Através do Marketing, trabalhado eficientemente, a empresa pode garantir seu sucesso mercadológico a curto ou médio prazo, uma vez que as estratégias mercadológicas devem estar atreladas às de outras áreas da empresa. Assim, o Planejamento Estratégico deve ter metas e objetivos bem definidos, tendo como base a realidade empresarial em relação ao micro e ao macro ambiente, levando em consideração os recursos disponíveis, forças de mercado, limitações entre outros fatores que possam afetar uma estratégia mercadológica, seguindo o plano SMART, entende-se que essas metas devem ser específicas e possíveis de serem alcançadas dentro de um período de tempo pré-definido.
Conhecendo os objetivos e metas organizacionais, fica bem mais fácil definir um público alvo alinhado aos benefícios que a empresa e seus produtos têm a oferecer ou que já oferece, buscar estratégias para conhecer melhor o comportamento de seus consumidores, usar mais adequadamente dados de pesquisa de satisfação, melhorar a estratégia mercadológica através dos 4 P's, bem como desempenho web e de redes sociais entre outros.
Precisamos desmitificar a ideia de que marketing é apenas propaganda, divulgações agressivas e mais, ele envolve uma série de estratégias e ações eficientes e eficazes para as organizações.