Yoga em casa: como começar?

Confira dicas que vão te ajudar a praticar sozinho com segurança

Yoga Em casa Yoga para Iniciantes
Yoga em casa: como começar?
Profes
em 08 de Setembro de 2021

O yoga se tornou uma prática muito procurada por aqueles que desejam um momento de pausa, relaxamento e introspecção. A partir de posturas físicas, exercícios de respiração e meditação, a atividade trabalha o corpo e a mente em sintonia, o que auxilia no controle do fluxo de pensamentos, situa a pessoa no momento presente e proporciona sensação de paz e bem-estar. 

Yoga
Crédito: freepick/ karlyukav

Mas como começar? Dá para fazer yoga em casa? O Profes separou algumas dicas para você que deseja experimentar os benefícios dessa prática milenar. Vamos lá?

1. Escolha um espaço agradável e tranquilo

O yoga, como citado no início do texto, é uma prática introspectiva, que convida a pessoa a olhar para dentro. Por isso, antes de começar uma sessão de exercícios, escolha um espaço amplo e agradável, onde você possa se movimentar com liberdade, sem que haja a preocupação com a possibilidade de bater ou esbarrar em móveis ou objetos.

Também dê preferência por um ambiente tranquilo, para evitar que barulhos externos atrapalhem a sua concentração.

2. Roupas leves e confortáveis sempre

Boa parte das posturas físicas trabalham com alongamento, logo, a escolha por roupas confortáveis é essencial. Opte por peças leves, que permitam a movimentação dos membros inferiores e superiores com facilidade. Nada de jeans e tactel!

Yoga
Crédito: freepick

3. Adquira um yoga mat (tapete)

O mat é o famoso ‘tapetinho de yoga’. É um acessório que garante conforto e segurança ao praticante.

Há uma série de asanas (posturas físicas) que exige que a pessoa fique ajoelhada no chão durante certo intervalo de tempo, por exemplo, e o contato da articulação com a superfície pode ser bastante desconfortável. Neste sentido, o tapete diminui a tensão e torna o exercício mais cômodo. 

No quesito segurança, os mats, em geral, contam com propriedades antiderrapantes, que aumentam a aderência do praticante nas posturas e atenuam os riscos de queda.

4. Pesquise e escolha o método que mais combina com você

O Hatha Yoga, método que valoriza a permanência nas posturas, apesar de ser o método mais tradicional, não é o único no universo de possibilidades que o yoga oferece. Há opções para todos os gostos e estilos. 

O Vinyasa Yoga, por exemplo, é indicado para quem deseja executar séries mais fluídas e dinâmicas; o Ashtanga Yoga, para quem procura intensidade; o Kundalini Yoga dá maior ênfase às técnicas respiratórias.

Pesquise cada método e entenda qual combina mais com o seu estilo e necessidade. Se for praticar sozinho, procure vídeos de profissionais com boas referências ou aplicativos de confiança. Além disso, comece aos poucos, com posturas iniciais para evitar lesões e contusões.

Yoga
Crédito: freepick

5. Mais qualidade, menos intensidade nas posturas

Reforçando a mensagem anterior, o yoga tem como princípios a aceitação e o bem-estar, então, não é legal sentir dor ou desconforto ao realizar uma série de asanas.

Se você está dando os primeiros passos na prática, lembre-se sempre de respeitar os limites do seu próprio corpo. Procure se concentrar na qualidade de execução do exercício, não na sua intensidade.

Se as suas mãos ainda não alcançam os dedos dos pés durante um alongamento, segure nas panturrilhas. Tenha paciência e valorize o processo de desenvolvimento do seu corpo ao longo do tempo.

Na plataforma do Profes você encontra uma série de profissionais particulares que podem te ajudar a dar os primeiros passos no Yoga. Como fazer isso? É bem simples.

Digite ‘yoga’ no campo de buscas, selecione um instrutor e agende a sua primeira aula online.  Depois, conta para nós como foi essa experiência. Queremos te ouvir! 

Namastê.

360.597 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil