O que faz um engenheiro de produção?
Por: Profes
04 de Agosto de 2021

O que faz um engenheiro de produção?

Um profissional com visão estratégica, que auxilia as empresas na melhoria dos seus processos produtivos.

Engenharia engenharia de produção

É possível aumentar a eficiência de um negócio reduzindo custos? E mais, sem que isso interfira na qualidade do produto que é desenvolvido? Tá aí a pergunta que um engenheiro de produção tem expertise para responder.

O profissional que atua nesta área, auxilia as empresas na melhoria dos seus processos produtivos. Olha para o negócio de forma estratégica, com foco em performance, mapeando os pontos que podem ser otimizados para aumentar a produtividade e evitar desperdícios financeiros. 

VolkswagenTomaz Silva/ Agência Brasil

E esse “raio x” envolve diferentes setores. Desde a parte de recursos humanos, compras até as áreas mais técnicas do negócio. Veja abaixo alguns exemplos:

No eixo de gestão de pessoas, o engenheiro de produção pode analisar a força de trabalho, entendendo qual a quantidade ideal de funcionários que a empresa necessita, as habilidades que esses colaboradores devem ter e o quanto eles precisam produzir. Pode medir, inclusive, o engajamento das equipes - um ponto importante e diretamente relacionado à produtividade, afinal, funcionários satisfeitos e motivados produzem mais e melhor. 

Nos setores mais técnicos, identifica se os fornecedores das matérias-primas utilizadas na cadeia produtiva estão atendendo as expectativas de custo-benefício. Acompanha as inovações tecnológicas que podem ser empregadas no negócio e monitora até o consumo de água e energia a fim de evitar desperdícios. Ou seja, o profissional tem uma visão completa do sistema produtivo.

Por estas características, é possível dizer que o engenheiro de produção conta com um grande potencial de atuação, sendo ainda mais valorizado em tempos de crise, quando muitas empresas "apertam o cinto” para continuar a crescer.

Divulgação: Volkswagen

Quem deseja ingressar na carreira pode trabalhar em diferentes negócios. Na indústria automobilística, aeronáutica, de bens de consumo. No setor público em empresas como a Petrobrás, as Indústrias Nucleares do Brasil (NBI) e até os Correios. 

Quanto ganha?

Segundo a Catho, o salário médio de um engenheiro de produção é de R$ 3.821,12, podendo variar de acordo com o campo de atuação e o nível de especialização.

O que estuda?

Assim como em outras áreas da engenharia, esta, tem as ciências exatas como uma base importante de sustentação. A estrutura curricular da graduação prevê aulas de matemática, física e química. Nas disciplinas específicas, contempla:

  • Ergonomia
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Tecnologia de Informação
  • Gestão de Custos
  • Segurança do Trabalho
  • Logística Integrada
  • Planejamento e Controle da Produção

Veja mais detalhes sobre as disciplinas do curso aqui.

Qual universidade escolher?

Confira abaixo algumas das faculdades públicas e privadas de engenharia de produção mais bem avaliadas segundo o último levantamento do Ranking Universitário Folha (RUF):

Públicas:
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Privadas:
11º Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
13º Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá)
14º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Dica:

Antes de escolher a instituição que mais te agrada, faça uma análise minuciosa da grade curricular, das possibilidades de estágio e outros recursos interessantes que possam agregar a sua formação. Outra dica importante é entrar em contato com estudantes ou profissionais da sua área de interesse para tirar possíveis dúvidas sobre o curso e o campo de atuação.

Ainda não está seguro da sua decisão?

Na plataforma do Profes, além de aulas particulares com engenheiros de produção, você também pode compartilhar com os nossos profissionais dúvidas sobre a área, a graduação ou qualquer outra questão que tenha. Para isso, basta acessar a aba ‘Tira-dúvidas Profes’ e escrever a sua mensagem!

451.178 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil