Desbloqueio da escrita
em 07 de Maio de 2023
Hoje vou falar sobre revisão crítica. Mas, afinal, o que é a revisão crítica?
Bom, antes de falar o que é, preciso dizer que não é a mesma coisa que uma revisão gramatical ou ortográfica. Geralmente, as pessoas buscam revisores que corrijam seus erros quando produzem um texto. Mas, preciso dizer que você só aperfeiçoa se errar, se praticar, se reescrever.
O processo de escrita é assim mesmo. Leva tempo. Para algumas pessoas acontece mais rápido e pra outras, mais devagar… e tá tudo bem. Ninguém é obrigado a escrever como um ninja ou especialista no assunto. Por isso existem os revisores. E pode deixar que neste caso, a Códice manda muito bem.
É claro que a revisão gramatical e ortográfica complementa à revisão crítica, mas ainda assim são coisas levemente distintas. Enquanto a primeira analisa a escrita para corrigir os erros, analisar a coesão e outras questões relacionadas à linguística, a crítica é mais crítica. Por isso o nome.
Mas como assim, a crítica é crítica?
O nome já diz tudo o revisor crítico colabora com o texto no sentido de interpretação analítica, observando se há furos no teor do conteúdo, argumentos, conclusões, além de ser mais profunda e avaliativa. Sobretudo, a revisão crítica é focada em identificar as qualidades e limitações do texto, a fim de checar a relevância e originalidade daquilo que foi escrito. Logo, o trabalho da revisão crítica é complementar aquilo que falta no texto, orientando o autor a se aprofundar naquilo que não está tão claro para o público leitor.
Você está com dúvidas se seu texto, livro ou projeto não está transmitindo a ideia que você quer?
Aproveita e fala comigo!
Posso te ajudar! :)