Tidyverse da linguagem R é uma excelente opção
Por: Bruno C.
10 de Abril de 2023

Tidyverse da linguagem R é uma excelente opção

Uma comparação com o Pandas

Python Pandas

O tidyverse é um conjunto de pacotes R desenvolvidos para facilitar a análise e a manipulação de dados. Esses pacotes oferecem uma abordagem consistente e coerente para trabalhar com dados, tornando o processo de análise mais eficiente e agradável. O tidyverse inclui pacotes como ggplot2, dplyr, tidyr, purrr, entre outros, que cobrem várias etapas do processo de análise de dados.

Por outro lado, o Pandas é uma biblioteca popular de manipulação e análise de dados em Python. Ele oferece estruturas de dados flexíveis e de alto desempenho, como DataFrame e Series, e fornece funções abrangentes para limpar, transformar e analisar dados.

Vantagens do tidyverse em relação ao Pandas:

  1. Sintaxe consistente e coerente: O tidyverse possui uma sintaxe unificada e coerente para manipulação e análise de dados. Essa abordagem facilita o aprendizado e a aplicação de diferentes pacotes dentro do ecossistema tidyverse. No Pandas, a sintaxe pode variar entre funções e pode ser menos intuitiva para novos usuários.

  2. Encadeamento de funções com o operador pipe (%>%): O tidyverse permite encadear várias funções usando o operador pipe (%>%), tornando o código mais legível e fácil de seguir. No Pandas, embora seja possível encadear funções usando o método .pipe(), a sintaxe pode ser menos elegante e menos amplamente adotada.

  3. Manipulação de dados não retangulares: Enquanto o Pandas é projetado principalmente para trabalhar com dados retangulares (tabelas), o tidyverse possui ferramentas para trabalhar com dados não retangulares, como listas e arrays multidimensionais. Isso facilita a manipulação de dados mais complexos e aninhados.

  4. Visualização de dados com ggplot2: O ggplot2, parte do tidyverse, é uma biblioteca de visualização de dados poderosa e altamente personalizável. Ele implementa a "Grammar of Graphics", permitindo a criação de gráficos complexos e informativos com relativa facilidade. Embora o Pandas possa gerar visualizações usando Matplotlib, a flexibilidade e a abordagem baseada em gramática do ggplot2 são vantagens claras.

  5. Integração com R Markdown: O tidyverse é projetado para funcionar bem com o R Markdown, uma ferramenta para criação de documentos dinâmicos e reproduzíveis. Isso facilita a criação de relatórios e apresentações interativas diretamente a partir do código R. No Python, isso pode ser feito usando Jupyter Notebooks ou outras ferramentas, mas a integração não é tão profunda quanto no ecossistema R.

É importante notar que a escolha entre o tidyverse e o Pandas depende, em última análise, das necessidades específicas do projeto e da familiaridade com as linguagens R e Python. Ambas as bibliotecas têm suas vantagens e são amplamente utilizadas em suas respectivas comunidades para análise e manipulação de dados.

R$ 130 / h
Bruno C.
Rio de Janeiro / RJ
Bruno C.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Python - Data Analysis Python - Avançado Python - Programação básica
Doutorado: Computação (UFRJ/Unirio)
Ciência de dados. Finanças, energia. Organização, visualizações e modelos de machine learning. Atividades profissionais, reforço para graduação e pós
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil