Comparar ou apoiar
Foto de Caio S.
Por: Caio S.
15 de Setembro de 2022

Comparar ou apoiar

Pais e filhos

Comunicação Geral

 

 

             Você tem o hábito de comparar seus filhos, entre si ou com seus amigos e colegas? Se a resposta para estas perguntas for sim, saiba que você, pai ou mãe, pode estar desmotivando seu filho ou sua filha. 

             Embora acreditemos que comparar a nós mesmos ou aos outros com os nossos semelhantes é um comportamento comum ao longo das nossas vidas, este hábito realizado por você em relação ao seu filho, criança ou adolescente, pode ser prejudicial para o desenvolvimento dele.

 

            A sua opinião ou perspectiva sobre um determinado assunto ou atitude, assim como suas ações, são vistas como espelho para a criança ou para o adolescente. Por isso, ao compará-lo, ressaltando os pontos negativos do seu filho, você está tornando-o ainda mais inseguro. Sua opinião tem um peso muito maior do que a de qualquer outra pessoa. 

           Ao longo da nossa experiência, uma das principais causas de problemas de relacionamento entre irmãos é a busca pelo reconhecimento e atenção dos pais, e isso, muitas vezes, pode prejudicar o desempenho escolar dessas crianças e adolescentes.

 

          Cada filho, criança ou adolescente, está em uma fase de desenvolvimento diferente, em momentos diferentes, possuem obstáculos distintos e cada um possui dificuldades e potencialidades únicas para vencer essas barreiras.

          Portanto, converse com cada um dos seus filhos (sejam eles filhos únicos ou tenham irmãos), buscando compreender as suas características — suas potencialidades e dificuldades — e dedique um momento especial semanalmente para cada um, para fazer o que mais lhes agradam. Por fim, é importante que você reconheça e parabenize cada um. 

 

          

 

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto