Como estudar e aprender online?
Por: Profes
25 de Abril de 2018

Como estudar e aprender online?

10 dicas para maximizar o seu aprendizado online

Pedagogia Reforço escolar Ensino Fundamental Aprendizado Jovens e adultos

Como tirar o máximo de proveito para estudar e aprender online? Você acabou de se inscrever no seu primeiro curso online, mas você está pronto para estudar desta forma? Precisa de mais, menos ou o mesmo nível de maturidade e compromisso se comparado ao estudo tradicional, numa instituição física como a escola, ou no campus da universidade? Como estudar com aulas gravadas, ao vivo, com tutores ou professores particulares à distância? Quais são as melhores estratégias para estudar pelo computador?

Fazer cursos ou aulas particulares com um professor particular online pode ser muito conveniente para a maioria das pessoas. Não precisa gastar com transporte, economiza no tempo e o preço muitas vezes também é muito mais em conta. No entanto, a aprendizagem online requer habilidades de gerenciamento de tempo, autodisciplina, maturidade, força de vontade e forte motivação.

Muitas vezes percebemos que a taxa de finalização de um curso online é bem menor que um curso presencial, pois é um desafio ter as qualidade e habilidades acima citadas para completar um curso.

Aqui listamos as 10 dicas de estudo para estudantes online que irão ajudá-lo a ter sucesso:

1. Compreender as ferramentas e alinhar as expectativas

A primeira coisa que você precisa perceber é que os cursos online não são uma maneira mais fácil de aprender, mas sim uma mais conveniente. Para aprender com sucesso online, você precisa dedicar uma quantidade significativa de seu tempo, frequentemente assistir as aulas, concentrar-se durante o estudo e comprometer-se totalmente no seu processo de aprendizagem, assim como você faria por um curso tradicional.

Você também deve ter em mente que, quando você se inscreve em um curso online, espera-se de você:

• Comprometimento total e participação na sala de aula virtual conforme necessário
• Ter familiaridade com tecnologia
• Saber participar de aulas online colaborativamente
• Completar suas tarefas e exames na data pedida
• Ser autodisciplinado

Se você não é capaz ou disposto a fazer a todos os pontos acima citados, provavelmente não terá o resultado esperado.

2. Certifique-se de ter acesso a internet confiável

Acesso a banda larga confiável. As falhas tecnológicas ocorrem o tempo inteiro. Imagine que você está estudando e o seu computador quebra, sua internet falha. Para evitar percalços, salve seu trabalho repetidamente e faça backup regularmente usando um armazenamento na nuvem (por exemplo Dropbox ou Google Drive). Tudo isto para se assegurar em poder acessar seus trabalhos anteriores de qualquer lugar.

Além disso, assegure-se de que você não só tenha um backup do seu material de curso online, mas também salvou as informações de contato do seu professor particular ou tutor em outros dispositivos e ferramentas, como nos contatos de seu telefone celular, WhatsApp ou em e-mail. Um acesso confiável à internet também lhe dará a oportunidade de marcar presença, manter-se atualizado e saber das mudanças súbitas na programação.

3. Tem um espaço de estudo dedicado

Se você decide estudar no seu escritório ou na sua sala de estar, assegure-se de que este lugar seja limpo, organizado, silencioso, sem distrações e disponível para uso nos momentos que deseja. Seu ambiente de estudo deve ser uma das principais preocupações quando você é um aluno online, portanto, certifique-se de que ele se adequa a sua rotina de estudo. Além disso, peça a seus amigos, parentes e colegas que respeitem seu "modo de trabalho" e considere desligar seu telefone e sair de todas as redes sociais ao estudar. Você não vai querer não ser interrompido nem distraído.

4. Defina claramente seus objetivos (de tempo e de aprendizagem)

Certifique-se de ter sempre em mente aonde você deseja chegar, entender qual é o seu objetivo final. O conteúdo descritivo (syllabus) são um excelente roteiro de aprendizagem. Leia com cuidado os requisitos. Tarefas, exames e certificados recebido do seu curso online. Fique focado em seus objetivos. Considere começar com as tarefas mais fáceis.

5. Construa um plano de estudo.

Um bom plano de estudos é fundamental para a aprendizagem online (ver artigo “como criar um plano de estudo.”). Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a construir um bom plano de estudos:

• Planejar com antecedência: Nunca espere até o dia anterior à data de entrega das tarefas para começar a trabalhar nelas. Isso irá deixá-lo estressado e o estresse o impedirá de completar efetivamente as tarefas. Gerencie seu tempo.
• Tenha um sistema de calendário eficaz: A aprendizagem online precisa de estrutura. Crie um calendário de estudos que o ajude a lembrar todas as datas importantes, como exames ou prazos para enviar suas tarefas. Você pode salvar seu calendário em seu computador e na nuvem, para conferir e controlar pelo seu celular. Você também pode criar um planejamento e calendário de estudos e colá-lo na parede.
• Crie uma listas de tarefas: No início de cada semana, faça uma lista das tarefas que você precisa concluir até o final da semana. Isto é uma excelente maneira de priorizar o seu plano de estudo e manter o ritmo correto.
• Defina limites de tempo: Antes de começar a estudar, estime quanto tempo cada tarefa irá demorar para completar, seja um exercício específico ou simplesmente ter que ler um capítulo. Tente manter seus controles de tempo, pois isso irá ajudá-lo a desenvolver a autodisciplina. Além disso, quando você percebe que, apesar de seus melhores esforços, você não pode se concentrar, considere parar um pouco; é melhor esperar até que você possa começar de novo do que desperdiçar seu tempo tentando se concentrar.
• Mantenha o seu calendário: Finalmente, fique atento ao seu plano de estudo. A procrastinação é o pior inimigo dos estudantes online, então tenha certeza de que você permanece organizado, maduro e você não está ficando para trás nas aulas. Se você está tendo dificuldades em enviar suas tarefas em tempo, entre em contato com o professor particular ou do curso online e informe-os para que eles possam ajudá-lo a criar uma rotina de estudo consistente.

6. Peça ajuda se você precisar

Não hesite em entrar em contato com seu professor particular quando estiver travado em um assunto e não consegue progredir. Se você não pedir ajuda quando necessário, você pode acabar ficando para trás, o que pode diminuir sua autoestima, pois talvez você não consiga acompanhar o curso mais adiante. Construa um relacionamento saudável com seu professor e evite mal-entendidos, informe quanto tempo deseja investir em aulas particulares e como gosta de estudar.

Ao pedir aos seus professores particulares e tutores online, você também os ajudará não apenas a avaliar seu nível de compreensão sobre o material, mas também a ter uma Ideia da eficácia da didática utilizada. Tenha em mente que, se você não pedir ajuda quando precisar, seu professor talvez nunca saiba que algo está errado.

7. Reveja, revise, repita

Revisões regulares das coisas que você já estudou não só melhorarão sua memória, mas também ajudarão você a entender melhor o que está aprendendo. Crie suas próprias anotações e teste-se sobre os conceitos-chave da disciplina. Além disso, considere ter um ou mais parceiros de estudo, pois trabalhar em grupo ou com amigos irá oferecer-lhe visões alternativas dos conceitos mais difíceis, dando-lhe motivação para obter melhores resultados. Compartilhe suas notas e hábitos de estudo com seus colegas.

8. Faça pausas estratégicas de descaso mental

Seu desempenho irá diminuir se você for sentindo-se cansado ou frustrado ao estudar. Reserve um tempo pessoal dentro de sua rotina de estudos e você continuará de forma mais eficaz nos seus objetivos. Ao fazer uma pausa, certifique-se de se sair do seu espaço de estudos, o ideal é ter uma mudança de ambiente. Quem sabe você consegue fazer uma atividade física leve, como dar uma caminhada ao redor do quarteirão, ou mesmo relaxar sua mente com um jogo. Tudo isto seguramente irá ajudá-lo a manter o equilíbrio, renovar a energia e voltar a estudar com uma mente descansada.

9. Participe de discussões online

A aprendizagem online não significa necessariamente aprender sozinho. Conecte-se com seus colegas de classe ou virtuais em ferramentas de mídias sociais ou nos fóruns de discussão do seu curso online. Isto irá melhorar tremendamente a sua experiência. Participe ativamente de discussões online e das atividades em grupo, oferecendo sua contribuição.

Seja respeitoso quando você não concorda com outros membros do seu grupo online e sempre escreva em frases completas e claras para evitar mal-entendidos.

10. Permaneça motivado e otimista

Finalmente, não subestime o esforço necessário para se comprometer com seu aprendizado online. Para garantir que você fique motivado e engajado em sua experiência de aprendizagem online, considere seguir estas dicas:

• Sinta-se livre para criar sua rotina de estudo no seu próprio jeito e ritmo
• Decore seu espaço de estudo com citações inspiradoras, agenda e post-its
• Nunca esqueça o motivo e os objetivos pelo qual você decidiu fazer este curso online
• Aceite que você terá dias mais produtivos e outros menos produtivos
• Tenha comidinhas saudáveis para aumentar sua energia
• Recompense-se sempre que você completar uma tarefa desafiadora
• Certifique-se de descansar a mente e o corpo de tempos em tempos
• Fique otimista e siga em frente.

Siga estas dicas de estudo para alunos online e você poderá fazer do seu aprendizado online uma experiência divertida e gratificante. Aproveite que o conhecimento é infinito e está ao alcance de suas mãos.

450.514 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil