Como ser um bom professor particular

Pedagogia Aulas de reforço
Como ser um bom professor particular
Profes
em 22 de Novembro de 2017

Confira o passo-a-passo definitivo para você se tornar um bom professor particular.

Dar aulas particulares é uma arte. Cada professo tem seu estilo pessoal de oferecer suas aulas. É necessário ter em mente que, quando se oferece uma aula particular personalizada a um aluno, pressupõe-se que o professor está utilizando recursos didáticos pensados exclusivamente para aquele caso.

Com a internet, hoje o professor tem acesso a diversos recursos para enriquecer sua metodologia e o processo de aprendizagem do alunos. Podendo utilizar mapas, gráficos, imagens, vídeos, músicas, tudo à um clique de distância.

Para aulas à distância, tecnologia como o quadro profes, que agregam áudio, vídeo, lousa e compartilhamento de tela, tornam a experiência ainda mais rica para o aluno e para o professor.

Ninguém conhece seu estilo didático e seus pontos fortes melhor do que você mesmo, utilize suas principais qualidades a seu favor. Uma fórmula geral não funciona. Não importa o seu nível de experiência como professor ou educador, identifique seus pontos fortes, conheça e entenda quais ferramentas você se adapta mais, encontre a melhor abordagem para transmitir os seus conhecimentos.

O profes apresenta 6 itens que um excelente professor deve conhecer e utilizar:

 

1. Conhecimento do mundo atual

 

Conhecer e acompanhar as novidades do mundo digital contemporâneo e como isso influencia nos processos educacionais. Estar atualizado nas mais modernas ferramentas tecnológicas como o quadro profes, por exemplo, e saber utilizá-las é imprescindível.

 

2. O preparo da aula particular

 

É imprescindível se planejar e se preparar para o ensino individual e personalizado (seja com aulas online ou presenciais), desenvolvendo atividades pontuais, sempre conversando com os alunos (ou com os pais) para desenvolver uma metodologia focada nas necessidades e objetivos dos mesmos.

 

3. O início da aula

 

Apresentar-se respeitosamente, criar um ambiente propício para empatia, manter uma postura profissional ao mesmo tempo empática e simpática. Gerenciar o tempo e dimensionar desde o início o ritmo eficaz da aula baseado em diversos sinais enviados pelo aluno e seu contexto educacional.

 

4. Engajar e motivar criando uma boa relação com o aluno

 

O aluno gosta de receber feedbacks positivos, isso é importante para que ele perceba que está evoluindo. Por isso sempre utilize palavras de apoio para motivar e engajar seu aluno.  Saiba lidar e tenha paciência com alunos que possuem comportamentos problemáticos ou com alto grau de dificuldade de aprendizagem.

 

5. Ter uma boa postura e conhecer as metodologias pedagógicas para uma excelente aula particular

 

Existem uma série de metodologias e procedimentos que o professor deve utilizar durante uma aula, como deixar o aluno falar, questionar, caminhar para o objetivo deixando-o aprender sozinho e manter a atenção e a presença focada no processo de ensino-aprendizagem.

 

6. Saber encerrar uma aula deixando um legado positivo para a próxima aula ou para o futuro

 

Disponibilizar materiais para dar continuidade do aprendizado, mantendo as anotações limpas e organizadas para que o aluno possa acessar novamente no futuro. Agradecer a troca feita e deixar o clima positivo e motivador para que o aluno tenha autoconfiança e continue estudando sozinho com o professor quando necessário.

Sempre busque aprimoramentos. Atualizar-se, ler outros artigos do profes e de outros professores, entendendo que o mundo atual está em constante e acelerada transformação é o início de uma carreira de sucesso como professor.

 

Resumindo, para ser um bom professor particular é preciso:

  1. Conhecimento do mundo atual
  2. O preparo da aula particular
  3. O início da aula
  4. Engajar e motivar criando uma boa relação com o aluno
  5. Ter uma boa postura e conhecer as metodologias pedagógicas para uma excelente aula particular
  6. Saber encerrar uma aula deixando um legado positivo para a próxima aula ou para o futuro

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil