Quer oferecer aulas no Profes mas é estrangeiro? 2 passos simples para você tirar o seu CPF

Inglês Tradução Online Documentos
Quer oferecer aulas no Profes mas é estrangeiro? 2 passos simples para você tirar o seu CPF
Profes
em 27 de Abril de 2017

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais solicitados do Brasil. Ele viabiliza a vida tributária do portador, possibilitando o pagamento de impostos, a abertura de contas bancárias e a realização de investimentos financeiros. E já que no Profes nós prezamos pela segurança dos alunos, também precisamos cobrar o número de CPF de todos os professores cadastrados. O problema é que essa barreira acaba impedindo que muitos professores estrangeiros se cadastrem na nossa plataforma.

Mas você sabia que os estrangeiros que estão no Brasil ou em outros países podem solicitar o CPF para fins cadastrais e tributários? Pensando nisso, nós preparamos este artigo especialmente para você que quer começar a oferecer aulas online no Brasil, mas não sabe como.

Abaixo, você encontra todas as informações necessárias sobre o assunto. Para solicitar a sua inscrição no CPF, o interessado deverá efetuar os dois passos seguintes:

1) Separar os documentos que comprovem sua nacionalidade

Para que o estrangeiro possa tirar o CPF no Brasil, o mesmo precisará possuir alguns documentos em mãos para a apresentação no momento da solicitação do Cadastro de Pessoa Física. O documento que é essencial para que o estrangeiro possa realizar o CPF no Brasil é o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou outro documento que possa confirmar a validade de sua identificação no país de origem, além de que a CIE, Cédula de Identidade de Estrangeiro, também pode ser aceita pelo órgão responsável por emitir o CPF.

Em substituição aos documentos acima, é possível, também, apresentar o passaporte ou protocolo de RNE, caso o estrangeiro ainda não o possua, identificando estar em processo de realização.

Afora os documentos citados acima, é essencial que o estrangeiro também apresente, no momento da solicitação de seu CPF, os documentos de identificação com validade em seu país de residência com tradução juramentada, sem a necessidade de indicar filiação.

2) Comparecer a um órgão responsável por emissão de CPF

Para tirar o CPF, o estrangeiro interessado deverá comparecer pessoalmente ao órgão responsável, assim como agências do Banco do Brasil, internet e diretamente na Receita Federal, além de ser possível que o representante legal do indivíduo compareça ao local para a solicitação. Ainda que o indivíduo compareça nos órgãos citados acima como válidos para o cadastramento de CPF, o estrangeiro que está situado no Brasil somente poderá concluir a retirada de sua solicitação ao apresentar-se em alguma das unidades da Receita Federal.

A convocação para o comparecimento será enviada por correspondência, sendo que o estrangeiro deverá portar os documentos indicados e o protocolo de atendimento para finalizar o processo e obter seu CPF.

Caso você more em algum país estrangeiro e queira solicitar o CPF diretamente emseu país, clique aqui e confira o passo a passo indicado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Ainda ficou com dúvida? Confira esse vídeo da Paula contando mais sobre o processo.



Gostou do artigo? Agora você pode oferecer aulas no Profes de forma segura. Para se cadastrar gratuitamente como professor na nossa plataforma basta clicar aqui. 

Fontes:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/
https://oestrangeiro.org
http://www.brasil.gov.br
https://www.youtube.com/channel/UCjhzzeKhn8vnccmBG31_psw

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil