Como montar um plano de aulas (que funciona)?
Por: Profes
23 de Julho de 2018

Como montar um plano de aulas (que funciona)?

Criar um plano de aulas não só ajuda o aluno a aprender melhor, como lhe dá a organização necessária para maximizar o retorno financeiro e emocional.

Pedagogia Reforço escolar Aulas de reforço aula particular professor particular

O que é um plano de aulas?

Um plano de aulas é um modo organizado que descreve os horários de aulas e os objetivos de aprendizagem do estudante para o qual você está ministrando aulas particulares. É um cronograma, um calendário frequente de tarefas relacionadas aos estudos de seus alunos. Criar um plano de aulas não só ajuda o aluno a aprender melhor, como lhe dá a organização necessária para maximizar seu retorno financeiro e emocional.

 

Por que é necessário ter um plano de aulas? Por que criar um plano de aulas?

O professor particular tem de certa forma uma grande variabilidade de agenda, o plano de aulas é uma das formas mais eficazes de disciplinar (ou se autodisciplinar) para trabalhar profissionalmente e maximizar seus ganhos. Ter a frente objetivos claros, horas de início e fim, dá tranquilidade para cumprí-los.

Não existe absolutamente um plano de aulas correto que serve para todos os professores particulares. Ao criar seu plano de aulas personalizado, você precisará entender claramente a sua agenda e gerenciar seu próprio tempo. Será necessário abrir espaços na agenda, encontrar dias em que substituta os compromissos pessoais, esportivos e atividades extra-curriculares para atender os alunos e assim fazer das aulas particulares sua renda principal ou secundária.

Periodicidade é um dos itens mais importantes, por isso alguns professores vão se dedicar duas horas por dia, três vezes por semana a dar aulas particulares, outros preferirão oito horas por dia seis dias por semana, assim o importante é criar metas para poder focar em cumprí-las.

Veja estes seis dicas de um plano de aulas de sucesso, aquele que funciona para os melhores professores particulares do Brasil:

 

  1.    Defina o objetivo para o ano

Defina o objetivo para ano: dar trinta aulas por semana no ano letivo, cobrar um valor médio acima de R$ 80 / aula, aumentar o número de alunos recorrentes. Escreva este objetivo no alto da sua página do plano de estudos, cole na geladeira, cole em cima da TV ou no seu computador.

O objetivo não pode ser difícil demais ou inatingível, senão pode ter o efeito inverso e ser um desmotivador. O objetivo também não pode depender completamente de terceiros. Sabemos que o valor depende de outros professores, da oferta e demanda (ver o artigo “Quanto cobrar por uma aula particular?”), mas ao colocar objetivos, você se compromete a correr para cumprí-los e isto o relembra de não andar ao sabor do vento.

No meio do período (do semestre ou do ano), revise e ajuste um pouco o objetivo para ser plausível, mas não o reescreva completamente.

 

  1.    Pesquise as demandas dos alunos

Liste todos as matérias que você tem capacidade de ministrar com alta qualidade. Mantenha-se atualizado, estude para acrescentar o máximo de especialidades nas matérias que sabe dar excelentes aulas.

Depois coloque estas disciplinas num papel e tente saber das demandas sazonais, isto o ajudará a ter uma ideia abrangente e clara de quanto poderá cobrar e em que época do ano, criando propostas de aulas particulares, descontos e pacotes que aumentem sua quantidade de aulas ministradas.

 

  1.    Abra seu leque de conhecimento das ferramentas tecnológicas

Você dá aulas online? Conhece a Sala Profes? Poder ministrar aulas de alta qualidade a distância num quadro virtual aumentará consideravelmente a demanda por suas aulas, pois você estará exposto a alunos de todo Brasil.

O quadro é a evolução do Skype, quanto alunos falaram que suas aulas foram ótimas, mas no fundo se queixam quando você vira de costas ou de lado para escrever algo num quadro negro? É difícil de saber, e você, o não ver mais o seu aluno, pensará provavelmente que ele passou de ano e não precisa mais de aulas ou não gostou de uma explicação, mas no fundo, certamente, desistiu por causa da fluência da aula.

Ele não te conta e simplesmente some. Mas as plataformas tecnológicas, como o profes, que colhem uma infinidade de dados sabe quando o aluno volta e contrata outros professores. Sabemos que isto acontece na maioria dos casos mais quando a aula é online num Skype do que na sala profes.

 

  1.    Fique em contato periódico com seus alunos

Tenha um contato profissional simpático e periódico com seus alunos, frequentes ou não. Trate-os como “clientes-amigos”, isto é um cliente com respeito, mas com uma proximidade interpessoal. Não é simplesmente perguntar a toda hora se eles estão bem ou como foram as provas! Perscrute, examine, cada um deles, criando fichas com anotações individuais, com o nome, idade, escola, estilo de aprendizagem, dificuldades pontuais e gerais, imagens das aulas, etc.

E de tempos em tempos acesse estes alunos com dicas, exercícios, notas, resumos, artigos motivacionais ou sobre conteúdos didáticos ou, que efetivamente vão ajudá-los nos objetivos para os quais você foi contratado. E nada custa enviar mensagens simpáticas de Feliz Aniversário, Bom Natal, Bom Ano Novo, Boas Provas, recorrentemente.

 

  1.    Escolha um local adequado para dar aulas particulares

É muito importante ter excelentes locais para ministrar as aulas particulares. Não é segredo que o ambiente de estudos tem um impacto profundo nos resultados e nas avaliações. O espaço entre as mesas e cadeiras, a luminosidade, a temperatura, a orientação da lousa, etc., tudo contribui para a concentração dos estudantes, a capacidade de receber informações e retê-las.

O local tem que ser livre de distrações: barulhos, gente passando, bagunça ou falta de móveis adequados. Portanto elimine todas as distrações possíveis. Coloque o celular em silêncio completo (até mesmo desligando os sons, o wifi ou a vibração). Se for o caso, desligue o wifi dos gadgets (aparelhos eletrônicos) que estiver utilizando, só o ligando quando for realmente necessário para estudar (que é na maioria dos casos).

Veja no artigo “Onde, em que local, dar aulas particulares?” os detalhes de como escolher um bom local para ministrar suas aulas particulares.

 

  1.    Reserve tempo para as atividades extracurriculares e sociais

Reserve um tempo para atividades não-acadêmicas afinal ninguém é de ferro. Ao bloquear o calendário anualmente, você também precisa ter certeza de que está reservando tempo para a família, deslocamentos e descansar a mente. O professor particular tende a aceitar qualquer aula em qualquer espaço que esteja vago. Mas isto é ruim para disciplina, cumprimentos dos objetivos e planeamento anual, acaba desviando o foco e tornando-o desorganizado, influenciando na qualidade, preço e pontualidade.

Um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e sua vida profissional é fundamental. Bloqueie a agenda para aqueles eventos que você não pode faltar, como aniversários, shows, levar o cachorro para rua, encontros de amigos, familiares ou mesmo uma consulta médica.

Porém, as oportunidades não podem deixar de serem aproveitadas, bloqueie ou diminua estas atividades extracurriculares em casos especiais, como as vésperas de provas e períodos de alta sazonalidade em suas disciplinas

Seguir responsavelmente e organizadamente é a melhor forma de ter a certeza de que você tem as maiores chances de ter um ano tranquilo, feliz e prazeroso, conciliando alto rendimento e retorno financeiro.

Conheça os recursos didáticos do Profes!

Dalva W. há 1 mês

Òtimo!

Antonio L. há 2 meses

Muito bem desenvolvido!

Gerson R. há 5 meses

Muito bom!

Efraim O. há 7 meses

Excelente artigo!

Osvaldo S. há 7 meses

Parabéns!!!!

Marco S. há 10 meses

obrigado

Kary F. há 1 ano

Muito bom. Excelentes dicas.

Paulo C. há 1 ano

parabens.

Excelente.

Ana S. há 1 ano

Gostei do artigo

Artigo valioso

Rodrigo S. há 1 ano

Ótimo artigo. Ajuda muito na montagem dos planos

André A. há 1 ano

Ótimo artigo! Espero que todos aproveitem para um excelente 2023. Obrigado!

Jomar O. há 1 ano

Muito bom parabéns

Artigo super útil. Obrigado equipe Profes.

Valeu pelas dicas preciosas!

Simone M. há 1 ano

Obrigado pelas dicas, vou organizar melhor minhas aulas em 2023. Gratidão!

Chinedu N. há 2 anos

It's a good idea.
I liked this article.

Fábio V. há 2 anos

Ótimas dicas, já criei o meu Plano de aulas, já possuo alguns alunos , ou contato com eles em menos de 60 dias de Plataforma Profes

Marcel L. há 2 anos

Dicas preciosas. O planejamento é essencial.

Gilvan C. há 2 anos

Excelente artigo! É necessário ter planejamento para as metas do dia dia.

Luis D. há 2 anos

Obrigado!!

Alex X. há 2 anos

Dicas legais!

Adriana G. há 2 anos

Boas dicas...

Rosane P. há 2 anos

Planejar é essencial.

Ivan D. há 2 anos

Obrigado, seguirei as dicas.

Taíse S. há 2 anos

Excelente artigo. Planejamento e organização é vida. Amo

Ícaro B. há 2 anos

Muito obrigado pelas dicas!!!

Simona S. há 2 anos

Gostei!

Silvana S. há 3 anos

Excelentes dicas ,6 dicas importantes para a organização do trabalho! Parabéns pelo Resumo!

Luana K. há 3 anos

Excelente artigo muito útil as dicas obrigada

Chinedu N. há 3 anos

This article is very interesting. It's advantageous.

Rosangela A. há 3 anos

Bastante proveitoso este artigo, dicas que verdadeiramente devem consideradas. Parabéns ao autor!

Fernando N. há 3 anos

Todo bom professor sabe da importância de planejar suas aulas com antecedência.

Erica S. há 3 anos

ótimo

Araci M. há 3 anos

Muito bom mesmo . Planejamento é a chave de sucesso pra tudo

Márcio L. há 3 anos

O planejamento é uma etapa necessária em qualquer atividade.

Marilene R. há 3 anos

Artigo muito bom!!!

Helena N. há 3 anos

Muito bom!

Antonio R. há 3 anos

Interessante!

Diego L. há 3 anos

Muito obrigado pela dica!

Rodrigo L. há 3 anos

Conselhos preciosos!

Gabriel C. há 3 anos

Muito obrigado pela dica!

Marcos B. há 3 anos

Que satisfação!!!!

Flavia S. há 3 anos

Obrigada

Allesson M. há 3 anos

Conteúdo demais!

Michelle S. há 3 anos

Isso aí

Julia A. há 3 anos

Valiosas dicas!

Giuseppe S. há 3 anos

Como faço para disponibizo minhas vídeo aulas pelo site ?

Maria C. há 4 anos

Dicas interessantes!

Carlão J. há 4 anos

Muito bom

Gerson M. há 4 anos

Geerson 23 dezembro 2020 boa dicas

Marines M. há 4 anos

Boas dicas!

Regina G. há 4 anos

Gostei das dicas! Abraços!

Francisco O. há 4 anos

Excelente material,
Muito obrigado.

Nadir O. há 4 anos

Obrigada. Muito útil.

Valter J. há 4 anos

Muito bom e útil. Obrigado.

A organização e a didática são fundamentais para o alcance dos objetivos e das metas educacionais.

Eliana S. há 4 anos

Organização e didática, são peças fundamentais para se atingir os objetivos educacionais.

Alexandre Z. há 4 anos

Boas dicas, muito obrigado

Clarice F. há 4 anos

Dicas muito úteis.

Aline C. há 4 anos

Agradeço pelas dicas

Wilson L. há 4 anos

Está mais para um plano de ação, com cronograma, objetivo, metas, técnicas e ferramentas. Muito útil, assim como também o é um plano de aula básico, mesmo que depois seja subdividido e modificado, a cada novo(a) aluno(a).

Consultor B. há 4 anos

Grato Wilson

Cleudinea P. há 4 anos

Exatamente? Concordo que um.plano de ação e não um plano de aula.

Claudia S. há 4 anos

Muito significante, Adorei.

Tamires Q. há 4 anos

Excelentes dicas!

Wolmir B. há 4 anos

Boa dicas para o trabalho se tornar prazeroso.

Roberto S. há 4 anos

Muito bom

Elzo R. há 4 anos

Obrigado pelo artigo.

Pablo S. há 4 anos

Ótimo !
Gostei!
Muito obrigado !

Edvaldo A. há 4 anos

Boas sugestões.

Cidália S. há 4 anos

Olá! Muito obrigada! Irá me ajudar bastante.

Taline R. há 4 anos

Adorei!!!

André V. há 4 anos

Já tenho uma agenda bem definida após anos de experiência. Inclusive já me acostumei a lecionar disciplinas radicalmente diferentes em sequencia. Tudo é treino.

Consultor B. há 4 anos

Legal André, que tal escrever um artigo de blog explicando suas técnicas. Se o fizer, daremos destaque e ganhará pontos Profes. Acho que vai ajudar diversos outros professores e alunos. Grande abraço

Marina A. há 4 anos

Achei interessante concentrar uma área de conhecimento em um dia específico

Cesar M. há 4 anos

Muito obrigado , por compartilhar seu conhecimento.

Elaine G. há 5 anos

Ser organizado é tudo na profissão de professor particular.

Hugo A. há 5 anos

Excelentes dicas! Muito úteis e claras!

Hugo A. há 5 anos

Excelentes dicas! Muito úteis e claras!

Hugo A. há 5 anos

Excelentes dicas! Muito úteis e claras!

Leonardo M. há 5 anos

✌ muito bom!

Geraldo M. há 5 anos

Olá,
A planilha acima, que pode ser definida como planilha de trabalho, de estudo e de vida, é muito útil tanto para o professor quanto para o estudante.
Porém, o corpo do texto necessita de algumas, poucas, correções, principalmente em pontuação, para melhorar sua fluidez e compreensão.
Já o Plano de Aula, para o professor, que pode ser feita tanto no word quanto no excel, é o documento no qual o profissional educador descreve, discrimina, conceitua, desenvolve metodologias, estratégias, táticas, etc.; estabelece cronogramas diários, semanais, mensais, anuais, bimensais, etc.; determina o conteúdo programático; prevê recursos humanos, tecnológicos(internet, projetores diversos, etc.), além da plataforma Profes, recursos didáticos (livros, apostilas, revistas, jornais, gibis, textos produzidos pelo professor, vídeos pertinentes, dinâmicas de grupo, etc.), testes psicológicos e pedagógicos para o levantamento de perfil cognitivo e de desenvolvimento da aprendizagem por parte do aluno, etc.; organiza levantamento de interesses; provê o sistema de avaliações, tais como avaliações diagnósticas, avaliações de verificação de aprendizagem, avaliações metacognitivas, avaliações finais; etc.
A partir do Plano de Ensino, os Planos de Aulas devem ser elaborados. Planejam-se, neste documento, as competências e habilidades a serem desenvolvidas; o conteúdo programático; os recursos didáticos, tecnológicos, e materiais, necessários para a aula; as estratégias de ensino; o local onde a aula será ministrada; exercícios de fixação, compreensão e consolidação da aprendizagem; o tempo de aula; objetivos; justificativas; avaliação da aula(feedback); entre outros elementos.
Grato.
Prof. Geraldo Inácio.

Consultor B. há 5 anos

Professor, muito obrigado. Realmente não temos revisor, escrevemos muito e saem erros. Se quiser copiar, colar num Word, editar e enviar novamente, nós citaremos você no artigo. Algo na linha "...como bem disse o Prof. Geraldo Inácio Marques, o plano de aula..." Se conseguir nos ajudar, agradecemos. Estamos no contato@profes.com.br. Att

Isaura A. há 5 anos

Obrigada. Muito interessante e me ajudará a organizar-me

Excelente.

Shirlei Z. há 5 anos

Ótimo conteúdo, de grande ajuda!

Daniele S. há 5 anos

De fato, agrega muito aos professores, principalmente aos que são novos dentro da plataforma. Que conteúdo fantástico!

André B. há 5 anos

O item 2 "Pesquise as demandas dos alunos" me lembrou de outras especialidades que eu não tinha adicionado ao meu perfil. Foi uma leitura bastante útil.

Consultor B. há 4 anos

Legal André, que tal escrever um artigo de blog falando sobre isto? Se o fizer, daremos destaque e ganhará pontos Profes. Acho que vai ajudar diversos outros professores. Grande abraço

Lucas M. há 5 anos

Muito obrigado, excelente post!

Nadir P. há 5 anos

Muito bom
Mais um artigo super útil. Essas dicas são muito importantes para nós.

Jose B. há 5 anos

Excelente!

Valter J. há 5 anos

Bom.

Elaine M. há 5 anos

Muito bom!

César O. há 5 anos

Gostei! Boas dicas.

Carla M. há 5 anos

Muito bom!

Daniella S. há 5 anos

Muito bom!!

Fabio M. há 5 anos

Interessante

Jeanne L. há 5 anos

ótimo esse plano de estudos!

Luana A. há 5 anos

Muito interessante, inclusive é interessante para alunos também, pricipalmente os que estão estudando por conta propria para vestibular ou concursos.

Rodrigo P. há 6 anos

otimo

Agnaldo S. há 6 anos

gostei do artigo, mas a preparação nunca tive, aprendi na raça, acho deveria ter curso presencial para aprender, fico no aguardo.

Lais V. há 6 anos

Eu também adorei todas essas dicas para se tornar uma ótima professora. Tenho que ter muita preparação.

Igor D. há 6 anos

Ótimo artigo, ajuda bastante melhorarmos em nossas atividades.

Andrea P. há 6 anos

Boa tarde.
Sou iniciante no "Profes". Interessantíssimo o artigo e acrescentou-me muito.
Optei por aulas em domicílio ou a combinar pois é totalmente impossível (já fiz várias tentativas) ministrar aulas via Skype de minha residência. Sei que isso dificulta a procura de alunos por mim, ainda mais nos dias atuais...mas sigo em frente! Muito obrigada!!!

Flávia R. há 5 anos

Andrea, porque você não usa a sala Profes?

Vitor D. há 6 anos

Verdade. Planejamento é fundamental para o professor, principalmente o particular, pois se trabalhar com alunos de níveis de escolaridade diferentes. É necessário que o professor faça adequação ao nível de conhecimento do aluno. Dessa forma, o profissional ganha tempo e não se complica na atuação cotidiana.

Rosana G. há 6 anos

Excelente artigo. E sobre a dica número 6, como professora tempo integral há muitos anos, sei da importância de organizar sua agenda de forma a separar tempo na semana e ao longo do ano para a vida pessoal e também para reciclagem. O professor é acima de tudo 'um aluno dedicado', e deve tomar cuidado para não esquecer de participar constantemente de cursos, 'workshops' e manter seus certificados atualizados. Para isso, é preciso planejar seu tempo e dinheiro com eficiência - não deixar sua agenda 'bagunçada', sem espaço suficiente para outras atividades, e separar o dinheiro para investir em cursos e certificados.

Rudney C. há 6 anos

Sua resposta é tão boa quanto o artigo, Rosana. Apoiadíssima! Parabéns!

Rosana G. há 6 anos

Rudney, obrigada. Boas aulas!

Consultor B. há 4 anos

Legal André, que tal escrever um artigo de blog explicando suas técnicas. Se o fizer, daremos destaque e ganhará pontos Profes. Acho que vai ajudar diversos outros professores e alunos. Grande abraço

Consultor B. há 4 anos

Desculpe, coloquei nome errado, Rosana!

Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos