Quanto tempo leva para aprender inglês ou outro idioma?

Tempo pode variar de acordo com a língua e o método de estudo escolhido

Inglês Conversação Básico Gramática Geral
Quanto tempo leva para aprender inglês ou outro idioma?
Profes
em 01 de Junho de 2021

Aprender inglês, ou qualquer outro idioma, é uma tarefa desafiadora que requer três forças importantes: tempo, vontade e motivação. E, manter esse tripé em equilíbrio nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais na vida adulta. Por isso, fomos investigar uma questão comum a muitas pessoas: quanto tempo leva para aprender uma nova língua?

Tá aí a pergunta de 1 milhão de reais que valem mais do que barras de ouro, como diria Silvio Santos. :D

Apesar da resposta depender de alguns fatores, como objetivo com o idioma e o tipo de estudo que será adotado, especialistas indicam que é possível fazer progressos significativos com apenas uma hora de dedicação diária.

Dúvidas na cabeça

Além disso, o Foreign Service Institute (FSI), que fornece treinamento para funcionários do Departamento de Estado dos EUA, publicou um guia com uma estimativa de quanto tempo os diplomatas americanos precisam para alcançar a proficiência em determinadas línguas. 

Aqui, vale considerar que nós estamos falando de profissionais que demandam um tipo de comunicação de alto nível de sofisticação, com vocabulário formal e uso recorrente de termos técnicos.

O FSI divide os idiomas em quatros grupos de dificuldade para estimar o tempo ideal de estudo para um domínio intermediário. Veja:

O nível I, o mais fácil, indica que são necessárias cerca de 700 horas de estudo e prática para alcançar uma fluência intermediária em francês, italiano, espanhol, português, dinamarquês, sueco, norueguês, romeno e holandês; 

O nível II, diz que são necessárias 900 horas para alcançar o mesmo patamar de comunicação em alemão, malaio, swahili e indonésio;

O nível III, indica 1100 horas para tcheco, grego, hindi, búlgaro, finlandês e hebraico;

O nível IIII, aponta a necessidade de 2200 horas de estudo para os falantes de inglês se comunicarem em árabe, chinês, japonês e coreano.

Mulher estudando no computador

Estudar 15 min por aplicativo funciona?

Já uma pesquisa encomendada pelo aplicativo Babbel para atestar a eficiência do seu método de ensino, aponta que estudantes iniciantes de espanhol precisaram de apenas 15 horas de estudo para assimilar temas apresentados no equivalente a um semestre universitário.

A partir desse resultado, o aplicativo estimou que com 15 min de estudo diário é possível sair do conhecimento ‘zero’ para um nível básico de do idioma.

O estudo, de acordo com a Babbel, foi realizado pela Universidade da Cidade de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul durante dois meses com um grupo de estudantes de espanhol que utilizavam o aplicativo como método de aprendizagem.

Deste grupo, 85% dos participantes disseram ter pouco ou nenhum conhecimento no idioma, ao passo que os 15% restantes já contavam com alguma competência em espanhol.

Além disso, o aplicativo também afirma que é possível falar o básico de uma língua, seja ela o inglês ou outra, em apenas 3 semanas de estudo.

Maçã na Mesa

Não existe uma fórmula mágica

Seja em 15 min ou em 1 hora, não existe fórmula mágica para começar dar os primeiros passos em inglês ou em qualquer outra nova língua. A qualidade do tempo que você dedica ao seu processo de aprendizagem e a vontade de aprender também vão ditar boa parte do ritmo da curva de evolução.

Por isso, para além do método de estudo que você escolher adotar - seja com aulas particulares, aplicativo ou por conta própria - , sugerimos que você também tente inserir na sua rotina hábitos diários que te coloque em contato constante com a língua.

Seja assistindo filmes e séries com o áudio e a legenda em inglês, lendo pequenas notícias em portais americano ou até mudando a configuração de idioma do seu navegador de internet e das suas redes sociais. 

Desejamos boa sorte, good luck, buena suerte, na sua jornada de estudo.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil