O que é engenharia ambiental?
Por: Profes
04 de Agosto de 2021

O que é engenharia ambiental?

A profissão que olha para o futuro e busca o desenvolvimento em equilíbrio com a preservação do meio ambiente

Engenharia Engenharia Ambiental

Em um contexto onde os impactos da atividade humana no meio ambiente se mostram cada vez mais presentes,  com o aumento do desmatamento, o alto nível de emissão de gases poluentes e, consequentemente, o avanço das mudanças climáticas, repensar a forma como lidamos com a natureza é uma atitude mais do que necessária, é urgente. Neste sentido, o profissional do campo da engenharia ambiental atua como um agente de mudança, buscando soluções sustentáveis para promover o desenvolvimento em equilíbrio com a preservação ambiental.

De forma mais clara e direta, o engenheiro ambiental analisa, planeja e desenvolve projetos relacionados ao melhor uso dos recursos naturais (água, solo, ar, florestas etc), minimizando os efeitos da ação humana sobre esses patrimônios, que apesar de abundantes, são finitos.

Por essas características, quem opta pela carreira conta com um mercado promissor, com grandes possibilidades de atuação, seja no setor público ou privado.

EngenhariaFreepick

Vamos a um exemplo…

Segundo dados da Ellen MacArthur Foundation, a indústria têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente em sua cadeia produtiva - o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas.

Considerando as implicações negativas que esse tipo de uso gera para o mundo, uma confecção com olhar responsável, pode contar com um engenheiro ambiental para analisar  todas as etapas do processos produtivos e entender de que forma é possível aplicar soluções para reduzir o consumo de água, de energia e fazer uma melhor gestão da geração de resíduos. 

Mas, como dissemos, o campo de atuação para esses profissionais é fértil. Eles também podem atuar como consultores e com a implementação de soluções sustentáveis. Com sistema de gestão de resíduos, com tratamento de água, esgoto e distribuição de energia. Podem trabalhar na avaliação de pedidos de licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas.

No eixo acadêmico, outra possibilidade é desenvolver pesquisas científicas com foco no desenvolvimento sustentável. Ou seja, o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. O desenvolvimento que não esgota os recursos naturais do amanhã.

EngenhariaFreepick

Então, podemos dizer que o engenheiro ambiental auxilia as empresas na adoção de práticas responsáveis que olhem para o cuidado com o meio ambiente e com a saúde humana, já que os impactos negativos, de alguma forma, acabam se refletindo na sociedade.

Considerando que os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados com aquilo que consomem, um negócio que deseja ser competitivo precisa estar atento a essas novas demandas.

Quanto ganha?

Segundo a Catho, o salário médio de um engenheiro de ambiental é de R$ 4.188,03 podendo variar de acordo com o campo de atuação e o nível de especialização.

O que estuda?

Assim como em outras áreas da engenharia, esta, tem as ciências exatas como uma base importante de sustentação. A estrutura curricular da graduação prevê aulas de matemática, física e química. Nas disciplinas específicas, contempla:

  • Química Geral e Inorgânica
  • Mecânica dos Materiais
  • Química Ambiental
  • Geotecnia Ambiental
  • Saúde e Higiene Ambiental
  • Planejamento e Gestão Ambiental

 

Onde cursar Engenharia Ambiental?

Confira abaixo algumas das faculdades públicas e privadas de engenharia ambiental mais bem avaliadas segundo o último levantamento do Ranking Universitário Folha (RUF):

Públicas:
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Privadas:
21º Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) 
24º Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
26º Universidade de Fortaleza (UNIFOR CE)

Dica:

Antes de escolher a instituição que mais te agrada, faça uma análise minuciosa da grade curricular, das possibilidades de estágio e outros recursos interessantes que possam agregar a sua formação. Outra dica importante é entrar em contato com estudantes da sua área de interesse para tirar possíveis dúvidas sobre o curso e o campo de atuação.

Ainda não está seguro da sua decisão?

Na plataforma do Profes, além de aulas particulares com engenheiros de produção, você também pode compartilhar com os nossos profissionais dúvidas sobre a área, a graduação ou qualquer outra questão que tenha. Para isso, basta acessar a aba ‘Tira-dúvidas Profes’ e escrever a sua mensagem!

451.169 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil