Como estudar para o ENEM
Por: Profes
25 de Abril de 2018

Como estudar para o ENEM

10 passos que ajudam você a estudar e passor no ENEM

Pedagogia Enem

Ao permitir se preparar para o ENEM com pelo menos 8 a 10 meses de antecedência, você tem uma excelente oportunidade para definir o tempo e o método necessários para obter o melhor resultado possíve. Seu maior desafio provavelmente será manter a motivação e ritmo de estudos durante todo esse período, mas para isto daremos abaixo dicar preciosas.

Com 8 a 10 meses para se preparar, você pode pensar em dividir seu tempo de estudo em 3 partes. Durante os primeiros 3 meses, o foco em dominar os principais conteúdos, bem com as regras para ter uma redação nota 1.000. Nós 3 meses seguintes, você deverá refinir o que já sabe e conhecer e aprofundar os assuntos que tem menor familiaridade. Nos últimos 2 meses, você deve começar a revisão e a fazer simulados preparatórios. Os simulados que darão uma ideia de como você está e qual são os assuntos que você está com dificuldade.

Nas vésperas da prova concentre-se em deixar um tempo para descansar um pouco mais, se preparando como um corredor quando vai dar um sprint final.

Veja estes 10 passos que ajudam você a estudar e passar no ENEM:

 

1. Reserve um tempo suficiente para estudar com calma

Não deixe para o último minuto! Enquanto alguns alunos conseguem ir bem numa prova deixando para estudar na última hora, para a maioria de nós, esta não é a melhor maneira de estudar para um exame do ENEM. Para ajudar a resolver o gerenciamento do seu tempo, configure um cronograma de estudos. Trate como um projeto com começo, meio e fim, onde cada parte tem seu espaço e tempo.

 

2. Organize seu espaço físico de estudo

Certifique-se de ter espaço suficiente para espalhar o seu computador, seus livros didáticos e caderno de notas. Há bastante luz branca no local? Sua cadeira está confortável?

Tente se livrar de todas as distrações, programe tempos de ficar no facebook, Youtube, Games e outros aplicativos. Certifique-se de ficar confortável para ser capaz de se concentrar o máximo possível. Para algumas pessoas, isso pode ser ficar num local absolutamente silencioso, para outros, a música de fundo pode ajudar a estudar para o ENEM.

 

3. Abuse de fluxogramas, mindmaps e gráficos

Objetos imagéticos podem ser muito úteis para memorizar um assunto ou entender um tópico. No início de um grande assunto, um conceito difícil, desafie-se a desenhar os fatos e conteúdos em formatos diversos, aqueles que funcionam para você.

Chegando mais perto do exame, consolide o tópico em listas e notas resumidos em umas poucas páginas. Conseguir organizar suas ideias em formato visuais pode ajudá-lo a lembrar rapidamente tudo o que você precisa saber durante a prova.

 

4. Organize grupos de estudo com amigos

Junte-se com outros amigos que também estão prestando o ENEM para boas sessões de estudo em conjunto. Você seguramente terá dúvidas em conceitos e exercícios para os quais eles sabem a resposta e vice-versa. Estudar com outras pessoas pode ajudar a manter o foco, ao mesmo tempo que dá uma certa leveza e segurança que outros estão no mesmo barco, e fazer com que você estude cotidianamente por muito mais tempo.

 

5. Dê uma de professor, ensinando conteúdos que você conhece

Sempre que puder, atue como um professor, ensinados conteúdos que tem familiaridade profunda, um ou outro tópico, para colegas estudantes (se não souber profundamente, não tem problemas, somente deixe aclaro se você não tem conhecimento completo sobre o assunto). Esta é uma excelente forma de entender e memorizar o conteúdo. Isso firmará o conhecimento e deixará claro em seu cérebro, além de sinalizar as matérias que você, ao contrário, não tem familiaridade e precisa estudar mais.

 

6. Faça o máximo de simulados e estude as provas antigas

Uma das formas mais eficazes de se preparar para os exames é praticar por meio de versões anteriores que estão disponíveis na internet, em aplicativos ou pela sua própria escola. Provas antigas ajudam você a se acostumar com o formato das perguntas e, se você tiver tempo, também pode ser uma boa prática para garantir que você gaste a quantidade certa de tempo correta em cada pergunta.

 

7. Mantenha uma vida cultural fora do ENEM

Se você não parar para fazer coisas que não remetem aos assuntos do ENEM, seguramente não conseguirá manter os níveis saudáveis de otimismo, energia e foco. Alimente-se adequadamente, cozinhe para você mesmo se você gosta de cozinhar. Distraia-se de tempos em tempos. Vá a cinemas, jante fora, passeie no parque nos fins de semana. Mesmo uma andada até a padaria, uma ida ao supermercado, ajuda seu cérebro a se distrair e estar pronto para novos conteúdos.

 

8. Faça pausas regulares

Embora você pense que é melhor estudar sem parar, o maior número possível de horas no dia, no mês, isso pode ser prejudicial ao seu desempenho. Sabemos que o cérebro também é um músculo, ele cansa e ele precisa descansar. Para a retenção de conhecimento de curto, médio e longo prazo, a realização de pausas regulares realmente é benéfico.

Veja o artigo “Como montar um plano de estudos (que funciona)?” entendendo que cada pessoa tem seu estilo de estudo. Desenvolva uma rotina de estudo que funcione para você. Se você é uma pessoa diurna, tome um bom café reforçado, comece cedo e vá com foco durante o dia, com algumas pequenas pausas até a hora do almoço. Mas se você é mais produtivo durante a noite, estude um pouco pela manhã, faça uma boa pausa durante o almoço e comece a estudar com pequenas pausas até o jantar e depois focado durante a noite.

Se precisar sair de casa, jogar rapidamente um game, ver um filme ou vídeo no Youtube, não se sinta culpado de não estar estudando, descanse a mente, não perca o otimismo e logo depois siga em frente.

 

9. Planeje bem o dia do seu exame

Certifique-se de deixar tudo organizado bem antes do seu exame - não deixe para perceber de repente, na véspera, que não conhece o caminho do local do exame ou o que você deveria levar. Verifique todas as regras e requisitos e planeie sua rota e tempo de viagem. Se possível, faça um teste da viagem na semana anterior. Caso não consiga, crie instruções claras.

Saiba quanto tempo demorará para chegar lá - depois adicione algum tempo extra. Você realmente não quer chegar tendo tido que correr a meio caminho ou se sentir nervosos e cansado fisicamente por ter se perdido no caminho.

Tome um café reforçado, relaxe o corpo e a mente, veja TV, medite, leia as notícias do dia ou simplesmente não faça nada, apenas tome um bom banho. Leia o artigo “Tenho prova amanhã, o que fazer” que trará dicas preciosas para você se dar bem no dia do exame.

 

10. Beba água!

Como uma dica final, lembre-se de que estar bem hidratado é essencial para que seu cérebro trabalhe bem. Certifique-se de continuar a beber muita água ao longo de seus estudos, e também no dia do exame. Água é o elemento vital.

 

Caso precise de auxílio externo, não hesite em contratar professores particulares, para ter aulas particulares nos conceitos que mais tem dificuldade ou não conseguiu compreender completamente, seja em matemática, português, contabilidade, economia ou história.

Seguir responsavelmente e organizadamente é a melhor forma de ter certeza que você tem as maiores chances de passar na tão desejada faculdade.

451.412 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 22 de maio de 2021

Obrigado a gente nunca aprendi tudo por mais que estudamos cada dia é uma surpresa Samos que nem crianças

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de setembro de 2020

Muito obrigado, por me dar essas dicas.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de setembro de 2020

Muito obrigado, por me dar essas dicas.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de setembro de 2020

Muito obrigado, por me dar essas dicas.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 5 de agosto de 2019

Obrigada, Deus abençoe ♥️

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil