PIB - Produto Interno Bruto
Por: Bruno A.
21 de Fevereiro de 2016

PIB - Produto Interno Bruto

Geografia

DEFINIÇÃO

O PIB - ou Produto Interno Bruto - é definido pela soma de todos os bens e produtos finais produzidos em uma determinada região, seja uma cidade, estado, país, bairro, continnente, bloco econômico e etc, durante um dado período (dia, mês, ano, semestre, etc). É um dos indicadores mais utilizados para medir a ativiade econômica de uma região: quanto maior o PIB, maior a atividade econômica.

 

Produto Interno Bruto - PIB/Produto Interno Líquido - PIL

O PIB considera todos os bens e serviços finais produzidos numa região, num determinado período. Contudo, quando analisamos mais profudamente, vemos que existem fatores de produção que pertencem a não-residentes e são destinados a outras regiões, como é o caso de empresas estrangeiras ou imigrantes que prestam serviços dentro da região e enviam o dinheiro para a família em outros locais. Em contrapartida, existem residentes que recebem repasses do exterior por terem fatores de produção fora da região. Ao levarmos esses dois fatores em consideração, subtraindo do PIB os fatores de produção que saem da região para o exterior e somando os fatores de produção que chegam do exterior para a região, chegamos ao valor do Produto Interno Líquido.

É a mesma linha de pensamento do faturamento de uma empresa: considerando-se todos os valores pela empresa, indepedente de suas despesas, teremos o faturamento bruto. Se considerarmos todos os valores referentes à vida financeira dessa empresa, tais como gastos com funcionários, contas, impostos, compras de produtos, custos com transportes - dentre outros - vamos chegar ao valor do faturamento líquido - ou lucro líquido. Observe a fórmula para facilitar o cálculo do PIL:

PIB + Rendas Recebidas do Exterior - Rendas  Enviadas ao Exterior = PIL

Ou ainda:

PIB - Depreciações = PIL

 

R$ 90 / h
Bruno A.
Rio de Janeiro / RJ
Bruno A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Passar de Ano em Geografia Geografia a domicilio Geografia - Agroecologia
Graduação: Geografia (Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ))
Estudante de Geografia pela Puc-Rio, com 6 anos de experiência em aulas particulares. Venha aprender com quem sabe! :)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil