Quanto tempo leva para aprender inglês ou outro idioma?
Por: Profes
01 de Junho de 2021

Quanto tempo leva para aprender inglês ou outro idioma?

Tempo pode variar de acordo com a língua e o método de estudo escolhido

Inglês Conversação Básico Gramática Geral

Aprender inglês, ou qualquer outro idioma, é uma tarefa desafiadora que requer três forças importantes: tempo, vontade e motivação. E, manter esse tripé em equilíbrio nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais na vida adulta. Por isso, fomos investigar uma questão comum a muitas pessoas: quanto tempo leva para aprender uma nova língua?

Tá aí a pergunta de 1 milhão de reais que valem mais do que barras de ouro, como diria Silvio Santos. :D

Apesar da resposta depender de alguns fatores, como objetivo com o idioma e o tipo de estudo que será adotado, especialistas indicam que é possível fazer progressos significativos com apenas uma hora de dedicação diária.

Dúvidas na cabeça

Além disso, o Foreign Service Institute (FSI), que fornece treinamento para funcionários do Departamento de Estado dos EUA, publicou um guia com uma estimativa de quanto tempo os diplomatas americanos precisam para alcançar a proficiência em determinadas línguas. 

Aqui, vale considerar que nós estamos falando de profissionais que demandam um tipo de comunicação de alto nível de sofisticação, com vocabulário formal e uso recorrente de termos técnicos.

O FSI divide os idiomas em quatros grupos de dificuldade para estimar o tempo ideal de estudo para um domínio intermediário. Veja:

O nível I, o mais fácil, indica que são necessárias cerca de 700 horas de estudo e prática para alcançar uma fluência intermediária em francês, italiano, espanhol, português, dinamarquês, sueco, norueguês, romeno e holandês; 

O nível II, diz que são necessárias 900 horas para alcançar o mesmo patamar de comunicação em alemão, malaio, swahili e indonésio;

O nível III, indica 1100 horas para tcheco, grego, hindi, búlgaro, finlandês e hebraico;

O nível IIII, aponta a necessidade de 2200 horas de estudo para os falantes de inglês se comunicarem em árabe, chinês, japonês e coreano.

Mulher estudando no computador

Estudar 15 min por aplicativo funciona?

Já uma pesquisa encomendada pelo aplicativo Babbel para atestar a eficiência do seu método de ensino, aponta que estudantes iniciantes de espanhol precisaram de apenas 15 horas de estudo para assimilar temas apresentados no equivalente a um semestre universitário.

A partir desse resultado, o aplicativo estimou que com 15 min de estudo diário é possível sair do conhecimento ‘zero’ para um nível básico de do idioma.

O estudo, de acordo com a Babbel, foi realizado pela Universidade da Cidade de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul durante dois meses com um grupo de estudantes de espanhol que utilizavam o aplicativo como método de aprendizagem.

Deste grupo, 85% dos participantes disseram ter pouco ou nenhum conhecimento no idioma, ao passo que os 15% restantes já contavam com alguma competência em espanhol.

Além disso, o aplicativo também afirma que é possível falar o básico de uma língua, seja ela o inglês ou outra, em apenas 3 semanas de estudo.

Maçã na Mesa

Não existe uma fórmula mágica

Seja em 15 min ou em 1 hora, não existe fórmula mágica para começar dar os primeiros passos em inglês ou em qualquer outra nova língua. A qualidade do tempo que você dedica ao seu processo de aprendizagem e a vontade de aprender também vão ditar boa parte do ritmo da curva de evolução.

Por isso, para além do método de estudo que você escolher adotar - seja com aulas particulares, aplicativo ou por conta própria - , sugerimos que você também tente inserir na sua rotina hábitos diários que te coloque em contato constante com a língua.

Seja assistindo filmes e séries com o áudio e a legenda em inglês, lendo pequenas notícias em portais americano ou até mudando a configuração de idioma do seu navegador de internet e das suas redes sociais. 

Desejamos boa sorte, good luck, buena suerte, na sua jornada de estudo.

450.382 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil