. Para encontrar o professor ideal, faça uma boa pesquisa que contemple a disponibilidade, a experiência e a didática do professor particular.

Reservamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Siga estes 5 passos:

 

1. Conheça as suas necessidades

 

Se a aula particular for para o seu filho, pergunte a ele sobre suas dificuldades e, se precisar, converse com seus professores do colégio. Se a aula particular for para você, se pergunte quais são as suas necessidades e o que você espera com essa grande ajuda profissional.

  1. Qual o nível de ajuda e aula que ele precisa? Qual é a frequência de aula particular ideal para ele (ou para você)? Desde o início do ano (acompanhamento escolar), para lição de casa ou outras tarefas (reforço escolar) ou algo mais intenso e específico para passar de ano ou em uma prova, por exemplo?
  2. Quais áreas de atenção você ou o seu filho precisam melhorar? Melhorar as notas em uma matéria ou disciplina específica (álgebra, cálculo, TOEFL, teorema de pitágoras ou leitura, por exemplo), ou precisa melhorar em conceitos gerais (matemática, química, português ou inglês), ou finalmente é uma questão de responsabilidade e motivação nos estudos?
  3. Qual é o seu estilo de aprendizagem ou do seu filho? Como ele aprende melhor: lendo, ouvindo, vendo filmes ou aplicando o conhecimento em algo mais prático?
  4. Quanto tempo e dinheiro você pode dedicar às aulas particulares? Não economize demais, mas seja verdadeiro consigo mesmo antes de começar a contratar um professor particular.

 

2. Conheça suas possibilidades

 

Conheça as diversas formas de como encontrar professores particulares.

 

  1. Fale com o coordenador, diretor pedagógico ou professor da escola do seu filho e compartilhe sua preocupação. As boas escolas possuem e conhecem bem as necessidades dos seus estudantes, o progresso neste ano e nos anos passados, a evolução ou involução de suas notas nas avaliações padronizadas e possíveis diferenças positivas e negativas de personalidade. Se você se dispuser a ajudá-lo, questiona-se qual seu nível de conhecimento naquela matéria ou assunto.
  2. Pesquise por professores particulares, peça conselhos na sua escola ou com amigos. Se você ou seu filho já estão matriculados em uma escola, pergunte se ela oferece acompanhamento e reforço escolar no contra-turno (a tarde se o aluno estuda de manhã) como o oferecido pelo profes para escolas.
  3. Confira na internet e utilize plataformas como o profes, que possui uma extensa lista de professores particulares das mais diversas matérias, disciplinas, níveis, avaliações, valores e locais de atendimento.
  4. Fale com amigos e vizinhos para obter informações. Certifique-se de que o professor escolhido conhece o assunto que você precisa.
  5. Veja as avaliações e recomendações dos professores no profes para observar as experiências anteriores de outros alunos e sugestões do algoritmo da plataforma.

 

3. Saiba quanto custa um professor particular e defina o quanto você pode pagar

 

  1. Entenda a diferença de valores entre diferentes professores particulares. Infelizmente, o preço é muitas vezes o fator determinante na escolha de um professor particular. Mas preço nunca deve ser o único fator, qualidade, conhecimento, experiência e avaliações são fundamentais para saber se a aula será efetiva e seu filho ou filha irá aprender de verdade.
  2. Acerte um acordo com antecedência com o professor escolhido. Quais serão as políticas de pagamento e de cancelamento das aulas? O professor particular quer receber adiantando? Após o final da aula? Após o final de um pacote de aulas? Para segurança do professor e do aluno, no profes os professores recebem após o final de cada aula.
  3. Descubra com antecedência quais são as formas de pagamento que seu professor particular aceita. Alguns professores particulares aceitam somente dinheiro e exigem pagamento adiantado. Contratando um professor no profes você poderá pagar com cartão de crédito e boleto bancário.
  4. É importante acordar com o professor sobre as políticas de cancelamento de aula. O que acontece se o professor faltar sem avisar? E se avisar? Ficar preso no trânsito e atrasar muito? Ou tiver que finalizar uma aula rapidamente? E se o aluno faltar? Com quanto tempo pode-se avisar com antecedência sem prejuízo ou multas para nenhum dos lados?

 

4. Faça perguntas antes de contratar em definitivo um professor particular

 

  1. Converse, troque mensagens com o professor antes de contratá-lo pela primeira vez.
  2. Caso ele não tenha perfil, avaliações ou recomendações em plataformas como o profes, pergunte onde você pode pegar referências ou avaliações com outros pais ou responsáveis de alunos.
  3. Veja qual a formação deste professor. Um professor de química que tenha bacharelado em química ou engenharia química muitas vezes é mais adequado do que um professor de física que conhece química. Mas seja flexível, nem sempre isto é verdade.
  4. Veja qual o nível que ele se sente mais confortável. Alguém que ainda está na faculdade talvez tenha um bom perfil para alunos que está prestando vestibular ou ENEM, por exemplo. Outros professores preferem dar aulas para o nível superior e faculdade, muitos só gostam de ensinar para os mais jovens, do Fundamental ou Médio.
  5. Faça perguntas relacionadas a didática e ao processo de ensino –aprendizagem, como: Quanto tempo você demora para se preparar para uma aula? Qual didática utiliza para diferentes tipos de alunos? Você faz algum tipo de avaliação prévia com os alunos e os pais? Como você motiva os alunos? Você utiliza algum material ou conteúdo durante as aulas particulares?
  6. Você gosta de tecnologia? Prefere dar aulas particulares presenciais, em casa, a domicílio ou online? Está atualizado com plataformas de aulas particulares online como o profes que facilitam muito a didática ao utilizar o quadro profes?

 

5. Acompanhe os resultados

 

Encontrar e manter um bom professor particular é uma tarefa difícil, portanto ao ter afinidade com alguns, mantenha um relacionamento saudável para que ambos tenham uma boa experiência. 

  1. Observe como estão indo as aulas do seu filho. Converse com ele depois das primeiras aulas. Pergunte como seu filho se sente em relação ao professor, se ele está feliz e aprendendo. Se a aula for para você, avalie como está indo o seu aprendizado.
  2. Converse com o professor se você sentir que o seu aprendizado, ou o do seu filho, não está evoluindo como você esperava. Dessa forma o professor terá a oportunidade de testar e aplicar metologias  diferentes adaptadas para você.
  3. Se você fizer aulas online e, assim como no profes, a plataforma permitir, faça avaliação do professor, isso ajuda o professor a conseguir mais alunos no futuro.

Plataformas como o profes além de agregar segurança, com pagamento somente após a aula efetuada e com qualidade, trazer novas possiblidades de pagamento como cartão de crédito e boleto, oferecem a possibilidade de se fazer aulas online, sem preocupações de deslocamento e segurança.

Contratar um professor particular de confiança com qualidade não é uma tarefa fácil e óbvia. As vezes você encontra, mas é caro, outras vezes não é tão caro, mas ele não tem disponibilidade. Plataformas que juntam milhares de professores, como o profes, tornam toda tarefa de encontrar um professor particular bem simples.

Basta seguir estes 5 pontos:

  • Conheça as suas necessidades e objetivos acadêmicos.
  • Conheça suas possibilidades.
  • Saiba quanto custa um professor particular e defina o quanto você pode pagar.
  • Faça perguntas antes de se contratar em definitivo um professor particular.
  • Acompanhe os resultados. Mantenha um relacionamento saudável para que ambos tenham uma boa experiência.

É importante oferecer todas as possiblidades para que seu filho ou você progrida na escola ou na carreira. Afinal, educação não é o melhor que você pode oferecer para você, o seu filho e sua família?

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil