Compliance e Gestão de Riscos na saúde suplementar
Por: Cynthia M.
28 de Abril de 2020

Compliance e Gestão de Riscos na saúde suplementar

Administração Compliance Controles Internos Gestão de Riscos
O segmento de saúde suplementar tem me surpreendido positivamente com o movimento que vem demonstrando quanto as exigências de melhores práticas de Compliance e Gestão de Riscos nestes últimos meses. Apesar de alguns segmentos já estarem consolidados com relação a estes quesitos, a saúde suplementar também deixa claro o avanço junto ao mercado neste sentido. 
 
Não obstante foi possível verificar que o objetivo de combater a corrupção assim como práticas que valorizam cada vez mais o ser humano no ambiente profissional caminha para um sucesso arrebatador quando se levantam os temas voltados para valores éticos e morais. Impossível cogitar o endosso do discurso do passado de que é necessário separar vida profissional do pessoal, pois quem “faz acontecer” dentro das grandes corporações são na grande maioria dos processos “seres humanos”. Desta forma, impor uma postura alinhada com os valores da empresa fica inviável, se estes são contraditórios as crenças individuais daquele profissional. Tudo está conectado - deve fazer sentido e com isso, prevalecer o desejo de enquadrar os preceitos, sejam eles vislumbrando resultado ou imagem desejados pela empresa ligados à cultura ética, transparentes e por aí vai.
 
Não existe receita padrão na incorporação desse engajamento para determinado setor quando se fala de implementação de Governança, Gestão de Riscos e Compliance (GRC), a própria Auditoria Interna, assim como as demais atividades que o cercam, porém é perceptível que a eficiência operacional que​ se materializa ao se organizar melhor os processos com olhar criterioso para políticas necessárias, a fim de estabelecer os padrões mínimos necessários de suas atividades. 
 
O arcabouço regulatório vem demonstrando estar em um movimento extremamente enriquecedor quando passou a exigir que fossem avaliados alguns dos riscos inerentes ao setor de saúde suplementar, e os classificou a fim de buscar elevar os padrões de reserva de capital mínimo equilibrando assim a concorrência e garantindo uma melhor padronização para uma avaliação frente ao que se pratica em alguns setores já acostumados a lidar com a Governança, Risco e Compliance - GRC.
 
R$ 50 / h
Cynthia M.
São Paulo / SP
Cynthia M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração - Controles Internos Administração - Instrumentos Normativos Administração - Políticas e Normas Internas
Pós Doutorado: Compliance e Integridade Corporativa (Pontificia Universidade Católica - Minas Gerais)
Professor de Administração, com 18 anos de experiência nas áreas de Governança, Riscos e Compliance além de Auditoria Interna. Teoria e Prática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil