O que é o yoga e quais os seus benefícios?

Com origem na índia, prática ganhou o mundo por seus efeitos positivos para a saúde física e mental

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O que é o yoga e quais os seus benefícios?
Profes
em 08 de Setembro de 2021

O yoga é uma filosofia e um estilo de vida que há milhares de anos vem sendo praticado com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente. Surgiu na tradição indiana, mas ultrapassou as fronteiras da Ásia e conquistou milhares de adeptos em todo o Ocidente a partir da década de 1980.

O termo ‘yoga’, vem do  sânscrito ‘yuj’, cujo significado é ‘junção’, ‘integração’. Neste sentido, as técnicas prometem levar o praticante a um estado de silêncio, de autoconhecimento e retorno a sua essência, a partir do desenvolvimento da capacidade de olhar para dentro e de se conectar consigo mesmo.

YogaCrédito: freepick/ master1305

E como isso acontece? A partir da execução de posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayamas), meditação e de atitudes positivas. De acordo com a tradição, o yoga não deve ser considerado um tipo de ginástica, nem uma medicina, embora proporcione efeitos terapêuticos. Isso ajuda a explicar porque os adeptos usam o termo ‘prática’ ao invés de ‘atividade/exercício’. 

Benefícios

Entre os benefícios que as práticas regulares costumam proporcionar, podemos destacar o aumento da capacidade de conexão com o momento presente, a ampliação da consciência corporal e o controle das emoções, assim como dos fluxos de pensamentos. Todos esses pontos auxiliam no combate ao estresse e à ansiedade.

Isso porque as posturas físicas exigem alto grau de concentração, o que acaba situando a pessoa no ‘agora’. Já as técnicas de respiração controlam o estado emocional e junto com o relaxamento proporcionam sensação de conforto e de contentamento.

YogaCrédito: freepick/ DCStudio

Mas os efeitos positivos não estão circunscritos ao campo psicológico, também trazem resultados para o corpo físico. O yoga:

  • Aumenta a flexibilidade
  • Fortalece e tonifica a musculatura
  • Estimula a digestão 
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora os sistemas respiratório e cardiovascular

Desde 2017, o Ministério da Saúde reconhece os efeitos positivos do yoga e incluiu a prática nas modalidades de terapia integrativa que são oferecidas gratuitamente à população brasileira através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O reconhecimento também tem feito com que médicos e terapeutas recomendem o yoga como uma opção complementar para manter a saúde física e mental em equilíbrio. 

Todos podem praticar?

Essa é uma dúvida comum entre aqueles que têm vontade de dar os primeiros passos e a resposta é sim. O yoga é democrático, conta com linhas e variações capazes de atender às necessidades de todos os tipos de pessoas, independente da idade ou do porte físico. 
Escolha o método ideal para o seu estilo e objetivo... e desfrute!

YogaCrédito: freepick

Quais os tipos de yoga?

Há linhas com maior ênfase na permanência de posturas físicas, outras mais fluidas, com repetições de exercícios, com foco apenas nas técnicas de respiração. Conheça algumas:

Hatha Yoga: é considerado o yoga clássico, ligado às tradições indianas, berço desta prática milenar. Tem grande ênfase na permanência nos asanas, contribuindo para o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade. A meditação, o relaxamento e as técnicas de respiração também estão presentes.

Vinyasa Yoga: compõe o grupo dos métodos contemporâneos, com movimentos rápidos, sincronizados e que se conectam com a respiração. É comumente chamado de flow.

Kundalini Yoga: é um estilo mais contemplativo, com maior dedicação às técnicas respiratórias. Valoriza a conexão entre o corpo, a mente e o espírito.

Profes e você

Na plataforma do Profes você encontra uma série de profissionais particulares que podem te ajudar a dar os primeiros passos no Yoga. Como fazer isso? É bem simples.

Digite ‘yoga’ no campo de buscas, selecione um instrutor e agende a sua primeira aula online. 

Por hoje é isso. Namastê.

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