Técnicas de estamparia: serigrafia
Por: Claudia S.
23 de Abril de 2015

Técnicas de estamparia: serigrafia

Design

As primeiras técnicas para estampar tecidos eram feitas com blocos de madeira, como se fossem os carimbos atuais.
Depois passaram a utilizar rolos de madeira e assim conseguiam fazer uma repetição regular dos desenhos ao longo dos tecidos. Os rolos de madeira foram substituídos por placas de cobre, como as telas de serigrafia atuais. E são estas que veremos a seguir.

As técnicas de serigrafia ou silkscreen são muito antigas e ainda hoje muito usadas. 
Consiste em um quadro com uma tela bem esticada presa à ele. Após escolhido o desenho ou motivo da estampa, é feito um fotolito*.
O fotolito é colocado sobre o quadro e o desenho é transferido para a tela pelo processo de fotosensibilidade. A luz é colocada em direção a tela que recebeu uma emulsão. A parte mais escura do desenho do fotolito bloqueará a passagem de luz, deixando a tela vazada nesta área. E as outras partes ficarão impermeáveis. E pronto, o desenho está gravado na tela! Podem ser feitos diversos quadros, um para cada cor.
A técnica de serigrafia é a passagem da tinta pelas partes vazadas da tela. Utiliza-se um rodo e por pressão a tinta é deslizada várias vezes sobre a tela, como mostra na imagem abaixo.

 
Serigrafia manual  

E além de aplicação em tecido, para estampas corridas ou localizadas, a serigrafia é utilizada em diversos outros materiais. Esta é uma técnica que pode ser usada com tinta bem pastosa ou pouco, dependendo de quanto foi diluída. Se pouco diluída em água ou solvente, podemos observar uma textura da tinta sobre o tecido depois que secar. Se for bem diluída, a tinta entra na trama, deixando o tecido sem o toque da tinta.
No vestuário é importante observar se a preferência é o conforto, a estética, as cores vivas, sobreposição de cores e depois decidir o tipo de tecido e tintas que pode usar com esta técnica.

Estampa com toque (dá pra sentir textura da tinta) Estampa com tinta sem toque


*Fotolito é um película transparente onde é impressa a arte final (geralmente em preto) para ser transferida a chapas, telas, etc.

Por hoje é só, acompanhem as próximas dicas!

Obrigada!

R$ 40 / h
Claudia S.
São Paulo / SP
Claudia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Livre: Tecnologia dos Processos Têxteis (SENAI SP)
Venha estudar Espanhol, Desenho, Arte Digital
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil