Trabalho após a aposentadoria?
Por: Profes
16 de Abril de 2019

Trabalho após a aposentadoria?

Com a ajuda da tecnologia, aposentados continuam dando aula e trabalhando após a aposentadoria.

Coaching Profissional Autodesenvolvimento Desenvolvimento Pessoal Motivação Carreira

A APOSENTADORIA NÃO PRECISA ser o fim do trabalho. Aposentados podem precisar de uma renda-extra ou trabalhar por prazer, voluntariamente. Para muitas pessoas, assumir um trabalho adicional durante a aposentadoria significa mais do que a renda-extra, afinal, um emprego na aposentadoria é muitas vezes uma chance de perseguir um sonho de longa data, ter um propósito, permanecer engajado socialmente ou encontrar a realização continuando a desempenhar um papel significativo e produtivo na sociedade. Abaixo, exemplos de aposentados que explicam o que os levou a ter uma segunda carreira e como os outros podem seguir seus passos.

 

Depois de uma paixão

A cerca de 15 anos atrás, Roberto Menezes se aposentou de uma carreira feliz como professor público do município de Santana do Parnaíba e mudou-se com a esposa, Judite, para Sorocaba, perto da família dela. Enquanto faziam os afazerem do dia-a-dia, ela percebeu que uma família vizinha estava lamentando as dificuldades o filho que estava aprendendo a escrever, a se alfabetizar. Em resposta, Roberto começou a dar aulas particulares, ainda gratuitamente, para este menino. Depois pesquisou maneiras de ajudar outros que porventura estavam com a mesma dificuldade. Em 2016, aos 70 anos, ele estava com 5 alunos recorrentes. "Eu não estava familiarizado com a indústria de aulas particulares, mas meu desejo inato de ajudar os outros é o que me motivou a mergulhar na tarefa de dar aulas uma a um", diz Roberto. O trabalho precisa de disciplina na agenda, mas é recompensador.

Aulas alfabetização

Assumir um novo desafio

Depois de uma carreira como professora de biologia em escolas particulares de alto nível em São Paulo, Cristina Ribeiro se aposentou. Enquanto ele esperava ansiosamente por dias tranquilos e calmos, ela descobriu que o fascínio não durou. "Você só pode ver TV, jogar cartas, passear quantas vezes por dia?”, perguntava. Agora com 76 anos, surfando na internet, ela descobriu sites de aulas particulares, como o Profes. Inspirada pela ideia de continuar em atividade, porém escolhendo seus horários, ela cadastrou, adquiriu um plano para arrumar mais alunos e se tornou uma ativa professora particular de biologia presencial com alunos de perto do bairro dela. Dá aula na sua casa quando ela quiser, tirando férias quando quiser. “Certifique-se de que o que você escolher seja desafiador, aprender a encontrar novas oportunidades foi divertido” comenta Cristina.

A chance de reinventar

Pouco antes de seu aniversário de 61 anos, Marco Ribeiro se aposentou como coordenador pedagógico de matemática, cargo que ministrou em pelo menos 3 escolas no Nordeste, mais precisamente em Recife. Pensando em fazer outra coisa, apaixonado por educação, Roberto buscou maneiras de aprender a dar aulas online, do seu computador sem sair de casa. “Comprei um computador novo, um notebook completo, aprendi a tratar a tecnologia com tranquilidade e fui em frente, dar aulas pela internet.”, disse ele enquanto ligava o seu notebook. Durante o período inicial de aprendizado, num site como o Profes, um aluno deixou uma solicitação para que ele desse uma aula de álgebra, pois tinha exame no dia seguinte.

Como ex-professor e coordenador da disciplina, ele não teve receio de ministrar a aula pedida, sem antes olhar o material e acordar nos valores. Atualmente, Marco ministra aulas somente de manhã, quando se encontra mais desperto e empolgado em dar aulas, pois a tarde é hora de descansar, passear e buscar a neta na escola. A dica que Roberto dá para outras pessoas que querem iniciar a dar aulas particulares é: "Seja paciente no início, aprenda a dar aulas online, tem muitos tutorias, cursos no Profes", recomenda Marco, "encontre um horário, dedique-se que depois fica muito fácil, motive-se e vá em frente."

Aulas particulares

Mantendo uma mente ativa

Joana Maria, uma aposentada e ex-professora, que mora em Cuiabá, Mato Grosso, agora ensina alunos de todo Brasil on-line por meio da plataforma Profes. "Eu pesquisei – dar aulas particulares – no Google e achei o Profes.” Desde então, ela expandiu seus serviços e agora oferece aulas particulares em áreas como aulas de Português e Redação. Aproveita seus conhecimentos e tempo para corrigir a ortografia e sintaxe de trabalhos por meio do Tarefas Profes.

"O dinheiro é um dos benefícios, mas outro é que consigo manter minha mente muito ativa e motivada, ensinar é minha paixão, português é uma língua maravilhosa que nem todos tem facilidade de aprender e usar", diz Joana. “Eu também posso compartilhar minha experiência para alunos que estão fazendo seu TCC e precisam formatar pela ABNT.”

 

Criando algo novo

Depois de trabalhar como professora por mais de 35 anos no ensino superior na área de exatas, cálculo, Gabriela Machado Schmidt, de Belo Horizonte, começou a luta contra a osteoporose. Ela lidou com a condição de várias maneiras, inclusive colocando a mão na massa ajudando alunos a entenderem suas listas de exercícios de engenharia, matemática, cálculo, física. Entendo que existe uma maneira melhor do que ficar em casa lamentando a aposentadoria, o tempo ocioso, hoje, Gabriela recebe uma remuneração polpuda pegando tarefas no Tarefas Profes e dando algumas aulas esporádicas, quando o aluno está perto dela em Belo Norizonte. “Enquanto muita gente reclama da aposentadoria, eu estou adorando os desafios propsotos pelos alunos, movimenta minha cabeça”, diz Gabriela. “Inventar algo para fazer, recomeçar, estar atualizado nas perguntas das faculdades, é incrivelmente recompensador.

Aulas online

Construindo um Perfil Online

A internet trouxe imensas oportunidades e acreditamos que nem começamos. Aqueles que se propõe a aprender algo novo, testar, fuçar, terão sempre vantagem neste novo mundo em constante transformação. Plataformas como o Profes, de aulas particulares, permitem que qualquer um, cadastre-se gratuitamente para seu um professor particular. Entendendo como o site funciona, em poucos meses poderá escolher alunos para aulas presenciais ou online.

Construir um perfil, uma boa foto, um texto biográfico engajador, criar pacotes de preços de aulas, um texto de destaque é algo simples e rápido, feito do computador da sua casa.

Para todos educadores, professores, coordenadores, apaixonados por educação, ter esta nova oportunidade para continuar a dar aulas, ministrar aulas do que cultivou em décadas de experiência, exercendo a vocação é algo que deve ser explorado e tentado o mais rápido possível. Conte com o Profes!

451.164 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 29 de dezembro de 2019

Ótima recomendação!!!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil