Como estudar em grupo
Por: Profes
02 de Abril de 2021

Como estudar em grupo

Dicas de porque pode ser bom e como estudar em grupo

Pedagogia Estilos de aprendizagem Estilos de estudo Dicas de estudos metodologia de aprendizagem

Formar grupos de estudo é uma estratégia muito eficiente para aprimorar o aprendizado. Não é uma solução feita para todos. Precisa ter disciplina, a maioria dos grupos podem ser distrativos, podem ser perder em conversas, jogos, piadas. É necessário ter maturidade de seus membros.

Isso ocorre porque os grupos compartilham percepções exclusivas e aprendem uns com os outros. Lembre-se que, de acordo com a pirâmide do aprendizado do Dica anterior, ensinar é a forma mais eficiente de aprender.

Os membros do grupo também podem esclarecer conceitos confusos uns para outros particpantes. Grupos de estudo são particularmente eficazes para concluir projetos mais complexos, desenvolver apresentações e se preparar para exames.

 

 

Benefícios de se estudar em grupo:

1. Entender melhor o assunto

2. Estudar de verdade

3. Obter uma visão abrangente

4. Desenvolver maturidade

5. Ganhar experiência de trabalho em equipe

6. Aprender a combater a procrastinação (deixar para depois) e estudar mais

7. Aperfeiçoar a habilidade de resolução de problemas

8. Reúna-se no ambiente que você escolher, aprenda a trabalhar online

9. Motivar e inspirar uns aos outros

 

 

Veja a seguir estratégias para maximizar o aprendizado em grupo:

  1. Criem objetivos e metas claros: Logo no início do encontro, faz-se necessário que discutam o objetivo daquele encontro, tenha um planejamento de quantas sessões serão realizadas e qual a meta final do estudo.
  2. Venham preparados: Se todos vieram despreparados, muito do encontro será perdido aprendendo, ninguém estará preparado para desenvolver ou ensinar itens pontuais. O ideal é que cada membro venha preparado com as dúvidas e os que já sabe
  3. Tenham certeza que todos participem: O ideal é que ninguém fique para trás, para isto cada membro deve participar ativamente. É interessante que cada membro tenha pelo menos uma tarefa dentro do estudo, do projeto. Uma ótima maneira de cada membro contribuir é designar tópicos específicos para serem ensinado aos outros, pois, como vimos anteriormente, ensinar é uma ótima maneira de as pessoas aprenderem.
  4. Mantenham o foco e a direção: Em muitos grupos não há um líder como há em reuniões de organizações, mas idealmente é eficiente encontrar alguém que lidere aquela seção, gerenciamento o material, os objetivos, o tempo e o andamento do estudo.

 

Quer saber muito mais detalhes? No link abaixo criamos um e-book com estes e outros detalhes sobre dos beneífcios de se estudar em grupo e dicas de como fazê-lo corretamente.

 

 

Baixar e-book

 

Veja no Academia Profes para alunos outros 10 artigos/e-books com dicas detalhadas em cada um dos 10 itens sobre: Como aprender mais e melhor.

Bons estudos, grande abraço e conte sempre com a gente!

450.485 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil