Marketing para professores: 7 dicas para decolar

Sua marca pessoal está completamente ligada ao seu sucesso como professor, trabalhe nela!

Marketing
Marketing para professores: 7 dicas para decolar
Profes
em 13 de Junho de 2019

Estamos num mundo em que é possível fazer propaganda própria, de graça, com eficiência. Existe uma máxima que diz que a propaganda é a alma do negócio. Definitivamente a forma como você utiliza as ferramentas de marketing podem ajudar a alavancar sua carreira e fazer você angariar muitos alunos. Você já parou pra pensar sobre como sua marca de professor pode estar ligada a quantidade de alunos que você recebe? O Profes te ajuda a encontrar alunos, mas o melhor é ter sua marca pessoal trabalhando para você 24 horas por dia. Parece algo trabalhoso, que demanda muito tempo, mas é possível com as 7 dicas abaixo de forma cotidiana e simples. Estamos falando de seu marketing pessoal, um conceito fundamental para um professor autônomo.   

Fazer seu marketing pessoal é unir ferramentas, processos e estratégias para promover a si mesmo e seus serviços de aulas, cursos, tarefas. Para iniciar uma boa estratégia de marketing pessoal, é preciso ter disciplina, conhecimento, conhecer as ferramentas disponíveis e investir tempo. Existem vários motivos para investir na própria imagem, provavelmente alguns já devem até ter passado pela sua cabeça. Listamos aqui algumas das razões mais importantes! 

Os principais motivos para investir no seu marketing de professor autônomo:

Ficar próximo dos alunos e ser lembrado recorrentemente

Ao investir no seu marketing pessoal, você passa a entender seu cliente, os alunos, ficando mais próximo das necessidades dele e logo é lembrado constantemente.

Na prática, você estreita os vínculos com os alunos, que são justamente as pessoas que gostam de você. Muitos, inclusive, voltam recorrentemente porque, além de suas excelente aulas, sua marca pessoal tornou-se algo importante na vida deles.

 

Ganhar autoconfiança e se desenvolver 

Ao começar a investir em marketing pessoal, o professor começa a se conhecer melhor e a enxergar de forma mais nítida suas capacidades, qualidades e a ver mais claramente os pontos que precisa desenvolver. Isso gera o sentimento de autoconfiança, refletindo positivamente em seu trabalho como um todo.

 

Ganhar autoridade 

Com um marketing pessoal bem feito, é possível se tornar autoridade naquilo que se faz. Você será lembrado positivamente, por exemplo, por meio dos conteúdos, artigos, cursos, respostas no tira dúvidas que publica e passará a ser reconhecido como autoridade no assunto.

 

Como criar uma estratégia de marketing pessoal e profissional efetiva? 

Não será da noite para o dia, como qualquer outro tipo de trabalho, requer esforço, dedicação, estratégia e planejamento. Veja as 7 dicas para sua marca de professor decolar:

1. Seja autêntico

A principal dica é ser você mesmo. É comum que algumas pessoas tentem criar um personagem caricato ou imitar outras personalidades que já têm autoridade no assunto. O ideal é se sentir confortável com quem você está sendo profissionalmente. Assim, não corre o risco de ter sua identidade questionada.

2. Tenha um cartão de visitas

Imagine a seguinte cena: você está em um local e começa a conversar com as pessoas. Elas perguntam o que faz? Um deles pede seu contato e você só tem o telefone e e-mail para passar de boca. Provavelmente, isso vai cair no mar de esquecimento dos múltiplos contatos que alguém falou não sei quando.

Ao criar ter seu cartão de visita,  suas chances aumentam de você receber um contato, uma ligação, além de sinalizar mais profissionalismo. O fato é que o Profes ajuda a ter seu cartão em 1 clique. Entre na Loja Profes e peça o seu. Se você perceber, é barato e fácil demais.

3. Tenha iniciativa

O professor autônomo precisa ser proativo. É fundamental ser curioso e ter jogo de cintura para angariar muitos alunos, portanto, não tenha medo de falar sobre seu negócio. 

4. Invista em bom conteúdo

Investir em conteúdo é um dos caminhos mais utilizados – e que costuma render bons frutos – para fazer sua marca pessoal decolar. Isso porque você oferece ao consumidor algo interessante, que agrega valor, com informações relevantes para sua área de atuação.  

Mas não pense que isso precisa ser feito apenas nas mídias digitais, em redes sociais como LinkedIn, Facebook ou Instagram. Esse conteúdo deve ser espalhado por diversas situações do dia a dia profissional, seja para receber mais alunos, como este blog profes, ou blogs do seu campo de conhecimento. 

5. Invista no seu perfil Profes

O Profes fez tudo para você: um local apra ter seu perfil, organizado e atrativo. Locais para você escrever artigos, o Blog Profes, responder perguntas abertas, o Tira-dúvidas Profes e em todo algoritmo apra mostrar para você sua relevância perante outros professores no mesmo campo de coinheimtno que o seu: porque jogar isto fora?

6. Atulize-se constantemente

Se você quer se tornaro melhor professor particuoar do planeta, é preciso estudar e fazer educação contiinuada.Quanto mais estudar, mais autoconfiança você terá para falar sobre você. 

Busque participar de eventos, troque ideias com pessoas do seu segmento e leia muito a respeito! O Profes fez um Cursod e Capacitação de Professores Particulares completo e gratuito apra os professores assinantes de Planos. São mais de 4 horas com vídeos, arquivos e textos que detalham todas as ferramentas para você dar boas aulas, utilizar a Sala Profes, fazer seu marketing pessoal e angariar muitos alunos.

7. Invista no seu profissionalismo

Já ouviu falar na famosa expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem: invista em materiais que deem a impressão que quer transmitir: seriedade, conhecimento, naturalidade, autoridade. Isso ressalta o profissionalismo e o cuidado que você tem com sua imagem. 

Agora que você sabe como fazer sua marca pessoal decolar, está pronto para colocar as dicas em prática? Veja os artigos da Loja Profes que ajudam neste sentido.

E, claro, se ficar com alguma dúvida, manda pra gente! Quer compartilhar sua experiência aqui nos comentários? Também pode ficar à vontade :) 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Ricardo D.
em 16 de Setembro de 2019

Com certeza essas dicas são importantes! Vale a pena atentar e aplicar na prática! Todos os detalhes são importantes quando o aluno está procurando um professor!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Jaqueline F.
em 13 de Setembro de 2019

Ótimas dicas!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Carla G.
em 17 de Agosto de 2019

Essas dicas são excelentes, principalmente para quem está começando a dar aulas particulares agora.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil