O PIB - ou Produto Interno Bruto - é definido pela soma de todos os bens e produtos finais produzidos em uma determinada região, seja uma cidade, estado, país, bairro, continnente, bloco econômico e etc, durante um dado período (dia, mês, ano, semestre, etc). É um dos indicadores mais utilizados para medir a ativiade econômica de uma região: quanto maior o PIB, maior a atividade econômica.
O PIB considera todos os bens e serviços finais produzidos numa região, num determinado período. Contudo, quando analisamos mais profudamente, vemos que existem fatores de produção que pertencem a não-residentes e são destinados a outras regiões, como é o caso de empresas estrangeiras ou imigrantes que prestam serviços dentro da região e enviam o dinheiro para a família em outros locais. Em contrapartida, existem residentes que recebem repasses do exterior por terem fatores de produção fora da região. Ao levarmos esses dois fatores em consideração, subtraindo do PIB os fatores de produção que saem da região para o exterior e somando os fatores de produção que chegam do exterior para a região, chegamos ao valor do Produto Interno Líquido.
É a mesma linha de pensamento do faturamento de uma empresa: considerando-se todos os valores pela empresa, indepedente de suas despesas, teremos o faturamento bruto. Se considerarmos todos os valores referentes à vida financeira dessa empresa, tais como gastos com funcionários, contas, impostos, compras de produtos, custos com transportes - dentre outros - vamos chegar ao valor do faturamento líquido - ou lucro líquido. Observe a fórmula para facilitar o cálculo do PIL:
Ou ainda: