Defina objetivos e recompensas no seu estudo
Por: Profes
02 de Abril de 2021

Defina objetivos e recompensas no seu estudo

Organizar-se, planejar e definir seus objetivos em cada etapa do estudo é a primeiro passo para obter sucesso no seu aprendizado.

Pedagogia Téncnicas de estudo Estilos de aprendizagem Dicas de estudo

Organizar-se, planejar e definir seus objetivos em cada etapa do estudo é a primeira etapa necessária para obter sucesso no aprendizado.

Muitos de nós temos dificuldade de nos concentrar com tantas distrações nos atrapalhando. Pode ser amigos, família, TV, tablete, mídias-sociais, internet ou brincar.

Definir metas e objetivos de estudo ajuda a organizar o seu tempo e se concentrar nos seus estudos, ajudando-os a aprender e compreender os principais tópicos e memorizar fatos.

 

Definir objetivos realistas e cumpri-los é a chave fundamental para alcançar o sucesso nos estudos.

 

Existem dois tipos de objetivos, os de curto prazo e os de longo prazo.

  • Objetivos de curto prazo são aqueles que você deseja alcançar em um futuro próximo, ou seja, no mesmo dia ou uma a duas semanas adiante)
  • Objetivos de longo prazo são aqueles que você deseja alcançar mais ao futuro, mais a frente ou o objetivo final: o final do curso, exames do bimestre, trimestre, semestre ou do ano).

Definir objetivos realistas e cumpri-los é a chave fundamental para alcançar o sucesso nos estudos.

Dicas de recompensas:

  • Acabou um ciclo Pomodoro: tome um café, um suco, coma uma fruta
  • Acabou os estudos do dia: faça algo que te dê prazer rápido – veja um desenho, um episódio de seriado, surfe pela internet, leia suas mídias-sociais
  • Passou num exame intermediário ou acabou um Módulo de um curso: veja um filme, saia para comer fora num local que você gosta
  • Passou de ano, no vestibular ou acabou um curso todo: Faça uma viagem represada, come num restaurante especial, saia para se divertir intensamente.

 

 

O ato recompensa não pode ser banalizado. A recompensa tem que ser proporcional ao esforço, a dificuldade de obtê-lo e obtê-la, nem menor, nem maior. As maiores recompensas tem que estar escritas e não podem ser ganhas somente pelo esforço e sim pelo resultado escrito no objetivo.

 

Quer saber muito mais detalhes? No link abaixo criamos um e-book com estes e outros detalhes e dicas de como criar objetivos e suas recompensas.

 

 

Baixar e-book

 

Veja no Academia Profes para alunos outros 10 artigos/e-books com dicas detalhadas em cada um dos 10 itens sobre: Como aprender mais e melhor.

Bons estudos, grande abraço e conte sempre com a gente!

 

451.323 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil