Como criar um currículo em inglês
Por: Profes
01 de Junho de 2021

Como criar um currículo em inglês

Alguns cuidados podem fazer a diferença na hora de descrever em outro idioma as suas experiências profissionais

Inglês Gramática Todos os níveis Tradução de currículo

Ter um currículo em inglês pode ser um bom cartão de visita para quem busca um diferencial estratégico em um processo seletivo. Gera uma impressão positiva e enfatiza o domínio do segundo idioma por parte do candidato - se, claro, ele tiver esta habilidade.

Uma pesquisa realizada pelo site de vagas de emprego Catho aponta que profissionais fluentes em inglês conseguem salários até 70% maiores em comparação com quem não domina o idioma. Quando o assunto é o espanhol, a diferença chega a 40%. Seja no momento de conseguir uma nova vaga ou na busca por projeção de carreira, as possibilidades de comunicação em outras línguas se mostram relevantes e valorizadas.

Guarda-chuva em Londres

Cuidados ao traduzir um currículo para o inglês

Na hora de construir um currículo em inglês - ou até mesmo um perfil no LinkedIn no idioma - alguns cuidados não podem ser ignorados e a revisão gramatical e sintática é o maior deles. Escorregar na grafia ou no uso correto de um termo pode ser um ‘tiro no pé’ e gerar o efeito oposto ao desejado, chegando até a ser um fator de eliminação em um processo de seleção.

Neste sentido, se o candidato não está completamente seguro quanto à forma mais adequada de descrever suas experiências profissionais, um caminho é buscar referências - como documentos que ajudam com as colocações e uso de expressões específicas. Periódicos científicos e trabalhos de conclusão de curso em inglês podem ajudar, destaca Larissa Meiglin, psicóloga e supervisora de assessoria de carreira da Catho em entrevista à revista Veja.

Outra opção pode ser a contratação de profissional de tradução com experiência na elaboração deste tipo de documento. Mas, para isso, é essencial que o candidato já conte com um bom currículo em português.

O que não pode é arriscar e recorrer a ferramentas de tradução online. Segundo especialistas ouvidos pela Veja, apesar de pouco recomendada, a prática é usual. Muitos optam por traduzir seus currículos com o auxílio de plataformas gratuitas sem nenhum tipo de suporte para construções de frases mais elaboradas ou específicas e acabam pecando pela falta de precisão.

Currículo em Inglês

Formato

Sobre o formato, o mais indicado é montar um currículo seguindo os moldes estrangeiros ou brasileiro? A resposta é ‘depende’.

Se a vaga for em uma empresa brasileira com atuação no exterior, o candidato pode optar pela tradução do currículo do português para o inglês, sem alterar o padrão e a disposição das informações. Ou seja, elaborando apenas uma versão em inglês para o CV que ele já tem em português.

Agora, se o candidato busca uma oportunidade no exterior, é interessante que ele siga o padrão utilizado no país de destino. 

Em entrevista à Veja, o diretor executivo da Michael Page Brasil, Ricardo Basaglia, enfatiza a necessidade de conhecer o que costuma ser cobrado pelos recursos humanos de outras nações, no caso de candidaturas para vagas no exterior. "Nos Estados Unidos, por exemplo, os currículos não precisam falar da situação pessoal do candidato – como estado civil, ou se tem filhos", comenta. 

Precisa de um tradutor?

Já que você está aqui, não custa nada compartilhar um pouco do nosso trabalho, certo? O Profes é uma plataforma online que conecta alunos e professores particulares dos mais diversos segmentos de educação. De línguas à culinária.

Apesar de o nosso ‘carro-chefe’ ser aulas, você também pode buscar serviços especializados na nossa base de profissionais. E tradução é um deles! 

Para isso, basta clicar aqui ou acessar a aba "Tarefas Profes" no nosso site. Selecione um dos serviços da nossa lista, escreva uma breve descrição do que você deseja e quanto está disposto a pagar pelo trabalho. Com estas informações, nós indicaremos a você os profissionais da nossa base que mais se encaixam com suas necessidades. Bem fácil, bem simples! 

451.151 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil