Comecei minha instrução primária em Arco-verde, PE aos 7 anos, mas já era alfabetizada, pois logo descobri o valor da leitura muito cedo. Aos 8 anos já fazia a 2a. série quando minha família mudou-se para São Paulo. Cursei a 3a. e 4a. série primárias aqui e iniciei o ginasial que me ajudaram a adquirir bons conhecimentos não só do português como inglês e francês e latim que compunham o currículo de disciplinas e logo percebi minha vocação para o ensino e a facilidade de aprender idiomas.
Terminando o ensino médio (colegial clássico). Em 1970, ingressei na USP em Letras - português e inglê…
Comecei minha instrução primária em Arco-verde, PE aos 7 anos, mas já era alfabetizada, pois logo descobri o valor da leitura muito cedo. Aos 8 anos já fazia a 2a. série quando minha família mudou-se para São Paulo. Cursei a 3a. e 4a. série primárias aqui e iniciei o ginasial que me ajudaram a adquirir bons conhecimentos não só do português como inglês e francês e latim que compunham o currículo de disciplinas e logo percebi minha vocação para o ensino e a facilidade de aprender idiomas.
Terminando o ensino médio (colegial clássico). Em 1970, ingressei na USP em Letras - português e inglês. Além dos dois idiomas optei por fazer um 3º idioma e o escolhi alemão sobre o qual nada sabia. tenho diploma de bacharel e em português, inglês e alemão (1976). Mas tenho licenciatura plena só em português e inglês. Tive professores excelentes que
me deram a base para me tornar auto-didata pois a aprendizagem é um processo contínuo em especial para quem ensina. Até 1979, trabalhei como secretária bilíngue em multinacionais como a IBM e Mercksharp Dohme. Foi só em 1983 que iniciei minha carreira de professora lecionando português em escola pública. Em 1984/85 lecionei inglês para ensino médio na Escola Técnica Carlos de Campos. Em 1987, ingressei na Rede Pública como professora efetiva de inglês, após ter prestado concurso (português e inglês). Ao longo da carreira, fiz várias oficinas de ensino/aprendizagem de português promovidas pela Secretaria da Educação.
O inglês sempre foi meu foco de estudo pois dei aula de inglês oral no CNA onde fiz oficinas de inglês oral e pude ampliar minha habilidade oral que adquiri em empresas multinacionais nativos do idioma. Em 2001, tive uma chance única de fazer um curso de capacitação para professores de inglês patrocinado pelo Governo do Estado e pela Cultura Inglesa. Foram 3 semestres de 4 horas semanais. Um tempo curto mas muito proveitoso, pois pude rever meus conhecimentos, aperfeiçoar as quatro
habilidades do idioma: falar, ler escrever e entender.
A Cultura Inglesa ofereceu um curso preparatório (pago) para que eu prestasse o exame FCE de Cambridge cujo certificado foi outorgado pelo Consulado Britânico em 2002. Em 2004/2005 fiz a continuidade desse curso na PUC no Centro de Linguística Aplicada que foi excelente em termos de metodologia de ensino do dioma inglês (3 semestres). Fiz também um curso online "Interaction" pela CEMP com enfoque na língua oral e na gramática (2005/2006). Porém é claro que a referência da minha língua nativa foi sempre recorrente na minha trajetória profissional.
Em agosto de 2013, fui a Londres e a Bournemouth
onde fiz um curso avançado por duas semanas, in-clusive com preparatório para IELTS, pois pretendo prestar exame de proficiency em 2014.
Fui professora de inglês e português por vinte e cinco anos, tendo me aposentado em agosto de 2009. Contudo eu já trabalhava informalmente dando aulas particulares desde 2004 inglês e português). Tenho longa experiência tanto no ensino do inglês como em português (gramática, redação e literatura).