Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
Você costuma realizar um planejamento de aula antes do encontro com os alunos? Ele é essencial para garantir a qualidade do ensino e todo professor deve fazê-lo antes de ministrar suas aulas. Quer saber por que ele é tão importante e como pode ser feito? Então prossiga com a leitura, pois esse artigo foi preparado justamente para quem possui essas dúvidas!
No planejamento, o professor define que conteúdos serão abordados, faz a divisão do tempo, separa os materiais de apoio que usará, como imagens e exercícios, enfim, cria um esboço de como a aula acontecerá.
Assim, ter o planejamento bem definido permite nortear o processo de ensino, facilitando que todas as necessidades do aluno com relação ao aprendizado sejam supridas no tempo correto. Para um bom planejamento acontecer, é preciso passar por algumas etapas. Separamos quais são e falamos um pouco de cada uma em seguida.
O primeiro passo para o planejamento ser feito é definir o que será incluso em cada aula particular. Estabeleça os conteúdos de acordo com o estágio de cada aluno no processo de aprendizado. Considere quanto tempo você possui para abordar a matéria e cuidado para não separar conteúdos demais, tornando a aula corrida, ou de menos, tornando a aula pouco produtiva.
Para auxiliar, estabeleça objetivos que devem ser atingidos naquela aula para que, no final, você possa conferir se o rendimento do aluno ficou dentro do esperado para os conteúdos separados.
Agora que os assuntos da aula já estão definidos, chegou a hora de organizá-los no tempo da aula. Tenha em mente a duração total e divida a aula em partes: reserve o tempo necessário para abordar cada um dos temas, para passar exercícios, tirar dúvidas do aluno, etc.
Tudo o que a aula pode incluir deve ser previsto na divisão do tempo. Assim você não se perde, não torna a aula confusa ou corrida e evita extrapolar o tempo combinado.
O que você gosta de usar em suas aulas? Imagens, vídeos, apresentações de slide, listas de exercício, gráficos e infográficos, dentre outros materiais, devem ser selecionados também no planejamento.
Lembre-se que o professor particular online tem a vantagem de usar os recursos da Internet par enriquecer o ensino e não deixe de procurar os melhores materiais de apoio para seus alunos!
Com o planejamento feito e posto em prática, você poderá perceber, ao longo do tempo, necessidades de melhoria. Por isso, avalie sempre seus planejamentos após as aulas.
Questione-se se o rendimento dos seus alunos é satisfatório e se o que você prevê é de fato alcançado na hora de passar conhecimentos. Essa avaliação permitirá fazer planejamentos cada vez melhores e isso terá um impacto direto e positivo na qualidade do seu trabalho.
Seguindo esses passos, seu planejamento de aula ficará muito mais fácil.
E ai, curtiu? Clique para se cadastrar como professor no Profes e confira!
muito bom.
Organização é tudo.
Um tema sempre necessário. Sem plano a aula não funciona..
Muito bom! Parabéns!