Tenho prova amanhã, o que fazer?
Por: Profes
25 de Abril de 2018

Tenho prova amanhã, o que fazer?

Dicas de estudo para quem precisa estudar de última hora

Pedagogia Reforço escolar Ensino Fundamental Aprendizado Ensino Médio Vestibular Curso Superior Preparatório

Chegou a hora! Você descobriu que tem uma prova importante amanhã mas não sabe o que fazer? Sabia que tinha uma prova mas adiou até o último momento e agora precisa de uma solução? Alguns colégios possuem uma metodologia de parar o ensino de um novo conteúdo em uma semana no bimestre ou trimestre só para a provas, o que deixam os alunos sobrecarregados.

Mesmo que você estude regularmente o ano todo (veja o artigo “como fazer um plano de estudos”), é sempre importante revisar a matéria antes da prova. Para você que está nessa situação, separamos as melhores dicas para te ajudar.

Confira os 8 passos para estudar com eficiência para uma prova que ocorrerá no dia seguinte:


1. Encontre um local tranquilo e agradável para estudar

Separe um local agradável, mas não um superconfortável, como a cama ou deitado no sofá. Se tiver que estudar a noite ou após o almoço, saiba que seu corpo começará a pedir para dormir, apresentará sinais de cansaço e os bocejos serão mais frequentes.
Nesta situação, a melhor alternativa é sentar em uma cadeira confortável, à frente de uma mesa. Dessa forma você não corre o risco de adormecer.

Se for estudar de noite, ligue todas as luzes (de preferências luzes brancas e fortes). Na escuridão seu corpo libera a melatonina, o hormônio do sono. Por isso essa é uma boa dica para você enganar seu copo, simulando a luz do dia.

2. Retire do seu alcance todas as distrações

Se não for utilizar o celular para os estudos, desligue o aparelho. WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram são aplicativos que quebram a concentração na hora do estudo. Jogos, sejam no tablet ou no console (Ps4, Xbox) não são recomendados. Eles consomem muito tempo, por isso não recomendamos nem nos intervalos.

3. Alimente-se bem

Coma moderadamente. Se você comer uma comida muito pesada, seguramente seu corpo exigirá mais energia para fazer a digestão (por isso que após o almoço costumamos ficar com sono).
Para um dia antes da prova, que você precisará se dedicar aos estudos, sugerimos a ingestão de saladas, um prato mais leve e frutas. A maçã é uma excelente alternativa para te manter acordado e focado nos estudos, pois é rica em açúcares e fibras.

Não recomendamos a alta ingestão de café (muito menos se for menor de idade). O efeito inicial pode ser de energia, mas rapidamente o deixará cansado. Energéticos são controvertidos, se acreditar que funciona para você, use com muita moderação. Um bom substituto é o guaraná natural em pó (ou em pílulas), ele funciona muito bem.

4. Programe 3 alarmes

Três distrações podem te atrapalhar nesse momento: (1) dormir demais e não estudar nada, (2) começar a estudar e cair no sono e (3) estudar muito, dormir mal e perder a prova no dia seguinte. Para que nada disso ocorra, programe alarmes para te ajudar nesse processo.

O primeiro alarme pode ser programado para 1 hora após o início dos estudos (para te acordar, caso você tenha caído no sono), o segundo para as próximas 3 horas (afinal, ninguém consegue se concentrar nos estudos por mais de 4 horas seguidas) e, por último, para 1 hora antes de sair de casa para a prova, assim você terá tempo de relaxar e seguir as instruções abaixo.

5. Comece a estudar com calma

Comece arrumando seus livros e o ambiente de estudo. Leia e organize os tópicos que serão estudados.

Comece se aprofundando aos poucos no primeiro tópico. Revise os pontos que você marcou como principais com as canetas amarelas (ou qualquer cor) durante o bimestre todo. Veja se tem algum item que passou batido ou não entendeu.

Ganhe tempo lendo os resumos dos conceitos e dos pontos mais importantes da matéria. Aproveite para anotar, rascunhar, escrever e reescrever os principais pontos de forma a ajudá-lo a memorizar e entender os conceitos-chaves.

6. Não tente aprender tudo agora

Não tem como focar em 100% do conteúdo um dia antes da prova. Aproveite esse momento para se concentrar em 75% dos itens que definem a nota da prova.

Repetir mentalmente, ou em voz alta, além de te ajudar a manter acordado, também te ajuda a memorizar o conteúdo.

Procure utilizar metáforas e outros truques de estímulo a memória, aqueles que ajudam seu cérebro a memorizar e entender conceitos complexos.

7. Faça pausas estratégicas

Levante-se e dê uma andada a cada 45 minutos. Aproveite esse momento para beber uma água, comer uma fruta ou ir ao banheiro. Não caia na armadilha de ligar o celular.

8. Durma o máximo que conseguir

Chega um momento em que o cérebro não absorve mais nada e o corpo pede para se deitar. Não adianta lutar contra isso, é hora de parar e ir descansar.

Confira se o alarme está programado para acordar com tempo de folga para chegar no exame com tranquilidade. Se possível, coloque dois alarmes com uma diferença de 5 minutos. Desligue todas as luzes, não fique no celular e tente relaxar para cair no sono o mais rápido possível.

O momento final de descanso é crucial para o sucesso, é como se preparar para as olimpíadas: comer os alimentos certos, ter a atitude mental correta e deixar seu corpo descansar enquanto a prova não começa. São estes itens podem fazer toda a diferença para o seu desempenho.

Estudou? Confira as dicas pós-estudo que te ajudarão a conquistar o sucesso na prova:

1. Tenha uma boa noite de sono

O ideal é ter 8 horas de sono ininterrupto, com isso você estará no auge da sua capacidade de concentração, memorização e recuperação de informações.

2. Faça um bom alongamento ou meditação ao acordar

Um alongamento relaxará seus músculos, e em consequência, sua mente. O exercício de meditação tranquilizará seus pensamentos e diminuirá sua ansiedade antes da prova

O exercício de alongamento e meditação, além de aliviar o stress, faz com que o sangue flua para o seu cérebro (fornecendo oxigênio, antioxidante e glicose), o que pode ajudá-lo a pensar com mais clareza.

3. Beba água

Muitas vezes, quando não podemos pensar com clareza e puxar algo da memória, é porque nosso cérebro e corpo precisam de hidratação.

4. Tenha pensamento positivos

Lembre-se que, no final, seus professores querem que você aprenda. Lembre-se que seus professores estão do seu lado, apesar de, às vezes, parecer o contrário. Vê-los como aliados no seu processo de ensino–aprendizagem fará com que você tenha mais simpatia pelo conteúdo.

5. Tome um café da manhã nutritivo e reforçado

Agora é hora de comer bem: torradas, queijos, leite, sucos e sanduíches. O café da manhã ajuda a melhorar as habilidades de memorização e disposição física. Evite beber cafeína em excesso (energéticos, Coca-Cola ou café), a sensação é de se estar mais desperto, mas na verdade acelerará seus batimentos cardíacos e diminuirá sua capacidade de concentração.

6. Tome um banho gelado

O banho relaxa a musculatura. Deixe a água cair nas suas costas e a mente divagar. Essa é uma ótima forma de diminuir a ansiedade. Sua energia ficará renovada.

7. Saia de casa com antecedência

Confira se não está esquecendo nada antes de sair de casa: livros, canetas, celular, cadernos, anotações etc. Nada pior que chegar em cima da hora, preocupar-se com o local da prova, onde vai sentar e, pior ainda, perceber que esqueceu algo em casa minutos antes do início da prova.

Muitas pessoas se sentem seguras ao ler 2 ou 3 frases resumidas dos conteúdos antes da prova para se acalmarem. Funciona mais como um ritual do que como um método de sucesso. Se esse for o seu caso, somente saindo com uma boa antecedência é que este ritual poderá ser executado com calma, para redobrar sua confiança para o decorrer da prova.

8. Divida a prova em questões que sabe e questões que não sabe

Você vai começar pelas questões que sabe, que tem absoluta certeza de como conduzir a resposta, para depois dedicar mais tempo com aquelas que sabe mais ou menos para, finalmente, chegar naquelas que não tem certeza sobre a resposta.

Independente de saber ou não a questão, concentre-se e responda absolutamente todas as perguntas. Começar respondendo as que sabe abre novos campos no cérebro que ativam memórias que você acreditava não ter mais. Sem contar que aumenta a probabilidade de, mesmo chutando, fazer algo certo que valha metade de uma nota dada por um professor compreensível. Vá em frente que na maioria das vezes a sorte também estará ao seu lado!

As provas, os exames, as avaliações são uma parte necessária das nossas vidas. Eles nos colocam sob uma pressão imensa e às vezes parecem que foram feitos para nos colocar para baixo. Mas não é verdade, o professor não é um sádico e as provas não precisam ser assustadoras. Basta você seguir as dicas acima e, você verá, seu desempenho melhorar e suas chances de sucesso irão aumentar substancialmente.

Boas provas!

452.908 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil