Onde, em que local, dar aulas particulares?
Profes
em 02 de Janeiro de 2018

O trânsito está impossível, nem é sexta feira, mas a chuva atrapalhou os planos de todo mundo, inclusive dos alunos. Eu atraso, ele atrasa, e isso atrapalha os horários dos meus alunos das aulas particulares daquele mesmo dia. Sou um professor particular de matemática, física e química, mas poderia ser de violão, canto, mágica, economia ou várias outras disciplina.

O deslocamento e a mobilidade têm se tornado mais complicados à cada dia. A notícia corrente é que aumenta o número de carros no Brasil ano após ano.

Não é segredo que o ambiente de estudos tem um impacto profundo nos resultados e nas avaliações. O espaço entre as mesas e cadeiras, a luminosidade, a temperatura, a orientação da lousa, etc., tudo contribui para a concentração dos estudantes, a capacidade de receber informações e retê-las. Qualquer professor irá afirmar seguramente que a personalização do ensino dos alunos na sala de aula de uma escola se tornou impossível.

No que diz respeito a aula particular, no entanto, a localização física tende a ser aquele lugar que se mostrou conveniente à ambos, o professor particular e o aluno. As alternativas são inúmeras, de locais físicos públicos ou privados, ao Skype, passando pelos modernos e eficientes quadros tecnológicos virtuais como a sala profes.

Mas dentro de qualquer cenário de aula particular, há muitas coisas em jogo - desde as ferramentas, mobiliário e itens físicos do local das aulas particulares até as capacidades de concentração do aluno e do professor particular, incluindo aqui as considerações financeiras. Em outras palavras, cada situação é única e uma solução que funciona para um professor particular ou para um aluno, pode não funcionar para outros. 

Considerando essas questões levantadas, através de pesquisa com nossos professores, trazemos aqui sugestões dos piores e melhores locais para dar uma aula particular:

1. Local neutro (um café, como o Starbucks, uma biblioteca, etc.)

Bibliotecas são ótimos locais, mas elas existem? Bibliotecas públicas não são tão comuns no Brasil, salvo em algumas grandes cidades. E mesmo assim, pode-se conversar ali dentro? Pode entrar qualquer um? O que acontecerá quando descobrirem que você está usando a biblioteca pública como escritório de trabalho? Provavelmente vão pedir para você se retirar. Acredito que os pais não voltarão a te contratar.

Pipocando em todos os locais, cafés com wifi são muito populares em diversas cidades, dentro ou fora de shoppings. O problema, é claro, são as externalidades: crianças que gritam, gente interrompendo a toda hora, falta de cadeiras, necessidade de estar consumindo algo –caro- a todo momento, isto é, muito além do controle pelos funcionários. Em algum momento o gerente poderá aparecer “convidando” você a se retirar.

Nota para os quesitos:

  • Conveniência: 5
  • Didática: 1

2. Em casa 

Havia um tempo em que a aula particular era um artigo de luxo. A explosão de escolas que dão aulas particulares tal como plataformas online, como o profes, democratizou as aulas particulares, trazendo opções mais baratas. Mas, mesmo com a possibilidade de se ter aulas particulares online, a cultura de se dar aula na casa do aluno persiste.

Muitos pais, professores particulares e alunos simplesmente assumem que nas casas é que as aulas particulares devem ser ministradas. Mas nem todas as casas são configuradas de forma ideal. Muitos dos desafios mencionados nos locais públicos são válidos também para as casas e os apartamentos: animais de estimação, empregadas, aspiradores, mães curiosas, irmãos menores, TV do vizinho etc. 

Além disso, com o medo instaurado nas grandes cidades, toda entrada em edifícios foi elevado a um nível de dificuldade máximo. Pergunta-se o nome, o RG, o número do apartamento, aguarda-se o interfone, permissão de subir, itens que demoram e fazem preciosos minutos serem desperdiçados que poderiam estar sendo utilizados para o processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Sem contar a mobilidade, que fará que o professor perca tempo de trabalho. Se ele não chegar chateado por causa do trânsito, seguramente aumentará seu valor e ficará frustrado se você não aceitar as condições.

Nota para os quesitos:

  • Conveniência: 4
  • Didática: 4 a 8

3. Escritório interno na casa do professor

Haver um escritório separado na casa do professor particular é um luxo reservado a poucos. Mesmo que o professor trate a casa como local de trabalho, evitando barulhos, trancando os cachorros, muitos edifícios não permitirão a entrada e saída de um grande volume de pessoas. 

Por questões de segurança, os pais também têm evitado permitir que seus filhos, menores de idade, entrem na casa de um estranho para ficar 1 a 2 horas isolados. São questões contemporâneas de um país perigoso e paranoico como o nosso. 

As questões de mobilidade também não são resolvidas: como o aluno chegará na casa do professor particular? Muitos optam pelos aplicativos de mobilidade: Uber, Cabify, 99, porém o custo adicional será levado em conta, desta vez não pelo professor, mas seguramente pelos pais.

Nota para os quesitos:

  •       Conveniência: 5
  •       Didática: 7 a 10 

4. Aula particular online (Skype ou Quadro Virtual, como o quadro profes)

Esta é a situação mais confortável para ambos os lados. O professor particular e o aluno têm o controle completo do ambiente de trabalho. 

O ponto mais interessante é a conveniência, por não necessitar do deslocamento. Hoje, com as atuais plataformas, é possível ter uma aula de qualidade com o mínimo de internet banda larga, tornando o processo didático cada vez mais eficiente e as perdas e cortes, cada vez menos frequentes.

Existe um grau de maturidade do estudante, ou acompanhamento dos pais, bastante necessário. Muitos se distraem, abandonam a aula por alguns minutos e o professor não tem o controle de pedi-lo para voltar a se concentrar na aula. Os mais modernos quadros virtuais, com suas inúmeras ferramentas (áudio, vídeo, chat, subir documentos, etc.), tornam a tarefa de fazer o aluno se concentrar, mais fácil, pois oferecer mais possibilidades para que o professor engaje o aluno na aula.

Nota para os quesitos:

  •       Conveniência: 10
  •       Didática: 6 a 10

Aula particular não é algo simples, é preciso dominar o conteúdo para que seja possível instruir de forma eficaz para alunos diferentes. Muitas vezes eles estão sobrecarregados, cansados e com seu grau de concentração e autoestima baixos. No entanto, conversar com os pais, combinar o local e a frequência das aulas, definir as expectativas e resultados, tornam o processo mais simples e prazeroso para todos os lados.

Os professores atuais estão também na era digital, assim como os alunos, que são nativos digitais, logo, utilizar as ferramentas digitais como o profes para aulas particulares de diversas disciplinas, tornou-se um caminho sem volta.

 

 

Rio de Janeiro / RJ

1 avaliação
Mestrado: Arquitetura e Urbanismo (PUC-Rio)
Sou formada em Design para Ufes e tenho mestrado em Arquitetura pela PUC-Rio. Sou apaixonada por design, trabalho no Profes e adoro ajudar novos profissionais da área. Se eu puder te ajudar de alguma forma, é só entrar em contato! :)
Design - Webdesign, Design Gráfico, Design - Vestibular, Design - Curso superior, Design - Técnico, Design Profissional, Design - Branding
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 55 / aula
Solicitar aula
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil