Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
Está em busca de uma atividade para manter a saúde e o bem-estar físico e mental em dia? Que tal testar os benefícios do yoga? A prática milenar íntegra posturas físicas (asana) com técnicas de respiração (pranayama), concentração e relaxamento que auxiliam no controle das emoções, situam a pessoa no momento presente e ainda aumentam a percepção corporal. Por essas características, pode ser uma ferramenta eficaz no combate ao estresse e à ansiedade!
Crédito: freepick/ yanalya
Além disso, o yoga é democrático, conta com linhas e variações capazes de atender às necessidades de todos os tipos de pessoas, independente da idade ou do porte físico.
Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos na prática:
Há linhas com maior ênfase na permanência de posturas físicas, outras mais fluidas, com repetições de exercícios, com foco apenas nas técnicas de respiração. Pesquise e entenda qual ou quais métodos combinam mais com você.
Hatha Yoga: é considerado o yoga clássico, ligado às tradições indianas, berço desta prática milenar. Tem grande ênfase na permanência nos asanas, contribuindo para o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade. A meditação, o relaxamento e as técnicas de respiração também estão presentes.
Vinyasa Yoga: compõe o grupo dos métodos contemporâneos, com movimentos rápidos, sincronizados e que se conectam com a respiração. É comumente chamado de flow.
Kundalini Yoga: é um estilo mais contemplativo, com maior dedicação às técnicas respiratórias. Valoriza a conexão entre o corpo, a mente e o espírito.
Crédito: freepick/ yanalya
Algumas posturas podem exigir movimentações que o seu corpo talvez não esteja adaptado a fazer. Por isso, avance aos poucos, com mais qualidade e menos intensidade para evitar lesões e contusões.
Se as suas mãos ainda não alcançam os dedos dos pés em um alongamento, segure nas panturrilhas. Tenha paciência e valorize o processo de desenvolvimento do seu corpo.
Os resultados no yoga, assim como em outras partes da vida, vêm com tempo, autoconhecimento e técnica. No dia que as suas mãos estiverem mais próximas aos pés, isso vai te proporcionar uma sensação de contentamento ainda mais saborosa, acredite!
Preciso fazer yoga todos os dias? Qual a frequência ideal? Não há uma regra clara que defina quantas vezes você deve ou não praticar. Com uma ou duas sessões na semana já é possível colher os benefícios que a atividade pode te proporcionar. O segredo, na verdade, está na regularidade.
Crédito: freepick/ yanalya
Tente deixar os problemas e as preocupações de lado no momento em que você estiver no seu mat (tapetinho). Conecte-se com a sua respiração e com os movimentos que você estiver executando para aproveitar as sensações que cada um tem a oferecer - até porque muitos asanas exigem um alto grau de concentração. Com o tempo, você será capaz de expandir essa capacidade de presença para outras áreas da vida. Bom, não é mesmo?
Quer dicas para praticar sozinho? A gente tem ajuda, clique aqui.
Na plataforma do Profes você encontra uma série de profissionais particulares que podem te ajudar a dar os primeiros passos no Yoga. Como fazer isso? É bem simples.
Digite ‘yoga’ no campo de buscas, selecione um instrutor e agende a sua primeira aula online.
Por hoje é isso. Namastê.