Qual ramo da engenharia tem mais a ver com você?
Logo do Profes
Por: Profes
04 de Agosto de 2021

Qual ramo da engenharia tem mais a ver com você?

Separamos dicas que vão te ajudar nesta escolha; teste vocacional e entrevista com profissionais de mercado são algumas delas!

Engenharia

Você é curioso, criativo, bom observador, gosta de cálculos (ciências exatas, na verdade) e tem prazer em identificar problemas e buscar soluções para eles? Se a resposta para todas estas perguntas foi ‘sim’, há grandes chances de você se identificar com a engenharia e seus diversos ramos.

Atualmente, existem mais de 40 possibilidades diferentes de atuação na carreira, sendo a engenharia civil, mecânica, elétrica, química e ambiental algumas das mais buscadas pelos estudantes. Mas, qual escolher?

O Profes separou algumas dicas que podem te ajudar nesta decisão. Confira!

EngenhariaFreepick

1. Identifique os seus gostos e potencialidades

Entenda quais as suas características e preferências. O que você mais gosta de fazer? O que menos gosta? O que tem mais habilidade? O que jamais se imaginaria fazendo? Elencar todos estes pontos, em especial as coisas que você não gosta, vai te ajudar a olhar com mais criticidade para a profissão que você está prestes a escolher.

Se você não curte a ideia de trabalhar em um canteiro de obras com construções e reformas, possivelmente a engenharia civil não será a sua escolha. Agora, se os motores, as máquinas, fazem os seus olhos brilharem, talvez a sua área seja a engenharia mecânica. 

Uma ferramenta que pode te ajudar a mapear os seus gostos e potencialidades é o ‘teste vocacional’. Listamos abaixo três opções gratuitas para você experimentar:

2. Pesquise sobre os ramos que você mais se identifica

Quer desenvolver soluções sustentáveis para empresas que desejam produzir sem gerar impactos negativos no meio ambiente? Então, a engenharia ambiental pode ser a sua praia.

É importante pesquisar todos os detalhes sobre os campos que despertam a sua atenção para entender o que fazem e se há perspectivas positivas de emprego e remuneração. Dúvidas devem surgir nesta jornada, anote todas em um bloco de notas e siga para a dica abaixo!

EngenhariaFreepick

3. Converse com profissionais

Agora que você já tem pistas sobre os tipos de engenharia que mais despertam o seu interesse, que tal conversar com pessoas que exercem a profissão? Nada melhor do que bater um papo com quem está no mercado de trabalho para saber como é a rotina, os desafios e as oportunidades.

Se você não conhece ninguém que possa te ajudar, te indicamos dois caminhos:

  • Você pode buscar um dos profissionais cadastrados na plataforma do Profes e agendar uma aula particular. Use o tempo disponível para absorver todas as informações que puder para ficar mais seguro sobre a sua decisão.
  • Outra opção é entrar em contato com profissionais através do LinkedIn. A rede social tem como intuito conectar pessoas com interesses em expandir a rede de contatos e encontrar oportunidades de trabalho.

4. Visite as instituições de ensino 

Antes de bater o martelo sobre a faculdade que você pretende estudar, visite as instituições e faça uma análise minuciosa das coisas que elas têm a oferecer. Olhe para a grade curricular, os laboratórios, as possibilidades de estágio e outros recursos interessantes que possam agregar a sua formação.

Se possível, converse com universitários para saber qual a avaliação deles sobre a instituição.

5. Decida com calma!

Nem sempre é uma tarefa simples a escolha de uma profissão. Dúvidas e incerteza quanto ao futuro surgem e é normal. Vou conseguir um emprego? Um bom salário? Vou encontrar um propósito?

Decida com calma, avalie, pesquise e tire todas as suas dúvidas. E, sobre os anos universitários, aproveite o período ao máximo! 

Outras informações interessantes:

  • Em geral, todos os cursos de graduação em engenharia têm duração de cinco anos e exigência de um período de estágio supervisionado.
  • Quanto aos conteúdos que você irá aprender, há algumas disciplinas comuns a todos os ramos, como física, química, matemática, economia, administração e direito.
  • Depois de formado, para atuar profissionalmente, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
  • As carreiras na área da engenharia estão entre as mais valorizadas no Brasil.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto