Tenho prova amanhã, o que fazer?

Dicas de estudo para quem precisa estudar de última hora

Pedagogia Reforço escolar Ensino Fundamental Aprendizado Ensino Médio Vestibular Curso Superior Preparatório
Tenho prova amanhã, o que fazer?
Profes
em 25 de Abril de 2018

Chegou a hora! Você descobriu que tem uma prova importante amanhã mas não sabe o que fazer? Sabia que tinha uma prova mas adiou até o último momento e agora precisa de uma solução? Alguns colégios possuem uma metodologia de parar o ensino de um novo conteúdo em uma semana no bimestre ou trimestre só para a provas, o que deixam os alunos sobrecarregados.

Mesmo que você estude regularmente o ano todo (veja o artigo “como fazer um plano de estudos”), é sempre importante revisar a matéria antes da prova. Para você que está nessa situação, separamos as melhores dicas para te ajudar.

Confira os 8 passos para estudar com eficiência para uma prova que ocorrerá no dia seguinte:


1. Encontre um local tranquilo e agradável para estudar

Separe um local agradável, mas não um superconfortável, como a cama ou deitado no sofá. Se tiver que estudar a noite ou após o almoço, saiba que seu corpo começará a pedir para dormir, apresentará sinais de cansaço e os bocejos serão mais frequentes.
Nesta situação, a melhor alternativa é sentar em uma cadeira confortável, à frente de uma mesa. Dessa forma você não corre o risco de adormecer.

Se for estudar de noite, ligue todas as luzes (de preferências luzes brancas e fortes). Na escuridão seu corpo libera a melatonina, o hormônio do sono. Por isso essa é uma boa dica para você enganar seu copo, simulando a luz do dia.

2. Retire do seu alcance todas as distrações

Se não for utilizar o celular para os estudos, desligue o aparelho. WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram são aplicativos que quebram a concentração na hora do estudo. Jogos, sejam no tablet ou no console (Ps4, Xbox) não são recomendados. Eles consomem muito tempo, por isso não recomendamos nem nos intervalos.

3. Alimente-se bem

Coma moderadamente. Se você comer uma comida muito pesada, seguramente seu corpo exigirá mais energia para fazer a digestão (por isso que após o almoço costumamos ficar com sono).
Para um dia antes da prova, que você precisará se dedicar aos estudos, sugerimos a ingestão de saladas, um prato mais leve e frutas. A maçã é uma excelente alternativa para te manter acordado e focado nos estudos, pois é rica em açúcares e fibras.

Não recomendamos a alta ingestão de café (muito menos se for menor de idade). O efeito inicial pode ser de energia, mas rapidamente o deixará cansado. Energéticos são controvertidos, se acreditar que funciona para você, use com muita moderação. Um bom substituto é o guaraná natural em pó (ou em pílulas), ele funciona muito bem.

4. Programe 3 alarmes

Três distrações podem te atrapalhar nesse momento: (1) dormir demais e não estudar nada, (2) começar a estudar e cair no sono e (3) estudar muito, dormir mal e perder a prova no dia seguinte. Para que nada disso ocorra, programe alarmes para te ajudar nesse processo.

O primeiro alarme pode ser programado para 1 hora após o início dos estudos (para te acordar, caso você tenha caído no sono), o segundo para as próximas 3 horas (afinal, ninguém consegue se concentrar nos estudos por mais de 4 horas seguidas) e, por último, para 1 hora antes de sair de casa para a prova, assim você terá tempo de relaxar e seguir as instruções abaixo.

5. Comece a estudar com calma

Comece arrumando seus livros e o ambiente de estudo. Leia e organize os tópicos que serão estudados.

Comece se aprofundando aos poucos no primeiro tópico. Revise os pontos que você marcou como principais com as canetas amarelas (ou qualquer cor) durante o bimestre todo. Veja se tem algum item que passou batido ou não entendeu.

Ganhe tempo lendo os resumos dos conceitos e dos pontos mais importantes da matéria. Aproveite para anotar, rascunhar, escrever e reescrever os principais pontos de forma a ajudá-lo a memorizar e entender os conceitos-chaves.

6. Não tente aprender tudo agora

Não tem como focar em 100% do conteúdo um dia antes da prova. Aproveite esse momento para se concentrar em 75% dos itens que definem a nota da prova.

Repetir mentalmente, ou em voz alta, além de te ajudar a manter acordado, também te ajuda a memorizar o conteúdo.

Procure utilizar metáforas e outros truques de estímulo a memória, aqueles que ajudam seu cérebro a memorizar e entender conceitos complexos.

7. Faça pausas estratégicas

Levante-se e dê uma andada a cada 45 minutos. Aproveite esse momento para beber uma água, comer uma fruta ou ir ao banheiro. Não caia na armadilha de ligar o celular.

8. Durma o máximo que conseguir

Chega um momento em que o cérebro não absorve mais nada e o corpo pede para se deitar. Não adianta lutar contra isso, é hora de parar e ir descansar.

Confira se o alarme está programado para acordar com tempo de folga para chegar no exame com tranquilidade. Se possível, coloque dois alarmes com uma diferença de 5 minutos. Desligue todas as luzes, não fique no celular e tente relaxar para cair no sono o mais rápido possível.

O momento final de descanso é crucial para o sucesso, é como se preparar para as olimpíadas: comer os alimentos certos, ter a atitude mental correta e deixar seu corpo descansar enquanto a prova não começa. São estes itens podem fazer toda a diferença para o seu desempenho.

Estudou? Confira as dicas pós-estudo que te ajudarão a conquistar o sucesso na prova:

1. Tenha uma boa noite de sono

O ideal é ter 8 horas de sono ininterrupto, com isso você estará no auge da sua capacidade de concentração, memorização e recuperação de informações.

2. Faça um bom alongamento ou meditação ao acordar

Um alongamento relaxará seus músculos, e em consequência, sua mente. O exercício de meditação tranquilizará seus pensamentos e diminuirá sua ansiedade antes da prova

O exercício de alongamento e meditação, além de aliviar o stress, faz com que o sangue flua para o seu cérebro (fornecendo oxigênio, antioxidante e glicose), o que pode ajudá-lo a pensar com mais clareza.

3. Beba água

Muitas vezes, quando não podemos pensar com clareza e puxar algo da memória, é porque nosso cérebro e corpo precisam de hidratação.

4. Tenha pensamento positivos

Lembre-se que, no final, seus professores querem que você aprenda. Lembre-se que seus professores estão do seu lado, apesar de, às vezes, parecer o contrário. Vê-los como aliados no seu processo de ensino–aprendizagem fará com que você tenha mais simpatia pelo conteúdo.

5. Tome um café da manhã nutritivo e reforçado

Agora é hora de comer bem: torradas, queijos, leite, sucos e sanduíches. O café da manhã ajuda a melhorar as habilidades de memorização e disposição física. Evite beber cafeína em excesso (energéticos, Coca-Cola ou café), a sensação é de se estar mais desperto, mas na verdade acelerará seus batimentos cardíacos e diminuirá sua capacidade de concentração.

6. Tome um banho gelado

O banho relaxa a musculatura. Deixe a água cair nas suas costas e a mente divagar. Essa é uma ótima forma de diminuir a ansiedade. Sua energia ficará renovada.

7. Saia de casa com antecedência

Confira se não está esquecendo nada antes de sair de casa: livros, canetas, celular, cadernos, anotações etc. Nada pior que chegar em cima da hora, preocupar-se com o local da prova, onde vai sentar e, pior ainda, perceber que esqueceu algo em casa minutos antes do início da prova.

Muitas pessoas se sentem seguras ao ler 2 ou 3 frases resumidas dos conteúdos antes da prova para se acalmarem. Funciona mais como um ritual do que como um método de sucesso. Se esse for o seu caso, somente saindo com uma boa antecedência é que este ritual poderá ser executado com calma, para redobrar sua confiança para o decorrer da prova.

8. Divida a prova em questões que sabe e questões que não sabe

Você vai começar pelas questões que sabe, que tem absoluta certeza de como conduzir a resposta, para depois dedicar mais tempo com aquelas que sabe mais ou menos para, finalmente, chegar naquelas que não tem certeza sobre a resposta.

Independente de saber ou não a questão, concentre-se e responda absolutamente todas as perguntas. Começar respondendo as que sabe abre novos campos no cérebro que ativam memórias que você acreditava não ter mais. Sem contar que aumenta a probabilidade de, mesmo chutando, fazer algo certo que valha metade de uma nota dada por um professor compreensível. Vá em frente que na maioria das vezes a sorte também estará ao seu lado!

As provas, os exames, as avaliações são uma parte necessária das nossas vidas. Eles nos colocam sob uma pressão imensa e às vezes parecem que foram feitos para nos colocar para baixo. Mas não é verdade, o professor não é um sádico e as provas não precisam ser assustadoras. Basta você seguir as dicas acima e, você verá, seu desempenho melhorar e suas chances de sucesso irão aumentar substancialmente.

Boas provas!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil