Você já ouviu falar em Olimpíadas Científicas?
Por: Carina S.
03 de Junho de 2020

Você já ouviu falar em Olimpíadas Científicas?

Conheça o que são Olimpíadas Científicas e abra sua mente!

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular ENEM Reforço escolar Concursos Olimpíadas de Física (OBF) Olimpíadas CIENTIFICAS Fisica Química Ciências Biologia Astronomia robótica Matemática Acompanhamento Escolar

POR QUE PARTICIPAR DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS?

 

VOCÊ SABE O QUE SÃO AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS? 

São competições acadêmicas que incentivam estudos mais avançados a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Essas olimpíadas podem ocorrer em níveis regionais, nacionais e internacionais. São diversas matérias e diversos estilos de provas! Os prêmios variam de medalhas e certificados a prêmios em dinheiro!

COMO POSSO ESTUDAR PARA ESSAS OLIMPÍADAS?

Você pode estudar sozinho ou em grupos de estudos, pode encontrar provas anteriores das Olimpíadas em seus próprios sites e tentar resolve-las! Ou pode pedir ajuda a um amigo que já tenha participado de Olimpíadas, aos seus professores e até mesmo um professor particular!

POR QUE ESTUDAR PARA OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS?

Os conteúdos das Olimpíadas normalmente são mais avançados do que você vê na escola. Muitas vezes nem se relacionam com os conteúdos da escola! Mas vale a pena você estudar? A resposta é sim!

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante.

VANTAGENS DE  PARTICIPAR DE UMA OLIMPÍADA CIENTÍFICA

 

Olimpíadas te desafiam!

Um dos ideais mais legais das olimpíadas é que você não irá gastar horas de estudos decorando fórmulas e aprendendo a usá-las rápido. Em vez disso, você vai aprendendo a parte desafiadora e, após aprender algumas técnicas legais, descobrir como aplica-las de uma maneira inusitada nos diversos problemas que surgirão. Não adianta negar: desafios são divertidos. Lembra um jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar uma determinada fase? Provavelmente, se o jogo fosse muito fácil, você não teria gostado tanto dele e sequer se lembraria.

 

Estudar “olimpicamente” uma matéria abre a sua mente

Pelo motivo citado acima, você irá, por consequência e sem esforço adicional, ter uma mente muito mais aberta. As provas de olimpíada fazem com que você se acostume a ir às provas com uma mente mais aberta para resolver os problemas. Isso é bom, pois caso apareça uma questão mais elaborada, você terá menos dificuldade, já que está acostumado a ter ideias novas e não só reproduzir o que já aprendeu. Você pode se aprofundar em uma matéria do seu interesse.  Ao realizar estas provas você inevitavelmente está se preparando para um vestibular, pois elas possuem nível semelhante, quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros.

 

Experiências de vida incríveis

A maioria das olimpíadas acontece em âmbito nacional e internacional. Um bom exemplo é o que acontece na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Se você for premiado na competição, será convidado para uma semana de confraternização com grandes estudantes de todo o Brasil. A partir daí, poderá participar de seletivas para olimpíadas internacionais (sul-americana, mundial e outras), as quais ocorrem nos mais diversos países. Durante essas viagens formam-se grandes amizades com pessoas que compartilham com você o gosto pelo estudo, conhece-se muitos lugares além de claro, poder-se ganhar várias medalhas, que certamente agregarão ao seu currículo. Você verá que as medalhas são muito legais, mas são o de menos no mundo das Olimpíadas.


Abrem portas.

Alguns colégios brasileiros oferecem bolsas que variam de 40% a 100% para alunos premiados em olimpíadas. Nessas competições vocês podem conhecer professores das principais universidades do país, destaques em competições internacionais, diretores de colégios que são destaques no Brasil, entre outros. Já pensou em estudar em Harvard, Oxford, Princeton, MIT, Cambridge etc? As suas chances de ser aceito aumentam muito se você for premiado em uma olimpíada internacional, indo representar o Brasil no exterior, e até mesmo, sendo um dos destaques nas competições brasileiras.


Te diferenciam.

Quantas pessoas você conhece que participam de olimpíadas científicas? Podem até ser muitas, mas com certeza são menos do que a quantidade de pessoas que você conhece que não participam.


Melhoram o seu rendimento escolar.

Estudar para elas é igual se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr uma maratona, uma corrida de 1km não será nenhum desafio para você, e o mesmo acontecerá com as matérias da sala de aula.

Fonte: olimpiadascientificas.com

 

 

NA PRÓXIMA PUBLICAÇÃO FALAREMOS DE ALGUMAS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS! QUAL VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR? QUAL MATÉRIA VOCÊ MAIS GOSTA? DEIXE NOS COMENTÁRIOS!

OBRIGADA PELA VISITA! 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil