Olá meu nome é Paulo. Tenho 37 anos de experiência como docente da área de Computação. Tive a oportunidade de morar na Inglaterra por 4 anos, onde fiz meu Doutoramento em Ciência da Computação.
Tive a oportunidade de lecionar em instituições como PUC/PR, UDESC, Univille, Instituto Superior Tupy (SOCIESC), Bom Jesus/IELUSC e Anhanguera. Atualmente sou Professor/Pesquisador no Instituto Federal Catarinense (IFC). As disciplinas, fundamentalmente eram/são: Algoritmos e Programação, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Desenvolvimento Web e Interface Design.
Ensinar é, para mim, p…
Olá meu nome é Paulo. Tenho 37 anos de experiência como docente da área de Computação. Tive a oportunidade de morar na Inglaterra por 4 anos, onde fiz meu Doutoramento em Ciência da Computação.
Tive a oportunidade de lecionar em instituições como PUC/PR, UDESC, Univille, Instituto Superior Tupy (SOCIESC), Bom Jesus/IELUSC e Anhanguera. Atualmente sou Professor/Pesquisador no Instituto Federal Catarinense (IFC). As disciplinas, fundamentalmente eram/são: Algoritmos e Programação, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Desenvolvimento Web e Interface Design.
Ensinar é, para mim, parte integrante da minha vida. Além disso, considero o ensino como o aspecto-chave da vida acadêmica, também. Por isso, gosto de ensinar porque me permite ajudar os alunos em termos de motivação, processo de aprendizagem, liberdade de descoberta, desenvolvimento de habilidades lógicas e analíticas e melhoria de experiência, por exemplo. Além disso, a atividade de ensino me oferece a capacidade de atuar como um orientador, ou melhor, um treinador para os alunos. Outro aspecto do ensino que gosto muito é o planejamento de novos cursos e seus materiais complementares, como apresentações, trabalhos de casa, tarefas, questionários e projetos.
Quanto à metodologia de ensino, sempre procurei adotar uma que quebrasse o paradigma tradicional da “aula teórica”. Adotei o que chamei de “simulações” a fim de aumentar a participação de meus estudantes, ou seja, trazer o mundo real para dentro da sala de aula, ou melhor, do laboratório. Entretanto, a centelha da empolgação era muito tímida, e eu, por meio da investigação exploratória, buscava encontrar algo diferente.
Em 2020, fiz um curso de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Neste curso, um mundo novo e vibrante se descortinou na minha frente, quando tive a disciplina chamada Projeto de Observação e Intervenção Pedagógico (POIP). Ela me trouxe um complemento para minhas já faladas “simulações”. Em outras palavras, ela transformou algo possível em real. Essas ocorrências do mundo real me levaram a uma das mais autênticas experiências de aprendizagem e que provou exceder minhas expectativas.
Adicionalmente, o Projeto Pedagógico ou Pedagogia de Projetos me trouxe uma nova perspectiva em termos de compreensão do processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, o estudante deixa de memorizar conteúdos prontos repassados pelo professor.
Um dos aspectos relevantes percebidos ao executar este projeto pedagógico foi de ele possibilitar que os estudantes podem personalizar a maneira como pesquisam e como empregam novas informações. Além do mais, esta personalização ajuda na busca de caminhos diferentes visando atender às suas necessidades de aprendizagem.
Caso queira, posso ministrar uma aula "test-drive", sem compromisso, para que você conheça minha metodologia e meu estilo pessoal.
Espero você. Um abraço.
+ Ler mais