Meu filho não quer estudar
Profes
em 02 de Janeiro de 2018

Algumas crianças gostam de estudar. Seja pela facilidade de absorver conteúdo, pela curiosidade nata ou mesmo pelo prazer de aprender coisas novas.

Se o seu filho ou filha precisa de um auxílio externo, isso não é nenhum problema. Essa ajuda pode ser dos pais, dos responsáveis, de um amigo ou de um professor particular. Você, como pai ou responsável, pode tomar uma série de atitudes que ajudam nos estudos do seu filho. Uma criança motivada terá alegria de aprender, e isto é o mais importante.

Veja estes 6 passos que ajudam o seu filho a estudar:

  1.    Comece cedo a estimular o hábito de estudar

Pra inicio de conversa, organize em casa um espaço onde a criança vai encontrar e ter autonomia para usar: livros de histórias, cadernos de desenhos, lápis de cor e de escrever, cadernos com pautas, brinquedos, jogos e muitos outros materiais. Este ambiente estimulador despertará na criança o prazer pelas atividades de leitura e escrita da mesma forma que se diverte com seus brinquedos e jogos.

  1.    Reforce exemplos positivos

Converse com seu filho ou sua filha. Fale de como você gostava de ir para escola estudar, aprender coisas novas, conversar, brincar com os amigos e fazer os deveres de casa. Demonstre que a vida deles tem similaridades com a sua.

  1.    Ensine a relação entre atitudes e consequências

Desde muito cedo precisamos conversar com as crianças sobre consequências do que fazemos e de como isso funciona na nossa vida. Quando nos esforçamos para aprender alguma coisa ou fazer alguma tarefa, a consequência natural é que teremos um aprendizado e isso reverterá em benefícios na nossa vida e consequentimente em realização pessoal e felicidade interna. Ao contrário se não nos esforçamos verdadeiramente para realizar uma tarefa, normalmente o resultado não é positivo e o sentimento é de tristeza.

Nos dois casos, temos responsabilidade no resultado obtido e portanto é de fundamental importância proporcionar condições para que as crianças se motivem para estudar e valorizar os resultados dos seus esforços, sentido prazer em fazer o seu melhor e ter sucesso.  Esse tipo de comportamento, despertará na criança o desejo de estudar com disciplina, sentindo prazer nos resultados positivos e aprovação na escola como objetivo maior.

  1.    Utilize o reforço positivo

O elogio é muito importante para a criança, mas no hora em que ela estiver desenvolvendo uma atividade é de fundamental importância que ela não seja interrompida. Neste momento, a atitude mais acertada é de cuidar para que ninguém atrapalhe sua concentração. Se depois você quiser falar sobre o assunto, pergunte se ela gostou do que fez. Se a resposta for positiva, elogie sinceramente alguns pontos que realmente gostou. Se a criança falar que não gostou do resultado do seu trabalho, pergunte o que ela acha que deveria fazer para melhorar seu trabalho. Desta forma você estará lhe ajudando a repensar o que fez e ao mesmo tempo mostrando que isso é natural. A criança se sentirá motivada a refazer ou melhorar seu trabalho de forma leve e criativa. 

  1.    Organize o tempo

Quando a idade escolar chegar e os deveres de casa também, é o momento de organizar a rotina para que a criança forme o hábito de reservar um tempo do dia para os deveres de casa, iniciando assim a disciplina tão necessária para a vida escolar. Nesta rotina também é muito importante reservar um tempo livre para a criança escolher fazer o que quiser. 

  1.    Ajude quando necessário

Mesmo as crianças com facilidade de estudar em algum momento precisam de ajuda. As crianças que tem um pouco mais de dificuldade de se concentrar ou de aprender, precisam de mais ajuda e neste caso o apoio de um adulto é de fundamental importância.

Para contribuir com as atividades de deveres de casa e estudo de uma forma geral é importante reservar sempre o mesmo horário, preparar um local que seja tranquilo, bem iluminado, ventilado, silencioso onde a criança tenha condições de se concentrar e estudar sem interrupções.

Caso precise de auxílio externo, não hesite em contratar pedagogos, professores particulares, para oferecer aulas particulares para seu filho. Na maioria das vezes uma aula personalizada com um professor capacitado, seja em matemática, química, biologia, geografia ou história, poderá fazer a diferença.

Rio de Janeiro / RJ

1 avaliação
Mestrado: Arquitetura e Urbanismo (PUC-Rio)
Sou formada em Design para Ufes e tenho mestrado em Arquitetura pela PUC-Rio. Sou apaixonada por design, trabalho no Profes e adoro ajudar novos profissionais da área. Se eu puder te ajudar de alguma forma, é só entrar em contato! :)
Design - Webdesign, Design Gráfico, Design - Vestibular, Design - Curso superior, Design - Técnico, Design Profissional, Design - Branding
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 55 / aula
Solicitar aula
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil