Você sabe o que é Revisão Crítica?
Por: Clarissa P.
11 de Maio de 2023

Você sabe o que é Revisão Crítica?

Português Aulas Particulares Adultos Profissional Revisão Melhorar a Gramática Online A Distância Ajuda Dúvida Ler e Escrever Revisão Textual Redaçoes Ortografia Gramática da Língua Portuguesa Revisão de textos Gramática Problemas Interpretação de texto Leitura Produção de textos Artigos Redação Técnico Pontuação

Hoje vou falar sobre revisão crítica. Mas, afinal, o que é a revisão crítica?

Bom, antes de falar o que é, preciso dizer que não é a mesma coisa que uma revisão gramatical ou ortográfica. Geralmente, as pessoas buscam revisores que corrijam seus erros quando produzem um texto. Mas, preciso dizer que você só aperfeiçoa se errar, se praticar, se reescrever.

O processo de escrita é assim mesmo. Leva tempo. Para algumas pessoas acontece mais rápido e pra outras, mais devagar… e tá tudo bem. Ninguém é obrigado a escrever como um ninja ou especialista no assunto. Por isso existem os revisores. E pode deixar que neste caso, a Códice manda muito bem.

É claro que a revisão gramatical e ortográfica complementa à revisão crítica, mas ainda assim são coisas levemente distintas. Enquanto a primeira analisa a escrita para corrigir os erros, analisar a coesão e outras questões relacionadas à linguística, a crítica é mais crítica. Por isso o nome.

Mas como assim, a crítica é crítica?

O nome já diz tudo o revisor crítico colabora com o texto no sentido de interpretação analítica, observando se há furos no teor do conteúdo, argumentos, conclusões, além de ser mais profunda e avaliativa. Sobretudo, a revisão crítica é focada em identificar as qualidades e limitações do texto, a fim de checar a relevância e originalidade daquilo que foi escrito. Logo, o trabalho da revisão crítica é complementar aquilo que falta no texto, orientando o autor a se aprofundar naquilo que não está tão claro para o público leitor.

Obviamente, a revisão crítica também não está dissociada da revisão gramatical e ortográfica, mas são sistemas de análises bem diferentes.

Você está com dúvidas se seu texto, livro ou projeto não está transmitindo a ideia que você quer?

Aproveita e fala comigo! 

Posso te ajudar! :)

R$ 80 / h
Clarissa P.
Caxias do Sul / RS
Clarissa P.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Técnico: Especialista Copywriter (Textos Persuasivos) (SBCopy)
Vou te ajudar a escrever bem de maneira leve e dinâmica. Chega de achar que escrita é um bicho de sete cabeças. Venha agora aprender a minha técnica!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil