Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
O yoga é uma filosofia e um estilo de vida que há milhares de anos vem sendo praticado com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente. Surgiu na tradição indiana, mas ultrapassou as fronteiras da Ásia e conquistou milhares de adeptos em todo o Ocidente a partir da década de 1980.
O termo ‘yoga’, vem do sânscrito ‘yuj’, cujo significado é ‘junção’, ‘integração’. Neste sentido, as técnicas prometem levar o praticante a um estado de silêncio, de autoconhecimento e retorno a sua essência, a partir do desenvolvimento da capacidade de olhar para dentro e de se conectar consigo mesmo.
Crédito: freepick/ master1305
E como isso acontece? A partir da execução de posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayamas), meditação e de atitudes positivas. De acordo com a tradição, o yoga não deve ser considerado um tipo de ginástica, nem uma medicina, embora proporcione efeitos terapêuticos. Isso ajuda a explicar porque os adeptos usam o termo ‘prática’ ao invés de ‘atividade/exercício’.
Entre os benefícios que as práticas regulares costumam proporcionar, podemos destacar o aumento da capacidade de conexão com o momento presente, a ampliação da consciência corporal e o controle das emoções, assim como dos fluxos de pensamentos. Todos esses pontos auxiliam no combate ao estresse e à ansiedade.
Isso porque as posturas físicas exigem alto grau de concentração, o que acaba situando a pessoa no ‘agora’. Já as técnicas de respiração controlam o estado emocional e junto com o relaxamento proporcionam sensação de conforto e de contentamento.
Crédito: freepick/ DCStudio
Mas os efeitos positivos não estão circunscritos ao campo psicológico, também trazem resultados para o corpo físico. O yoga:
Desde 2017, o Ministério da Saúde reconhece os efeitos positivos do yoga e incluiu a prática nas modalidades de terapia integrativa que são oferecidas gratuitamente à população brasileira através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O reconhecimento também tem feito com que médicos e terapeutas recomendem o yoga como uma opção complementar para manter a saúde física e mental em equilíbrio.
Essa é uma dúvida comum entre aqueles que têm vontade de dar os primeiros passos e a resposta é sim. O yoga é democrático, conta com linhas e variações capazes de atender às necessidades de todos os tipos de pessoas, independente da idade ou do porte físico.
Escolha o método ideal para o seu estilo e objetivo... e desfrute!
Crédito: freepick
Há linhas com maior ênfase na permanência de posturas físicas, outras mais fluidas, com repetições de exercícios, com foco apenas nas técnicas de respiração. Conheça algumas:
Hatha Yoga: é considerado o yoga clássico, ligado às tradições indianas, berço desta prática milenar. Tem grande ênfase na permanência nos asanas, contribuindo para o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade. A meditação, o relaxamento e as técnicas de respiração também estão presentes.
Vinyasa Yoga: compõe o grupo dos métodos contemporâneos, com movimentos rápidos, sincronizados e que se conectam com a respiração. É comumente chamado de flow.
Kundalini Yoga: é um estilo mais contemplativo, com maior dedicação às técnicas respiratórias. Valoriza a conexão entre o corpo, a mente e o espírito.
Na plataforma do Profes você encontra uma série de profissionais particulares que podem te ajudar a dar os primeiros passos no Yoga. Como fazer isso? É bem simples.
Digite ‘yoga’ no campo de buscas, selecione um instrutor e agende a sua primeira aula online.
Por hoje é isso. Namastê.