O que é ser um bom professor particular?

Dar aulas particulares é uma das experiências mais gratificantes da vida. Como qualquer outra profissão, é necessário estudo e prática.

Pedagogia Reforço escolar Aulas de reforço Aulas particulares professor particular
O que é ser um bom professor particular?
Profes
em 23 de Julho de 2018

Dar aulas particulares é uma das experiências mais gratificantes da vida, porém ela carrega enormes responsabilidades. Como qualquer outra profissão, é necessário estudo e prática. Só saber o conteúdo a ser ministrado não significa necessariamente que você é um bom professor particular. A aula particular personalizada, individualizada é uma das metodologias pedagógicas mais eficientes, qualquer aluno pode aprender muito mais com um excelente professor particular ao seu lado.

Para que as aulas particulares sejam eficientes, é essencial que se estabeleça uma empatia entre o professor particular e o aluno. Preparar-se para as aulas, organizar de antemão é só o começo. A experiência traz benefícios tangíveis. O sucesso do relacionamento entre professor particular e aluno pode acontecer rapidamente ou pode se estender por algumas aulas, quando ele acontece é que se demonstra as qualidades pedagógicas e interpessoais do professor particular.

 

O profes apresenta as 5 qualidades de um excelente professor particular:

  •       Flexibilidade: versatilidade, adaptabilidade, capacidade de mudança.

Uma vez que não existe uma fórmula pré-determinada, a abordagem do professor particular deve depender da necessidade de cada aluno e das dificuldades que ele ou ela demonstra. Com a ajula particular personalizada e individualizada, o professor particular deve se adaptar aos diversos casos. Ao longo das aulas, o professor particular terá que reavaliar os objetivos do aluno à medida que ele progride. Portanto, é importante não ter medo de criar um novo plano de ação que melhor se adapte a cada nova situação.

  •       Motivação: estamina, energia, entusiasmo.

Um aluno em dificuldades, principalmente se está em nível escolar como o do ensino fundamental ou ensino médio quer aprender e precisa alcançar um objetivo que sozinho estava além do seu alcance. Para isto motivação é fundamental. Demonstrar entusiasmo, ser positivo, utilizar de técnicas motivacionais certamente terá um impacto positivo sobre um aluno ou aluna que está desencorajada pela escola e suas notas ruins.

  •       Empatia: acessibilidade, abertura, envolvimento.

Entender a situação do aluno, suas necessidades acadêmicas, suas dificuldades, ajudará a criar um relacionamento empático e consequentemente um sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Estar aberto a ouvir e perguntar do contexto escolar ou profissional permite adotar uma pedagogia mais eficiente. Um bom professor particular é curioso, flexível e adapta suas técnicas e metodologias para atender o aluno e atingir os objetivos.

  •       Humildade: respeito, naturalidade, simplicidade.

As vezes o professor particular quer ser o centro das atenções, o detentor da verdade absoluta e embora ele acredita que sabe tudo, as vezes alguns conceitos e assuntos não são de total conhecimento. É normal que isto ocorra, é impossível saber de todo tipo de assunto, dúvida e particularidade. É desejável comunicar ao aluno, pais ou responsáveis, refletir se vale a pena continuar o relacionamento e tomar uma atitude correta de mudar, oferecendo ajuda a encontrar outras soluções, novos professores particulares.

  •       Colaborativo: prestativo, agregador, que traz união

A colaboração entre professor particular e aluno é sempre benéfica para o sucesso do relacionamento e no alcance dos objetivos. Demonstrar saber chegar num objetivo conjuntamente é processo fundamental do processo de ensino-aprendizagem, onde o professor aprende com o aluno e o aluno com o professor. 

 

Numa época em que as habilidades sócio emocionais como maturidade, autonomia, autoconfiança, sensibilidade, colaboração, empatia, comunicação, sociabilidade, são cada vez mais importantes para a vida que o conteúdo em si – que está disponível em todo lugar a todo momento – trazer estas características para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas particulares é somar no processo de evolução deste aluno.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Pablo Lauwrence
em 27 de Outubro de 2018

bom texto para refletir.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Guilherme Fernandes
em 24 de Outubro de 2018

Muito bom

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Renato Romeu
em 18 de Outubro de 2018

De todas as definições; empatia e humildade na minha opinião, são as mais destacadas.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Marcia Cristina
em 30 de Setembro de 2018

Excelente!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil