Yoga: 4 dicas para você começar a praticar
Por: Profes
08 de Setembro de 2021

Yoga: 4 dicas para você começar a praticar

Deixe a insegurança de lado e venha desfrutar dos benefícios desta prática milenar

Yoga Concentração Yoga Yoga em Casa Meditação Relaxamento Respiração

Está em busca de uma atividade para manter a saúde e o bem-estar físico e mental em dia? Que tal testar os benefícios do yoga? A prática milenar íntegra posturas físicas (asana) com técnicas de respiração (pranayama), concentração e relaxamento que auxiliam no controle das emoções, situam a pessoa no momento presente e ainda aumentam a percepção corporal. Por essas características, pode ser uma ferramenta eficaz no combate ao estresse e à ansiedade!

YogaCrédito: freepick/ yanalya

Além disso, o yoga é democrático, conta com linhas e variações capazes de atender às necessidades de todos os tipos de pessoas, independente da idade ou do porte físico. 

Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos na prática: 

1. Escolha o tipo de yoga que melhor combina com o seu estilo

Há linhas com maior ênfase na permanência de posturas físicas, outras mais fluidas, com repetições de exercícios, com foco apenas nas técnicas de respiração. Pesquise e entenda qual ou quais métodos combinam mais com você. 

Hatha Yoga: é considerado o yoga clássico, ligado às tradições indianas, berço desta prática milenar. Tem grande ênfase na permanência nos asanas, contribuindo para o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade. A meditação, o relaxamento e as técnicas de respiração também estão presentes.

Vinyasa Yoga: compõe o grupo dos métodos contemporâneos, com movimentos rápidos, sincronizados e que se conectam com a respiração. É comumente chamado de flow.

Kundalini Yoga: é um estilo mais contemplativo, com maior dedicação às técnicas respiratórias. Valoriza a conexão entre o corpo, a mente e o espírito.

YogaCrédito: freepick/ yanalya

2. Respeite os seus limites e avance aos poucos

Algumas posturas podem exigir movimentações que o seu corpo talvez não esteja adaptado a fazer. Por isso, avance aos poucos, com mais qualidade e menos intensidade para evitar lesões e contusões.

Se as suas mãos ainda não alcançam os dedos dos pés em um alongamento, segure nas panturrilhas. Tenha paciência e valorize o processo de desenvolvimento do seu corpo.

Os resultados no yoga, assim como em outras partes da vida, vêm com tempo, autoconhecimento e técnica. No dia que as suas mãos estiverem mais próximas aos pés, isso vai te proporcionar uma sensação de contentamento ainda mais saborosa, acredite!

3. Faça quantas vezes for confortável para você

Preciso fazer yoga todos os dias? Qual a frequência ideal? Não há uma regra clara que defina quantas vezes você deve ou não praticar. Com uma ou duas sessões na semana já é possível colher os benefícios que a atividade pode te proporcionar. O segredo, na verdade, está na regularidade. 

YogaCrédito: freepick/ yanalya

4. Traga a sua atenção para o seu tapetinho

Tente deixar os problemas e as preocupações de lado no momento em que você estiver no seu mat (tapetinho). Conecte-se com a sua respiração e com os movimentos que você estiver executando para aproveitar as sensações que cada um tem a oferecer - até porque muitos asanas exigem um alto grau de concentração. Com o tempo, você será capaz de expandir essa capacidade de presença para outras áreas da vida. Bom, não é mesmo?

Quer dicas para praticar sozinho? A gente tem ajuda, clique aqui.

Profes e você

Na plataforma do Profes você encontra uma série de profissionais particulares que podem te ajudar a dar os primeiros passos no Yoga. Como fazer isso? É bem simples.

Digite ‘yoga’ no campo de buscas, selecione um instrutor e agende a sua primeira aula online. 

Por hoje é isso. Namastê.

451.322 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil