Técnicas de estamparia: serigrafia

Design
Técnicas de estamparia: serigrafia
Claudia S.
em 23 de Abril de 2015

As primeiras técnicas para estampar tecidos eram feitas com blocos de madeira, como se fossem os carimbos atuais.
Depois passaram a utilizar rolos de madeira e assim conseguiam fazer uma repetição regular dos desenhos ao longo dos tecidos. Os rolos de madeira foram substituídos por placas de cobre, como as telas de serigrafia atuais. E são estas que veremos a seguir.

As técnicas de serigrafia ou silkscreen são muito antigas e ainda hoje muito usadas. 
Consiste em um quadro com uma tela bem esticada presa à ele. Após escolhido o desenho ou motivo da estampa, é feito um fotolito*.
O fotolito é colocado sobre o quadro e o desenho é transferido para a tela pelo processo de fotosensibilidade. A luz é colocada em direção a tela que recebeu uma emulsão. A parte mais escura do desenho do fotolito bloqueará a passagem de luz, deixando a tela vazada nesta área. E as outras partes ficarão impermeáveis. E pronto, o desenho está gravado na tela! Podem ser feitos diversos quadros, um para cada cor.
A técnica de serigrafia é a passagem da tinta pelas partes vazadas da tela. Utiliza-se um rodo e por pressão a tinta é deslizada várias vezes sobre a tela, como mostra na imagem abaixo.

 
Serigrafia manual  

E além de aplicação em tecido, para estampas corridas ou localizadas, a serigrafia é utilizada em diversos outros materiais. Esta é uma técnica que pode ser usada com tinta bem pastosa ou pouco, dependendo de quanto foi diluída. Se pouco diluída em água ou solvente, podemos observar uma textura da tinta sobre o tecido depois que secar. Se for bem diluída, a tinta entra na trama, deixando o tecido sem o toque da tinta.
No vestuário é importante observar se a preferência é o conforto, a estética, as cores vivas, sobreposição de cores e depois decidir o tipo de tecido e tintas que pode usar com esta técnica.

Estampa com toque (dá pra sentir textura da tinta) Estampa com tinta sem toque


*Fotolito é um película transparente onde é impressa a arte final (geralmente em preto) para ser transferida a chapas, telas, etc.

Por hoje é só, acompanhem as próximas dicas!

Obrigada!

3 horas ministradas
São Paulo / SP
Curso Livre: Tecnologia dos Processos Têxteis (SENAI SP)
Venha estudar Espanhol, Desenho, Arte Digital
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil